Treinamentos e apresentações profissionais: tudo a ver

A SOAP é uma empresa que se propõe a criar apresentações no estado da arte.

Treinamento SOAP
03/05/2018
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

A SOAP é uma empresa que se propõe a criar apresentações no estado da arte. Mas, neste post, vamos falar sobre treinamentos e seus benefícios. Podem parecer trabalhos distantes à primeira vista, mas estruturar uma apresentação e um treinamento são tarefas parecidas.

A primeira característica em comum é a necessidade de comunicar uma mensagem que seja retida pela audiência. Seja numa apresentação ou num treinamento, se o conteúdo entrar por um ouvido e sair pelo outro, a missão não será cumprida.

Ao apresentar um novo projeto para uma equipe, por exemplo, é necessário dizer com clareza qual o objetivo do trabalho a ser realizado e qual será a função de cada um para que a ideia seja concretizada. Em um treinamento, a dinâmica é a mesma.

A audiência precisa reter a mensagem para aplicar o conhecimento que está sendo transmitido naquela “aula”. Se o assunto é “como dar feedback”, os participantes do treinamento precisam sair de lá compreendendo o conceito e sabendo quais ferramentas serão úteis para colocá-lo em prática.

A segunda característica é a preparação do apresentador ou do responsável pelo treinamento. Essa pessoa deve ser bem treinada para o momento decisivo, tanto técnica quanto emocionalmente.

A parte técnica é a familiaridade com o conteúdo, a segurança com a mensagem que precisa ser transmitida. A parte emocional garante a serenidade na hora de apresentar o conhecimento e evita ansiedade caso a turma seja mais agitada ou mais questionadora do que a média.

Por fim, assim como se cria o roteiro de uma apresentação, também é preciso definir um plano de aula.

Facilitadores dentro das empresas

Enquanto nas apresentações usamos sempre a figura do apresentador, no caso dos treinamentos surge o facilitador. É a pessoa que domina tecnicamente um assunto e que pode ensiná-lo a outros profissionais. É quem engaja, ensina, dá orientações, contribui para o desenvolvimento e facilita por meio dos treinamentos.

A empresa vai adotar uma nova metodologia ou ferramenta? O facilitador é quem pode trazer as orientações para a equipe.

A cultura organizacional vai passar por uma ampla reformulação? Conte com o facilitador para transmitir as novas práticas e valores. Ele se coloca a serviço da equipe para que os projetos sejam concluídos, e os resultados, alcançados. Torna-se o “dono” da educação corporativa em uma companhia.

Porém, assim como acontece nas apresentações, por melhor que seja o conhecimento técnico de um profissional, ele pode ser péssimo na “hora do show”. Sabe aquele professor da escola que conhecia tudo sobre uma disciplina, mas dava aulas que mais pareciam soníferos coletivo? Pois é. Para se tornar um bom facilitador, não adianta saber o conteúdo sem estar treinado para transmiti-lo.

Pensando nisso, a SOAP criou o curso Formação de Facilitadores. Nele, aplicamos a metodologia de construção de apresentações profissionais ao treinamento de instrutores e multiplicadores dentro de empresas.

Além da preparação técnica, emocional e de plano de aula, o curso apresenta métodos para transmissão de conhecimento que permitem ao facilitador engajar diferentes perfis, como gamificação, improvisação, oficinas de criatividade e dinâmicas coletivas.

Se a sua empresa precisa de gente capaz de espalhar internamente conceitos e valores, não deixe de nos procurar. Clique aqui para conhecer melhor esse novo curso ou mande um e-mail para [email protected].

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais

Posts Relacionados

Por que o BBB pode ser uma aula de comunicação e oratória?

Treinamento
15/04/2024
leia agora

O que é e como desenvolver a comunicação interpessoal?

Treinamento
22/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França