BLOG MOMENTOS DECISIVOS


TEDx mostra como será o profissional do futuro

SOAP Apresentações Profissionais
1.706 views
SOAP TEDx mostra como será o profissional do futuro

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as dez habilidades essenciais do futuro serão, sem exceção, comportamentais:

 

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Coordenação
  6. Inteligência emocional
  7. Poder de decisão
  8. Orientação de serviços
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

 

O conhecimento técnico ainda é e seguirá sendo muito importante. Mas decorar fórmulas e nomenclaturas muito em breve não fará mais sentido num mundo onde um clique bastará para obter informações. No mercado de trabalho do futuro, a velocidade da mudança será tão rápida que o prazo de validade para as habilidades técnicas será curto. Por isso, a aposta para o desenvolvimento profissional deve ser em características mais comportamentais, que serão sempre necessárias.

 

Sendo assim, como podemos nos preparar para essa realidade? Michelle Schneider, executiva de negócios do Google, apontou um caminho durante sua apresentação “O Profissional do Futuro”, feita no TEDx Faap. Segundo ela, em tempos de inteligência artificial e robôs invadindo os espaços corporativos, o ser humano precisa começar a olhar para dentro. “Em 2045, um único computador vai ser mais inteligente do que toda a humanidade junta. Porém, não há nenhum indício de que esse computador será consciente, ou seja, terá sentimento”, afirma a executiva em sua apresentação.

O mercado pós ruptura tecnológica

Um estudo da universidade de Oxford aponta que 47% dos empregos devem desaparecer nos próximos 20 anos. E se engana quem pensa que estamos apenas falando de motoristas, corretores ou operadores de telemarketing. Os cargos de advogados e padres também estão “ameaçados”. Um aplicativo de confissão já foi aprovado no Vaticano e deve facilitar a vida dos pecadores. Sem contar os diversos recursos e processos judiciais que hoje já podem ser resolvidos online.

 

Ao mesmo tempo que várias funções desaparecerão, outras serão criadas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% dos jovens que estão atualmente no ensino médio trabalharão em profissões que ainda nem existem. Agora, como se preparar para o mercado tão incerto?

A preparação para o desconhecido

Michelle, que já visitou muitas universidades e escolas no Vale do Silício, conta que as maiores instituições do mundo estão focando no desenvolvimento de soft skills para preparar os jovens para o mercado de trabalho do futuro. As habilidades necessárias para um grande profissional não terão nada a ver com a questão técnica, mas sim com as comportamentais, que os robôs não estão nem perto de conquistar. “Segundo o escritor Alvin Tofler, o analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler ou escrever, mas sim aquele que não souber aprender, desaprender e reaprender.”

 

Segundo a executiva do Google, o melhor profissional será aquele que compreender que a inteligência pode ser desenvolvida por qualquer software, mas que a consciência de sentir e olhar para dentro é o que irá diferenciar os humanos dos robôs. Aquele que entender que o segredo está em somar hard e soft skills será não apenas o profissional, mas o ser humano do futuro.