Semioticamente Falando

SOAP Apresentações Profissionais - 11/07/2016

Semiótica é a ciência de interpretar os significados indiretos de uma mensagem. Vem do grego emeiotiké, “a arte dos sinais”. É uma palavra chique. E é bom que o seja pois, assim, a levam a sério.

A semiótica do eu te amo

Há duas formas de dizer a ela eu te amo.

A primeira é: “eu te amo”. Pronto, acabou.

A segunda, bem mais elaborada, envolve reservas no restaurante, abrir a porta do carro e comprar um punhado de flores. Reservas, portas e flores são mensagens semióticas! É conduzir a pessoa, com jeitinho, a concluir sozinha a mensagem geral da noite. A própria noite, aliás, compõe a informação. Ninguém faz pedido de casamento na hora do chá.

Há vários caminhos, portanto, para se colocar ideias na cabeça de alguém.
Empurrar goela abaixo, geralmente, é a pior escolha possível!

No universo das apresentações, onde negócios e projetos estão em jogo, o mais indicado é abusar, com inteligência, de todos os recursos disponíveis. Cada opção deve ser trabalhada com atenção. Entre elas: a visual.

Nenhum rabisco é por acaso

Construir a direção de arte de uma apresentação não é como jogar pôquer. Não há blefes, nem chutes. Ao contrário! Cada traço faz uma referência. Cada pantone é um sinal de respeito.

As alusões à empresa responsável são mescladas com uma série de outras opções. Todas determinadas por fatores como: “qual a faixa etária do público?“, “qual o objetivo geral?“.
A cor de fundo, por exemplo, pode influenciar no humor de uma plateia! Isso pesa quando estamos falando de reuniões de chance única, não é?

Já foi à um velório de preto? Já passou ano-novo de branco?

Não tenha vergonha de assumir. Você já foi “semioticado”.

As mensagens estão em toda parte. É quase inútil se preocupar em entendê-las. O objetivo, afinal, é senti-las. Todos concordamos, por exemplo, que o E.T. de Spielberg é gente boa e inteligente, certo?

O que nem todos sabemos é a fundamentação estética que o diretor de arte usou, em 1982, para criar nosso caro colega alienígena!

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.