BLOG MOMENTOS DECISIVOS


7 dicas dos nossos diretores de arte para criar uma apresentação com visual impactante

SOAP Comunicação Corporativa
1.473 views

O apoio visual de uma apresentação – ou os famosos slides – são uma ferramenta importante para prender a atenção do público e explicar conceitos complexos de maneira gráfica.

Para te ajudar a estruturar um visual no estado da arte, do jeito que a SOAP faz, reunimos as dicas dos maiores especialistas no assunto que conhecemos: nossos diretores de arte! Eles são os responsáveis por criar as identidades visuais e coordenar todas as apresentações dos nossos clientes e toparam compartilhar seu conhecimento aqui no blog.

Confira sete passos valiosos para criar slides mais interessantes e atraentes, e uma apresentação ainda mais convincente.

 

Elabore um bom roteiro

Se você acreditava que viria aqui apenas para ter dicas de visual, enganou-se. Para que um visual seja de fato impactante, ele precisa estar vinculado a um bom roteiro.

Porque o roteiro e o visual andam juntos e precisam estar em sintonia. Um roteiro bem construído permite visualizar os principais assuntos abordados e o foco. Com isso em mãos, fica mais fácil criar slides que complementem e ilustrem a fala – e não repitam o apresentador. Além disso, o roteiro bem definido enxuga os excessos – principalmente na quantidade de textos.

 

Defina uma identidade visual

Criar uma identidade visual é fundamental, seja para um produto, um evento ou uma marca. Assim como explicamos neste texto, a escolha das cores, das fontes, das formas e dos símbolos são meios de fazer com que o público reconheça o seu negócio, além de dar unidade à apresentação.

Uma identidade também é capaz de transmitir os valores e a essência do seu projeto. A boa notícia é que basta ter esse trabalho uma vez. Depois, você pode repetir o padrão em outras apresentações – desde que o objetivo, o contexto e o perfil da audiência sejam os mesmos.

Por exemplo: se uma pessoa de uma empresa de T.I. fizer uma apresentação em uma convenção de vendas para falar sobre estratégia, a identidade visual deve ser mais impactante, usar metáforas e ter efeitos de animação que atraiam e conectem a audiência. Já se essa mesma apresentação for feita para a diretoria, ela precisa ter uma identidade visual mais séria.

 

Divida o conteúdo em etapas

Nunca é demais repetir: uma boa apresentação visual é aquela que não tem muito texto e/ou imagens no mesmo slide. Além de poluir o material, o excesso pode ter o efeito contrário de um bom slide: atrapalhar, em vez de ajudar, a compreensão. Prefira sempre dividir as projeções mais ‘carregadas’ em dois ou três slides. Assim, o material ficará mais esclarecedor e não vai bagunçar a cabeça do seu interlocutor. Imagine que horror alguém que deixa de acompanhar sua linha de raciocínio porque está tentando entender aquela letra miúda ou ler os 15 bullet points que você selecionou?

Uma dica: separe o conteúdo da sua apresentação por mensagens e use ferramentas como o ‘clique’ (efeito que faz uma imagem ou texto aparecer no slide). Isso ajuda a tornar a apresentação mais dinâmica e visualmente agradável.

 

Use contrastes

O contraste (de cores, tamanhos e formas) é uma excelente ferramenta para tornar uma apresentação mais interessante e chamar a atenção do público. Assim como explicamos neste artigo sobre dicas de design, a técnica pode ser aplicada de diferentes maneiras. Por isso, não tenha medo de ousar. Você pode criar tamanhos e fontes diferentes para os textos, trabalhar com informações dispostas em cores variadas, e até variar as dimensões das imagens. Com isso, as chances de que o leitor fixe o olhar exatamente na informação que você deseja são bem maiores.

 

Escolha as imagens com cuidado

A escolha de determinadas imagens e tonalidades para a sua apresentação visual faz toda a diferença. Aqui, vale lembrar da psicologia das cores: cada tonalidade causa uma sensação diferente nas pessoas. Calma, tensão e até mesmo fome podem ser despertadas pela cor. Por isso, é preciso encontrar figuras com tons que se relacionem com o assunto a ser tratado.

Também é preciso estar sempre atento para selecionar imagens que façam sentido para o tema proposto. Evite escolher imagens antigas ou de baixa qualidade, e tente sempre manter um padrão. Não misture fotos, desenhos ou outros tipos de ilustração em uma mesma apresentação.

 

Diagramando

A disposição dos objetos dentro do slide expressa organização e clareza (ou o contrário). Assim, ao diagramar sua apresentação, use e abuse de ferramentas como contraste, cuide do alinhamento e do respiro do texto. Organize o conteúdo de forma que fique agradável, mas também expressivo.

Diferentes modelos de diagramação podem ser encontrados nas páginas de jornais e revistas. Assim, caso esteja sem ideias para construir a sua apresentação, é só procurar pelo exemplar mais próximo.

 

Busque referências

Para assimilar tantas dicas, buscar exemplos é sempre uma ótima ideia. Na área de downloads do nosso site você pode encontrar nossos e-books, construídos pela mesma equipe que compartilhou essas dicas.

 

Mas, se ainda assim você estiver precisando de uma mãozinha, saiba que estamos aqui para ajudar. Os cursos SOAP Visual e SOAP Slides são especializados na comunicação visual e construção de PowerPoint, e ajudarão você a elevar suas apresentações cada vez mais ao estado da arte.