A SOAP confia que você pode contar com um palestrante para engajar seu público

SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016

Se a crise já chegou a muitos setores, ainda não chegou ao mercado de palestras, que cresce no ritmo dos investimentos das empresas em treinamento, algo na casa de 15% em 2014, segundo levantamento da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). Esse crescimento do mercado é o que, em parte, motiva muitos especialistas e profissionais já consagrados a compartilharem conhecimento com as empresas. Com isso, cresce também o desafio para os executivos que contratam palestrantes. Temos por um lado as celebridades desse meio com seus best-sellers que se vendem como sucesso garantido. Por outro, temos nomes não tão conhecidos que prometem os mesmos resultados por um verba mais enxuta. Como saber o melhor caminho? Só você pode conhecer esse caminho. Mas como a SOAP está aqui para te dar uma força, vou compartilhar três sugestões do que você não deve fazer na hora de contratar um palestrante. Não pare nas primeiras buscas

 

Sim, as novas técnicas de Marketing Digital dizem que o Google só vai te oferecer como primeiras opções à sua busca os palestrantes mais relevantes. Essa relevância é definida pela quantidade e qualidade de conteúdo que aquele especialista publica sobre o tema que você busca. Mas antes de perguntar ao Google por um palestrante, pergunte a você mesmo duas coisas.

 

1) O que acredita que de fato interessaria seu público?

2) O que espera que seu público entenda, sinta e tome como atitudes após o evento?

 

Sendo assim, será que “palestrante motivacional ex-jogador de futebol” (apenas para ficar em um exemplo de busca) é o que vai te assegurar uma experiência extraordinária? E, além disso, é o que vai te ajudar a ter as reflexões, sentimentos e ações esperadas?

 

Não contrate por e-mail A clareza do objetivo que  você tem com a palestra não deve orientar apenas a busca por um palestrante via sites, redes sociais e recomendações. A internet é um meio fundamental nesse levantamento. Mas isso é só o início. Feita a seleção, agora parta para as conversas individuais, de preferência olho no olho, para sentir se esse é o palestrante certo para aquela situação. Se a logística (ou a crise) não permitirem, no mínimo um papo por telefone precisa ser feito. Esse é um momento decisivo para você e para o palestrante. Utilize como critério de avaliação exatamente o que te chamou a atenção na proposta do palestrante e sinta se com você ele entregou o que promete. A palestra traz encantamento, surpresa e admiração? Avalie se na conversa o palestrante chegou perto de te deixar encantando, surpreso ou admirado. A palestra é customizada aos objetivos de negócio da empresa? Avalie se ao menos o palestrante fez uma pesquisa prévia sobre a empresa e sobre você antes da conversa.

 

Não se limite pelo budget Só que aí o orçamento para o seu evento em 2015 ficou menor do que no ano passado, mesmo com os preços do buffet, da decoração e da mão-de-obra mais altos. E ainda por cima vai vir mais gente. Ok, a gente entende o seu dilema. Mesmo assim, acreditamos que se você fizer uma boa lição de casa na contratação, terá condições de conseguir atrair um palestrante que entregue valor ao seu evento e que faça parecer que o seu investimento, independente do número, tenha valido muito a pena. Afinal, não é o fato do palestrante ser uma celebridade ou um anônimo que vai garantir o engajamento do público com o conteúdo apresentado. O sucesso do seu evento não está nas mãos de nenhum palestrante. Só depende de você. Seguindo essas dicas, a SOAP confia que você vai fazer as melhores escolhas para os seu objetivos.

 

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicascuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes.

 

Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixadosaqui. Enfim, vai dar certo.

 

O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

Kit-SOAP-de-Sobrevivencia-na-crise

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