Uma apresentação bem-feita pode aumentar suas chances de ser promovido

Pense na última apresentação profissional que você fez para seu chefe.

Treinamento SOAP
27/04/2017
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Pense na última apresentação profissional que você fez para seu chefe. Você esperava impressioná-lo e, talvez, até ganhar alguns pontos para ser promovido. Na hora H, porém, suas pernas tremeram, suou frio e começou a gaguejar. Identificou-se com a situação?

Então, é provável que você precise prestar atenção em dois pontos: preparo técnico e habilidade de comunicação. Confira dicas para mostrar aos seus gestores sua confiança e domínio do assunto com uma apresentação bem-feita!

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".

Dicas para fazer uma apresentação bem-feita

Um roteiro estruturado mostra organização de raciocínio e compreensão do assunto

O roteiro é a base de uma apresentação bem-feita e memorável. Além de guiar o apresentador, ideias ordenadas mostram organização de raciocínio e domínio sobre o assunto.

Além disso, se seu chefe perceber que você se atenta às angústias da empresa, saberá que está com os radares ligados e interessado em resolver os problemas da companhia. Uma opção é mostrar ideias inovadoras e viáveis alinhadas às dificuldades da empresa e às áreas que precisam aumentar seu faturamento.

Para estruturar um bom roteiro, empatia é primordial. Quando conversar com outros funcionários, independentemente de ir ou não com a cara dele, respeite sua opinião e busque se colocar em seu lugar. Isso faz com que você perceba que, muitas vezes, o que não é relevante para sua área pode ser importante em outra. Seu leque argumentativo se ampliará e, consequentemente, a tendência é que seu roteiro seja mais bem-estruturado.

Recomendamos que o apresentador tenha uma escuta ativa aos anseios, às conversas de corredor e às sugestões da equipe. Ao se preparar tecnicamente e construir argumentos a partir das necessidades reais da empresa, você provavelmente se sentirá mais confiante no momento da apresentação.

Sua postura demonstra seu potencial para enfrentar desafios maiores

Mesmo sem falar nada, estamos nos comunicando. Nossa postura, gestos e expressão facial são significativos na hora de passar credibilidade.

Ficar com as costas curvadas e uma expressão séria pode transparecer insegurança ou vontade de estar em qualquer lugar, menos ali. Estar à vontade para expor desafios e apresentar soluções, dialogando de maneira respeitosa com os gestores, provavelmente é um pré-requisito para ser colocado em uma nova posição.

Treine sua fala em frente ao espelho para garantir que você não parece nem desleixado ou duro demais quando apresenta. Você também pode pedir ajuda a parentes ou amigos próximos.

O cuidado com os detalhes mostra profissionalismo

Se o apresentador não souber se comunicar, será dificilmente visto pelo chefe como preparado para lidar com grandes desafios. No entanto, o PowerPoint — ou qualquer outra ferramenta utilizada em apresentações — pode causar mais emoção na audiência e enriquecer relatos.

Além disso, apresentar um material bem-feito demonstra profissionalismo e empenho, pontos positivos para quem quer elevar sua posição na empresa.

Em apresentações financeiras, por exemplo, utilizar gráficos e tabelas de modo a apresentar dados transmite veracidade. Utilizar recursos metafóricos, como a imagem de um camaleão para falar sobre mudanças, é uma alternativa que visa trazer reflexão e facilitar o entendimento do assunto.

Para ser promovido, uma apresentação bem-feita memorável é essencial. Seguindo nossas dicas na hora da apresentação, será fácil agradar ao chefe e se destacar entre seus pares.

Quer aprofundar o conhecimento no assunto? Participe dos nossos cursos de educação corporativa em comunicação!



Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França