Como tornar os programas internos da sua empresa mais eficientes

SOAP Apresentações Profissionais - 20/06/2018

Assim como apresentações, treinamentos internos são atividades corriqueiras em qualquer empresa. Mais do que rotina, elas estão em crescimento: em 2017, segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, os investimentos no setor de formação tiveram um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

O problema é que, muitas vezes, esse investimento em treinamento é feito no escuro. Não é fácil monitorar se os funcionários retiveram ou aprenderam o conteúdo.

No mercado, existem empresas especializadas em diagnosticar os efeitos de treinamentos corporativos. Também é possível enxergar nos resultados financeiros possíveis mudanças proporcionadas por programas de formação. Esse tipo de levantamento, no entanto, quase nunca chega a conclusões precisas. Até porque qualquer análise que envolva o ser humano nunca será uma ciência exata.

Por outro lado, existem algumas técnicas que podem contribuir para que os cursos internos sejam mais eficientes. Separamos algumas dicas para que o treinamento da sua empresa também atinja o estado da arte:

 

O foco do treinamento é a necessidade do público

Durante a preparação de um treinamento, é comum que seu roteiro se baseie em tudo aquilo que você deseja comunicar; mas nem sempre esse será o conteúdo necessário. O ideal é que se ensine o que os alunos precisam saber, o que pode ser identificado a partir do desenho do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).

A pesquisa ajuda a definir pontos críticos que devem ser trabalhados. Essa seleção de conteúdo facilita o aprendizado, pois estará de acordo com o interesse do público e levará em consideração qual é o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Isso é fundamental para o processo de aprendizagem e retenção.

 

Linguagem e narrativa

Todo assunto a ser tratado em um treinamento precisa ser transmitido em uma linguagem que atenda às necessidades do público. Caso contrário, conquistar a atenção e o entendimento das pessoas será impossível.

É essencial considerar os diferentes níveis e dificuldades de aprendizagem dos treinandos, assim como refletir de que maneiras você pode envolver todos os participantes. Por isso, use a seu favor diferentes canais de comunicação – como o PowerPoint ou outros métodos visuais.

Facilitar o aprendizado

Ensinar algo não é simplesmente repassar um conteúdo, mas criar uma experiência de aprendizagem com ele. Por isso, é preciso ter propriedade para abordar o assunto em questão.

Nenhuma turma é igual à outra e as perguntas nunca serão as mesmas. Vem daí a importância de adaptar a transmissão de conteúdo a diferentes formatos.

 

O processo de aprendizagem vai além da sala de aula

Usar situações práticas ajuda muito a transmitir conhecimento. A maneira mais eficiente de envolver um participante nos treinamentos é mostrar que o que foi ensinado pode ser aplicado na vida real, por meio de dinâmicas e jogos.

Além de fazer com que o aluno reconheça o valor do que foi aprendido, colocar o conteúdo em prática também desafia as pessoas. Sentir-se desafiado ajuda no processo de retenção da mensagem, preparando as pessoas para aplicarem os novos conhecimentos em situações cotidianas.

 

É preciso ter movimento

Treinamentos monótonos são um convite ao tédio e à distração. Por isso, use músicas, vídeos, dinâmicas e outros recursos técnicos para reforçar o conteúdo ensinado e manter a atenção da audiência. Tire proveito de conhecimentos que os participantes já possuem, pedindo para que eles compartilhem suas opiniões e experiências com o tema. Gerar essa interação motiva as pessoas a ficarem atentas, além de tornar o aprendizado mais atraente do que qualquer distração externa.

 

Seguindo essas dicas, seus treinamentos internos se tornarão cada vez melhores e mais interessantes para seus funcionários. No e-book 5 pecados capitais da facilitação de aprendizagem contamos mais alguns detalhes que ajudarão na preparação de sua aula.

 

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