10 Técnicas para Criar Apresentações Eficazes

SOAP Apresentações Profissionais - 12/07/2016

Criar apresentações eficazes requer alguma dedicação e investimento de tempo por parte do apresentador. Mas aplicando as técnicas certas, é possível conseguir ótimos resultados sem grandes esforços. Uma apresentação eficaz é aquela que consegue ajudar o apresentador a captar e reter a atenção da audiência e consegue ajudá-lo à “vender” a ideia/produto/projeto central da apresentação. E não há melhor forma de “vender” uma ideia do que contando uma boa história. Por isso mesmo decidimos compartilhar algumas técnicas que utilizamos aqui na SOAP para criar apresentações eficazes. Mas antes de tudo tenha em mente o seguinte: Tendo em conta os passos que se seguem, o seu primeiro objetivo é reservar na sua agenda o tempo necessário para cumprir todos os passos. Um bom planejamento irá certamente ajudá-lo à conseguir uma apresentação eficaz mais rapidamente.

 

 

PLANEJAMENTO

1 – Conheça a sua Audiência –

Saiba quais são as suas características, o que já sabem do assunto, o que querem saber, qual o problema que pode ajudar a resolver, qual a sua idade…

 

2 – Defina um Objetivo Claro –

A sua apresentação deve ter um objetivo que seja claro  e que seja atingível. O objetivo é em suma, o que quer que a sua audiência faça, pense ou sinta no final da apresentação.

 

3 – Crie um Guia –

Comece apontando os pontos principais dos assuntos que vai, necessariamente, abordar durante a apresentação. Use esta lista como guia para a criação do seu roteiro ou da sua história.

 

 

DESENVOLVIMENTO

4 – Prepare a Criação do Roteiro –

Você está prestes a criar um roteiro que deverá ser baseado em uma história que vá de encontro às expectativas e aspirações da sua audiência. Para criar uma história impactante comece respondendo à seguinte questão: Como é que o que tenho ou como é que o que vou apresentar vai impactar a vida da minha audiência? E lembre-se, os dois ingredientes base da sua história devem ser: argumentos lógicos que apelem à razão e emoção que apele ao sentimento da sua audiência.

 

5 – Crie uma História Impactante –

Uma história impactante divide-se em três atos. Ato I – Serve para despertar o interesse da audiência, expor a ideia principal da apresentação. Deve ser surpreendente ou inquietante captar a atenção da audiência desde os primeiros minutos. Ato II – É o corpo da história, onde é desenvolvida a ideia principal e onde são apresentados os argumentos lógicos. Neste segundo ato é onde deve existir o clímax ou o pico de emoção da história. Ato III – Nesta última fase devemos fechar a história em direção ao objetivo pretendido. É aqui que repetimos a ideia principal da apresentação e esta passa a fazer todo o sentido para a audiência.

 

6 – Crie a Identidade Visual da sua Apresentação –

A identidade visual é o look & feel da sua apresentação. Nesta fase deverá estudar a sua marca e a ideia ou produto que irá apresentar. Escolha 3 ou 4 cores da sua apresentação, 2 ou 3 tipos de fonte que irá utilizar, o tipo de imagens e de elementos gráficos. Lembre-se que todos os elementos devem fazer sentido juntos e devem ajudá-lo a passar a sua mensagem.

 

7 – Faça o Design dos Slides –

Agora passe para o design dos slides. Nesta fase terá que escolher as palavras ou frases que irão constar em cada um dos slides. Evite muitos bullet points ou frases muito longas. Opte por imagens grandes e impactantes e uma ou duas palavras-chave por slide.

 

 

ENSAIO

8 – Treine Muito –

Chegou o momento de treinar e treinar muito. O nervosismo em apresentações vem muitas vezes da falta de preparação do apresentador, por isso dedique uma boa parte do seu tempo a treinar para a sua apresentação. Em frente ao espelho com uma ou duas pessoas da sua confiança.

 

9 – Linguagem Não-Verbal –

Atente-se a sua linguagem não-verbal, pois esta tem um grande impacto na eficácia ou não da sua apresentação.

 

10 –Ultrapasse o Medo de Falar em Público –

Por fim, mesmo tendo todo o trabalho bem feito há pessoas que não conseguem ultrapassar o seu medo de falar em púbico. Apresentações eficazes não são fáceis de conseguir, mas utilizando as técnicas certas verá que conseguirá atingir os seus objetivos. Na sua próxima apresentação comece fazendo um bom plano.

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.