Comunicação assertiva: saiba se comunicar com colaboradores

SOAP Apresentações Profissionais - 23/02/2021

Você sabia que a comunicação assertiva está entre as principais soft skills mais valorizadas pelo mercado? De acordo com dados da McKinsey, os profissionais de RH sentem dificuldade de encontrar talentos com capacidade de resolver problemas, de negociar em cenários complexos e de se comunicar –– que são, basicamente, alguns dos pilares dessa habilidade que mencionamos.

Essa relevância fica ainda mais evidente quando vemos que 60% dos problemas em uma empresa acontecem por falta de comunicação. É por isso que os líderes que desejam reconhecimento e destaque no mercado devem priorizar essa competência para os próximos anos.

Para que você conquiste seus objetivos com uma comunicação assertiva, acompanhe este conteúdo. Falamos sobre o significado, as vantagens de investir nessa ideia e, sobretudo, como adotá-la em seu dia a dia profissional — já adiantamos que ela é essencial para líderes, que precisam gerir equipes!

O que é ter uma comunicação assertiva?

Pessoas em volta de uma mesa de trabalho, usando a comunicação assertivaSer assertivo é usar a clareza, a objetividade e a calma para expor um posicionamento ou transmitir uma mensagem. Não tem a ver com estar certo, mas com ser firme nessa comunicação interpessoal, sem provocar qualquer constrangimento à pessoa com quem se fala.

Então, podemos dizer que uma comunicação assertiva é aquela em que não há rodeios nem falta de confiança para falar. A pessoa tem um objetivo e segue com ele para fazer seu discurso, apresentação ou até mesmo em um simples diálogo na empresa. Aqui, também não dá espaço para interpretações diferentes ou ruídos na fala.

Diferenças entre comunicação assertiva, agressiva e passiva

Vale destacar que a comunicação assertiva é firme, mas de modo algum é agressiva –– por mais que algumas pessoas acreditem que essas características estejam intimamente ligadas. É preciso empregar uma dose de empatia para não somente falar, mas criar um canal de diálogo, em que a escuta ativa também mostra sua importância.

Na comunicação assertiva não há espaço para julgamentos infundados, imposições ou análises com objetivo de desqualificar ou diminuir alguém. Conflitos e tensões, comuns a pessoas agressivas, também passam longe da assertividade.

Por outro lado, a comunicação passiva se diferencia da assertiva pela forma de tomar decisões. Enquanto a primeira cede para evitar conflitos, a segunda mantém suas ideias e convicções –– não diz “sim” quando gostaria de negar alguma ajuda ou solicitação, por exemplo.

Exemplos de comunicação assertiva para líderes

Todo bom líder tem uma grande responsabilidade como parte de seu escopo de trabalho: a delegação de tarefas. Distribuir o que cada colaborador deve fazer é a parte simples desse processo. Difícil mesmo é saber como cobrar os profissionais, seja em termos de entrega, seja quanto à qualidade.

Um líder que adota a comunicação assertiva explica a importância de cumprir prazos e seguir as diretrizes do projeto para evitar refações e outros problemas. Ou seja, ele não coloca essas regras como se fossem benéficas somente para seu cargo, mas para o próprio colaborador também.

Nesse mesmo cenário, um líder assertivo conhece o perfil dos profissionais da equipe, bem como seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira, consegue distribuir as tarefas de acordo com a expertise de cada um –– o que aumenta a produtividade de todos. Um gestor com comunicação agressiva, pelo contrário, exigiria a excelência em diversas áreas sem se preocupar com o colaborador.

Um último exemplo, mas talvez o mais emblemático, a comunicação assertiva para líderes é o tratamento com feedbacks. Dizer que o trabalho é horrível, diminuir o colaborador e colocá-lo como incapaz é algo totalmente contraprodutivo. Vale incentivar o aprendizado contínuo desse profissional e oferecer assistência no que for necessário.

Quais são as vantagens de ter uma comunicação assertiva?

Pense em seu papel como líder. Diferentemente de um chefe, responsável por dar ordens e cobrar resultados a todo instante, a ideia é direcionar os esforços de cada colaborador e organizar as entregas. O objetivo com isso é melhorar as entregas tanto para a empresa quanto para os clientes envolvidos (internos ou externos).

Quando um líder sabe se comunicar com sua equipe, não dá margem a erros ou interpretações equivocadas. Ele entende que cada um tem seus limites e consegue abraçar determinada quantidade de tarefas sem se sobrecarregar. Entre as primeiras vantagens da comunicação assertiva está a satisfação desses profissionais, que respeitam mais o superior.

Também podemos citar novamente o aumento da produtividade dos times, que se sentem mais seguros para tomar decisões em prol de melhores resultados. O alinhamento de expectativas é essencial para evitar frustrações de qualquer parte. Além disso, ainda é possível negociar condições e chegar a acordos benéficos para todos os envolvidos.

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

Vimos até aqui que a comunicação assertiva é um dos diferenciais de equipes unidas e produtivas. Então, nada melhor do que investir nessa ideia para alcançar tais benefícios, certo? A partir de agora, confira alguns passos essenciais para uma atuação com assertividade.

Seja empático

A postura e imagem profissional de um líder assertivo depende muito da empatia. Com isso em mente, ele consegue colocar em prática os exemplos que mostramos neste conteúdo –– de dar feedbacks construtivos, negociar tendo em vista as expertises de cada talento e saber cobrar entregas sem agressividade.

Ouça com atenção

Como vimos, tão importante quanto saber falar é ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Por não haver imposições e autoritarismo, vale considerar opiniões distintas nas tomadas de decisão –– até mesmo para reforçar as suas convicções, em alguns casos. Ser justo também faz parte de uma comunicação assertiva.

Tenha atenção à linguagem

A linguagem vai muito além da escolha das palavras. Ela envolve também o tom de voz utilizado e a postura corporal, em especial diante de diálogos presenciais. Todos esses aspectos devem ser observados de perto para dar mais clareza e objetividade a seus discursos.

Seja inteligente emocionalmente

A inteligência emocional também é uma das habilidades do futuro. Quando você trabalha as suas emoções nos diálogos, não passa uma impressão errada às pessoas, tem controle sobre a situação e não permite que ruídos interfiram nessa comunicação.

Busque conhecimento

Por fim, nada melhor para desenvolver a comunicação assertiva do que reforçando o seu repertório de conhecimentos. Existem excelentes cursos no mercado que oferecem uma nova visão e abordagens diferentes para você aprimorar sua fala. É possível aprender na prática como utilizar essas técnicas e aplicá-las em sua rotina profissional.

Não restam dúvidas de que a comunicação assertiva deve fazer parte do perfil de todo bom líder, certo? Agora que você conhece as principais formas de desenvolver essa habilidade, coloque como prioridade em sua trajetória profissional. Não só a sua carreira verá as vantagens desse investimento, mas a de seus liderados também.

Sabendo que um líder deve motivar seus colaboradores, que tal saber mais sobre a educação corporativa e como ela pode transformar os resultados de um negócio?

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