A SOAP confia que você pode dominar o PowerPoint

SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016

O PowerPoint é um cara maduro de 31 anos, com uma vasta experiência profissional e muitas transformações ao longo de sua história.

 

Se fosse uma pessoa, possivelmente já seria um executivo sênior com cargo de gestão em alguma grande empresa. Polivalente e “mão na massa” são algumas qualidades que muitos poderiam atribuir a ele. Só que poucos sabem de sua capacidade de inspirar, promover mudanças e motivar pessoas para a ação. Mas não se intimide. Afinal, o sr. PowerPoint só vai conseguir realizar todo esse potencial se tiver a sua ajuda. E ele precisa muito de você. Não para conhecer todas as suas funcionalidades, os 50 templates, 80 cliparts, 90 tipos de animações e transições entre os slides.

 

Ele precisa do seu poder de transmitir credibilidade e dar vida às apresentações que ele pode te ajudar a fazer. Para isso, uma mudança de modelo mental é necessária. Mestre Yoda já disse uma vez que “você precisa desaprender o que aprendeu.” Então aqui vão três importantes “desaprendizados” para mudar sua relação com o PowerPoint.

 

1. Esqueça o slide-mestre O mestre do slide é você. O PowerPoint é o seu aprendiz. Ele disponibiliza uma ferramenta simples e explicada em mais detalhes nesse post para que você conte a ele sua história e, a partir daí, decida se precisará de nenhum, poucos ou muitos slides para contá-la e em que ordem. Assim, você não precisa mais começar sua apresentação pensando em uma seqüência de slides, e sim em uma seqüência de ideias bem encadeadas.

 

2. Elimine o bullet-point O único ponto que importa em uma apresentação é o seu ponto de vista sobre o que está sendo apresentado, a sua visão sobre como a aquelas ideias ajudam a sua audiência a conseguir o que precisa. Agora que você já reduziu a quantidade de slides para o mínimo que você precisa para te lembrar de uma mensagem ou de um número, pense em como expressar sua história de forma mais visual e complementar ao seu discurso. Assim, o PowerPoint deixa de competir pela atenção da audiência e passa a cumprir a função de ajudar você a conquistar a atenção. As 10 dicas de Aaron Weyenberg, mestre das apresentações do TED, são valiosas para isso. E para nenhuma delas você precisa conhecer a fundo qualquer ferramenta.

 

3. Faça “do limão uma limonada” A empresa não oferece imagens e elementos gráficos suficientes para que você ilustre suas ideias? Há muitas imagens baratas e até gratuitas que podem ser utilizadas com o devido crédito. Veja boas dicas aqui. Ícones, então, nem se fala – confira mais aqui! Não possui Photoshop para recortar imagens e construir gráficos visuais? O seu aprendiz PowerPoint te ajuda com tudo isso também. Confira dicas boas sobre recorte de imagens  e criação de gráficos no PPT.

 

Mas o principal é que as suas ideias não nasçam no PowerPoint, e sim no papel e no lápis, aí do seu lado. A partir daí, até conseguir ajuda de um colega graduado na ferramenta fica mais fácil. O que não é possível é acreditar que trocar uma ferramenta por outra será decisivo para melhorar suas apresentações. Se fizer isso sem “desaprender o que aprendeu”, você pode voltar a cair nas mesmas armadilhas. Portanto, assuma o comando e coloque o sr. PowerPoint no seu devido lugar. Pode ter certeza que você terá um fiel ajudante na arte de contar uma boa história para se conectar à sua audiência. Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios.

 

Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixados aqui. Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

Kit-SOAP-de-Sobrevivencia-na-crise

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.