BLOG MOMENTOS DECISIVOS


A SOAP confia que você possa vencer seus momentos decisivos”

SOAP Apresentações Profissionais
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Independentemente do setor de atuação, a cada ano que passa – e principalmente neste ano de crise – as empresas enfrentam cada vez mais desafios. O cenário econômico está cada vez mais instável, a concorrência está cada vez mais acirrada, os custos operacionais são cada vez maiores, as margens estão cada vez menores.

 

E, para tornar o cenário ainda mais difícil, os desafios conjunturais geram mais desafios. Ou seja, hoje há menos oportunidades de negócios do que ontem. Sua empresa participa de menos eventos, é menos chamada para concorrências, promove menos convenções com funcionários e eventos de relacionamento. Em contrapartida, as metas só crescem. É preciso ser cada vez mais produtivo, exigir cada vez mais do time, vender cada vez mais, fazer cada vez mais negócios, destacar cada vez mais a sua Marca. Mas hoje o telefone toca menos.

 

Neste cenário, o marketing e a comunicação se tornam cada vez mais estratégicos. Grandes aliados dos negócios. Fundamentais para comunicar os seus valores e diferenciais não somente a clientes, prospects e funcionários, mas a todos os stakeholders.

 

Eis que surgem novos desafios. Vivemos a guerra de atenção. As pessoas são bombardeadas por informações 24 horas por dia, em diferentes canais, de diferentes formas. Ou seja, está cada vez mais difícil atrair atenção e engajar os seus stakeholders. Inúmeras são as ferramentas…

 

    • Televisão, Rádio, Jornais e Revistas
    • Ações promocionais e de relacionamento, eventos, convenções
    • Seu Site ou Blog, Portais, Facebook, LinkedIn, Twitter, AdWords

 

Vence quem conseguir contar a melhor história da sua Marca, produto, serviço.

 

Sim, história! Afinal, no meio da guerra da atenção, como já vimos aqui, uma boa história é a única arma que consegue roubar a atenção, atrair e engajar uma determinada audiência. Mas histórias não são somente aquelas do cinema, dos livros, das novelas, da ficção. Histórias também podem ser mensagens corporativas que, quando bem construídas, geram identificação e atraem a atenção da audiência, dos stakeholders, como uma boa propaganda na TV que você nunca mais se esqueceu.

 

Desta forma: em quais destas ferramentas citadas acima você investiria para comunicar a sua Marca, produto, serviço, projeto? Quais seriam mais eficientes para contar a sua história, atrair a atenção e engajar os seus stakeholders? E ainda: quais ferramentais priorizar se o seu budget de marketing e comunicação está cada vez mais reduzido?

 

A escolha é sua. Mas, independentemente das suas escolhas, há uma ferramenta muito poderosa que a SOAP recomenda você não abrir mão em hipótese nenhuma.

 

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Isto porque, diante do cenário traçado acima, um cenário na qual as oportunidades de negócios ou relacionamento com stakeholders estão reduzidas, cada vez mais os executivos das empresas – todos aqueles que estão em contato com os diferentes stakeholders – precisam estar preparados e seguros para “vender” sua empresa e aproveitar as poucas oportunidades que surgem pela frente.

 

Mais do que isso, para vencer a guerra da atenção e engajamento, precisam estar preparados para melhor contar a história que sua empresa quer transmitir a seus stakeholders nos mais diferentes momentos estratégicos e desafiadores, os chamados “momentos decisivos”, como…

 

    • Prospecção de novo cliente
    • Aprovação de budget com o conselho
    • Road show com investidores
    • Venda de projeto para área parceira
    • Mudança de cultura do time
    • Demonstração de resultados
    • Workshops ou convenções com funcionários
    • Audiências com governo e entidades públicas
    • Palestras em eventos do setor
    • Coletivas com a imprensa

 

Em todos estes “momentos decisivos” você precisa fazer uma apresentação. Não ir bem significa não ir adiante, não vencer a batalha e comprometer a guerra.

 

Portanto, você e os executivos da sua empresa são a nova mídia. Vivemos a era da “propaganda ao vivo”! Uma mídia que, diferentemente da maioria das outras, não exige um investimento semanal, mensal. Mas sim um investimento único, porém perene, com resultados recorrentes.

 

E, como toda boa propaganda, a primeira impressão é a que fica. E, quando você ou os demais executivos da sua empresa são a mídia, há alguns caminhos a seguir, com resultados diferentes. Você pode acerta no alvo, no coração da sua audiência, e aumenta suas chances de sucesso diante seus objetivos! Você pode não atrair a atenção e não engajar a sua audiência, desperdiçando uma oportunidade preciosa. Ou, o pior: ter um péssimo desempenho, fazer uma antipropaganda e fazer sua audiência fechar as portas para você pra sempre!

 

Desta forma, quando você é a mídia, não é somente você que está em jogo. A Marca e a reputação da sua empresa é quem estão em jogo!!

 

Algumas perguntas que ficam são…

 

    • Você e os executivos da sua empresa estão plenamente preparados para melhor aproveitar todas as poucas e boas oportunidades que surgirem pela frente?
    • Há entre funcionários e direção um discurso alinhado e que realmente valorize os atributos da sua empresa através de uma história que engaje as diferentes audiências ou cada um adota um discurso diferente?
    • Existe um material profissional, como uma apresentação ou um vídeo, para ajuda-los a reforçar e defender a reputação da sua Marca?
    • Todos estão preparados para falar e performar em público e assim realmente engajar a audiência, principalmente clientes e prospects?
    • Nos eventos internos os recados da presidência e direção são realmente absorvidos pelos funcionários?

 

A pergunta final que fica é: como você tem se preparado para os seus “momentos decisivos”? Prepare-se para esta guerra, na qual exige se preparar – e muito – para vencer inúmeras batalhas por dia.

 

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixadosaqui.

Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

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