A SOAP confia que você possa dar um show ao falar em público

SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016

Falar em público para apresentar um projeto para uma determinada audiência torna-se cada vez mais comum e determinante no dia a dia corporativo. Mais do que a “venda” de uma ideia, produto ou serviço, a credibilidade e a reputação da sua marca estão em jogo. Em tempos de crise, falar – muito bem – em público se torna ainda mais determinante nos diferentes momentos decisivos. Afinal, a sua performance pode representar o sucesso ou o fracasso dos seus negócios. Ou seja, você não pode falhar. Precisa engajar sua audiência para sair vencedor nas reduzidas oportunidades de negócio que surgirem pela frente. Porém, falar em público é, sem dúvida, um dos maiores medos e desafios do homem.

 

Mas não se desespere! A boa notícia é que qualquer um pode aprender a falar bem em público. É incontestável que existem pessoas com talento natural, mas grande parte dos bons oradores usa uma arma imbatível para ter uma performance marcante: o treino. Falar bem em público exige o conhecimento de algumas técnicas e, principalmente, muitas horas de treino, se preciso dias, para realizar uma boa apresentação, ter uma boa performance. Muitos já ouviram histórias dizendo que o saudoso Steve Jobs investia não horas, mas sim dias para se preparar e treinar as suas apresentações. Portanto, siga o mestre.

 

Para falar bem em público, o ponto de partida é construir um diagnóstico pessoal para identificar os seus pontos positivos e dificuldades na oratória. Com isso em mãos, a metodologia de aprendizado leva em conta o planejamento de uma história, empatia, linguagem verbal e não-verbal, voz, ritmo de fala, pausa, contato visual, credibilidade, entre outras técnicas. Repare que construir um roteiro, uma história, um Elevator Pitch é o primeiro passo para falar bem em público… Ciente de todas as técnicas e com um diagnóstico pessoal em mãos, o próximo passo é criar um plano de ação. Na prática, treinar, treinar, treinar e treinar.

 

Mas não é isso que geralmente acontece. A maioria das pessoas admite medo ou dificuldades em falar em público, mas não busca aperfeiçoamento. Executivos entrevistados em pesquisa encomendada pela SOAP ao instituto Data Popular reconhecem, em sua grande maioria, a importância de se falar em público para o sucesso dos negócios. Segundo a pesquisa, 83% gostam de performar suas apresentações, mas 73% admitem insegurança nesta performance – quando não estão preparados e mesmo quando dizem estar bem treinados.

 

A mesma pesquisa revela que os executivos investem pouco tempo para o treinamento. Os resultados mostram que os entrevistados investem até 4 horas para o treinamento das apresentações mais usuais, mas apenas 57% investem o mesmo tempo nas apresentações mais importantes. Porém, para os mesmos entrevistados a performance do apresentador é fundamental. Ainda que o conteúdo da apresentação esteja bom, a grande maioria (93%) concorda que a baixa performance do apresentador pode torna-lo muito ruim.

 

Ou seja, para 51% dos entrevistados a performance do apresentador é considerada mais importante do que o conteúdo da apresentação. Segurança do apresentador é o ponto que mais valorizam, seguida por “dar exemplos do cotidiano” e “o tom firme e seguro na voz”. Não dominar o conteúdo é o pior defeito apontado, seguido por “o apresentador ler o texto do slide”, “o tom de voz do apresentador monótono” e “apresentação mais longa que o combinado”.

 

Enfim, treine, treine, treine, treine e treine. Esta é uma arma poderosa para falar melhor em público e vencer os seus desafios de negócios durante a crise.

 

 

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes.

 

Trouxemos neste texto algumas técnicas que compõem a preparação para falar melhor em público. Além do KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, outros materiais também podem ser baixados aqui para você saber mais dicas, entre eles “10 dicas poderosas de linguagem corporal”, “Os 10 mandamentos do apresentador” e “Brilhe como apresentador”.

 

Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

Kit-SOAP-de-Sobrevivencia-na-crise

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.