A SOAP confia que você pode dominar o PowerPoint

O PowerPoint é um cara maduro de 31 anos, com uma vasta experiência profissional e muitas transformações ao longo de sua história.

Treinamento SOAP
13/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O PowerPoint é um cara maduro de 31 anos, com uma vasta experiência profissional e muitas transformações ao longo de sua história.

Se fosse uma pessoa, possivelmente já seria um executivo sênior com cargo de gestão em alguma grande empresa. Polivalente e mão na massa são algumas qualidades que muitos poderiam atribuir a ele. Só que poucos sabem de sua capacidade de inspirar, promover mudanças e motivar pessoas para a ação.

Mas não se intimide. Afinal, o sr. PowerPoint só vai conseguir realizar todo esse potencial se tiver a sua ajuda. E ele precisa muito de você. Não para conhecer todas as suas funcionalidades, os 50 templates, 80 cliparts, 90 tipos de animações e transições entre os slides.

Ele precisa do seu poder de transmitir credibilidade e dar vida às apresentações que ele pode te ajudar a fazer. Para isso, uma mudança de modelo mental é necessária. Mestre Yoda já disse uma vez que você precisa desaprender o que aprendeu. Então aqui vão três importantes desaprendizados para mudar sua relação com o PowerPoint.

1. Esqueça o slide-mestre O mestre do slide é você. O PowerPoint é o seu aprendiz. Ele disponibiliza uma ferramenta simples e explicada em mais detalhes nesse post para que você conte a ele sua história e, a partir daí, decida se precisará de nenhum, poucos ou muitos slides para contá-la e em que ordem. Assim, você não precisa mais começar sua apresentação pensando em uma seqüência de slides, e sim em uma seqüência de ideias bem encadeadas.

2. Elimine o bullet-point O único ponto que importa em uma apresentação é o seu ponto de vista sobre o que está sendo apresentado, a sua visão sobre como a aquelas ideias ajudam a sua audiência a conseguir o que precisa. Agora que você já reduziu a quantidade de slides para o mínimo que você precisa para te lembrar de uma mensagem ou de um número, pense em como expressar sua história de forma mais visual e complementar ao seu discurso.

Assim, o PowerPoint deixa de competir pela atenção da audiência e passa a cumprir a função de ajudar você a conquistar a atenção. As 10 dicas de Aaron Weyenberg, mestre das apresentações do TED, são valiosas para isso. E para nenhuma delas você precisa conhecer a fundo qualquer ferramenta.

3. Faça do limão uma limonada A empresa não oferece imagens e elementos gráficos suficientes para que você ilustre suas ideias? Há muitas imagens baratas e até gratuitas que podem ser utilizadas com o devido crédito. Veja boas dicas aqui. Ícones, então, nem se fala – confira mais aqui! Não possui Photoshop para recortar imagens e construir gráficos visuais? O seu aprendiz PowerPoint te ajuda com tudo isso também. Confira dicas boas sobre recorte de imagens  e criação de gráficos no PPT.

Mas o principal é que as suas ideias não nasçam no PowerPoint, e sim no papel e no lápis, aí do seu lado. A partir daí, até conseguir ajuda de um colega graduado na ferramenta fica mais fácil. O que não é possível é acreditar que trocar uma ferramenta por outra será decisivo para melhorar suas apresentações. Se fizer isso sem desaprender o que aprendeu, você pode voltar a cair nas mesmas armadilhas. Portanto, assuma o comando e coloque o sr. PowerPoint no seu devido lugar. Pode ter certeza que você terá um fiel ajudante na arte de contar uma boa história para se conectar à sua audiência. Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios.

Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixados aqui. Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Tags: #ASOAPCONFIAEMVOCE, apresentações corporativas, apresentações profissionais

Posts Relacionados

Conheça 10 funções do PowerPoint para criar apresentações profissionais

Apresentações
14/06/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França