Educação corporativa: capacite a sua equipe em para a melhor comunicação empresarial

Com mais um ano chegando ao fim, agora é o momento perfeito para refletir sobre o ano e se planejar para o próximo.

Treinamento SOAP
17/11/2020
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Com mais um ano chegando ao fim, agora é o momento perfeito para refletir sobre o ano e se planejar para o próximo. Entre suas metas para o novo ano, certamente você incluiu promover a educação corporativa e está pensando em como elaborar o melhor plano de treinamento para a sua equipe desenvolver habilidades de comunicação decisivas.

Estabelecer um plano estratégico é o melhor caminho para escolher as ferramentas adequadas na aplicação da educação corporativa. O primeiro passo para isso é identificar as necessidades da sua empresa.

Depois disso, é possível definir em quais áreas sua empresa investirá, os recursos disponíveis, qual ferramenta utilizará, entre outros aspectos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar a importância e os benefícios da educação corporativa.

A importância da educação corporativa nas empresas

A educação corporativa ainda não é muito valorizada em nosso país. Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2019-2020,  o total de horas de treinamento anual vem caindo. Em 2019, por exemplo, os colaboradores receberam, em média, 15 horas de treinamento em nosso país, representando uma queda de 17% em relação a 2018.

Outro exemplo dessa desvalorização na educação corporativa é que, enquanto as empresas brasileiras investiram, em média, R$ 788 no treinamento de cada colaborador em 2017; esse valor foi de cerca de R$ 746, em 2018; caindo para R$ 652, em 2019.

O setor que mais investiu em treinamento foi o industrial, R$ 754 por colaborador; já o comércio foi o que menos investiu, R$ 357.

Benefícios da educação corporativa

Entre as vantagens que uma equipe bem preparada traz para a organização, podemos destacar:

  • aumento da produtividade;
  • inovação;
  • melhoria do ambiente corporativo;
  • redução da rotatividade de colaboradores.

Dessa forma, a educação corporativa é benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois eles se sentem estimulados e valorizados, com potencial de crescimento profissional.

Importância dos treinamentos para melhoria da comunicação empresarial

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

Você já se pegou perguntando: por que minha equipe deve fazer treinamentos ou cursos para melhorar suas habilidades de comunicação se eles já são capazes de falar uns com os outros?

Saiba que, mesmo as pessoas mais articuladas ou confiantes podem ter problemas em se comunicar de forma eficaz. A maneira que nos comunicamos no trabalho pode sofrer influência de fatores, como nossas emoções, estresse, e vários outros fatores externos.

Então, como o treinamento em comunicação poderá beneficiar sua empresa e sua equipe?

Cada pessoa dentro de uma empresa deve, de alguma maneira, se comunicar com seus colegas. Se não o fizessem, a empresa simplesmente não andaria, certo?

É por isso que boas habilidades de conversação, escrita, leitura e audição são essenciais para trabalhar com eficácia, seja qual for o nível ou cargo que cada um ocupa.

Além de ajudar a melhorar a interação entre os membros da sua equipe, ajudar a entregar mensagens com clareza e compreender outras pessoas, o treinamento em comunicação promove:

  • melhoria das habilidades de escuta;
  • maior senso de empatia;
  • melhoria da habilidade de falar com precisão;
  • melhor relacionamento com os clientes.

Você pode incluir em seu planejamento de educação corporativa treinamentos, como Elevator Pitch, Storyselling, criação de slides funcionais, desenvolvimento da comunicação interpessoal, entre outros.

Cursos que a SOAP oferece

Confira os cursos oferecidos pela SOAP e seus objetivos (como eles podem ajudar a desenvolver as habilidades de comunicação da sua equipe).

Apresentações

  • Desenvolver habilidades de planejamento e criação de histórias para diferentes tipos de apresentação;
  • Tornar a comunicação eficaz;
  • Obter resultados mais consistentes;
  • Obter mais compreensão e engajamento da audiência;
  • Ter mais consciência sobre como uma apresentação pode influenciar e persuadir a audiência.

Elevator Pitch

  • Melhorar o pitch da equipe;
  • Criar discursos rápidos e eficientes;
  • Conquistar a atenção das pessoas em poucos minutos;
  • Tornar a comunicação mais assertiva;
  • Diagnosticar a audiência de forma precisa;
  • Reduzir erros de abordagem.

Storyselling

  • Saber falar e ouvir;
  • Construção do discurso de vendas;
  • Melhorar o processo de vendas;
  • Fazer um discurso vencedor que pode aumentar as chances de vendas bem-sucedidas;
  • Aprender a criar histórias que gerem empatia e criem conexão.

Data Storytelling

  • Entender como usar gráficos para direcionar a audiência à compreensão da sua mensagem;
  • Garantir que esses gráficos sejam claros e compreensíveis;
  • Criar conexão emocional com a audiência por meio de gráficos e números;
  • Valorizar as principais informações em uma apresentação;
  • Conduzir a audiência ao seu objetivo.

Formação de Facilitadores

  • Desenvolver habilidades de facilitação e planejamento de treinamentos empresariais que causem impacto direto nos resultados do negócio.
  • Planejar e implantar soluções de aprendizagem;
  • Preparação física, emocional e logística;
  • Aplicar métodos de aprendizagem.

Visual

  • Reunir teoria e prática para desenvolver olhar crítico, estilo e um mindset mais produtivo;
  • Conhecer conceitos visuais de apresentações;
  • Escolher corretamente formas, fontes e cores a serem usadas nos slides;
  • Ter senso estético para animações;
  • Transformar excesso de conteúdo, tabelas e gráficos em mensagens claras, focadas e didáticas.

Slides

  • Aprender a colocar em prática todos os recursos do PowerPoint* (recursos básicos e avançados);
  • Como tratar imagens direto no programa, usar os principais atalhos, fazer animações e transições;
  • Otimizar a produção de slides;
  • Criar slides profissionais com uso consciente e estratégico dos conceitos apresentados.

Apresentador

  • Ter uma comunicação com propósito;
  • Gerar o impacto desejado na audiência por meio de uma performance comunicativa eficaz (influência positiva);
  • Descobrir “marca pessoal”;
  • Tornar-se um comunicador mais seguro e assertivo;
  • Usar as técnicas da comunicação verbal e não verbal para melhorar a performance em uma apresentação;

Confiança

  • Aprender a gerenciar as emoções diante situações difíceis;
  • Compreender as emoções que causam o medo de falar em público;
  • Utilizar técnicas para aumentar a autoconfiança e a credibilidade ao se comunicar;
  • Compreender os processos mentais e como utilizá-los.

Comunicação interpessoal

  • Conhecer ferramentas e estratégias para conversar de forma assertiva com cada um dos 4 perfis comunicativos.
  • Conhecer qual é o seu perfil de comunicador, para ser assertivo na comunicação e para promover um relacionamento interpessoal saudável e produtivo.
  • Desenvolver a escuta ativa e a empatia.
  • Conformidade entre conteúdo e linguagem.
  • Dar e receber feedback.

A SOAP já treinou mais de 61 mil pessoas e atende 65 das 100 maiores empresas do país, entre elas Google, Correios, Banco Itaú e Bradesco, atuando como consultoria em apresentações e treinamentos para que você e sua equipe criem apresentações criativas e estratégicas em qualquer lugar.

Com os treinamentos da SOAP, sua equipe estará capacitada para conduzir reuniões importantes, se comunicar de forma efetiva no dia a dia da empresa e se destacar em apresentações profissionais. Resumindo, nosso time de ensina sua equipe a realizar apresentações estratégicas para momentos decisivas.

Agora que você compreendeu a importância da educação corporativa, que tal levar os treinamentos da SOAP para sua empresa?

Converse com nosso time para elaborar o melhor plano de treinamento e desenvolvimento para a sua equipe. Temos trilhas de aprendizagem flexíveis, moldadas de acordo com o seu budget e as necessidades dos seus colaboradores.



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