SOAP Apresentações Profissionais - 24/08/2020
A eficácia da comunicação é afetada pela quantidade de ruído existente no canal de comunicação. O termo ruídos na comunicação se refere a qualquer elemento – interno ou externo – que possa interferir no processo de comunicação entre um falante e um ouvinte (emissor e receptor).
O ruído interno inclui os ruídos psicológico e semântico. Já o ruído externo geralmente está relacionado ao ambiente físico (ruído físico) e ao estado fisiológico do falante ou do ouvinte (ruído fisiológico). Esses quatro tipos de ruído podem interromper o processo de comunicação a qualquer momento.
A comunicação eficaz é de grande importância em uma organização empresarial, pois fornece as informações desejadas em tempo hábil e com precisão para desenvolver o entendimento e o bom relacionamento entre os membros das equipes e as áreas. Com isso, os esforços para alcançar os objetivos da empresa podem ser feitos em conjunto de forma eficaz e eficiente.
Os ruídos na comunicação podem ser de quatro tipos e estão listados abaixo.
O ruído físico é a interferência externa ao falante e ao ouvinte, causando uma dificuldade na transmissão física da mensagem ou sinal.
Exemplos de ruído físico:
As barreiras fisiológicas de comunicação ocorrem devido à condição física do falante ou do ouvinte que pode interferir na efetividade da comunicação e no recebimento das mensagens de maneira clara e precisa.
O ruído fisiológico pode ser uma deficiência física, disfunção sensorial e outras disfunções físicas.
Exemplos de ruído fisiológico:
O ruído psicológico refere-se às qualidades pessoais que afetam nossa maneira de nos comunicar e interpretar os outros.
Exemplos de ruído psicológico:
O ruído semântico é a interferência criada quando o falante usa uma linguagem que tem significado diferente para o ouvinte. Ou seja, o falante e o ouvinte têm interpretações diferentes do significado de certas palavras.
Por exemplo, quando você participa de um evento corporativo no qual o palestrante usa termos desconhecidos, você não entende o sentido geral das frases. Isso acontece com frequência nas áreas de direito, saúde e tecnologia, que exigem que os ouvintes tenham conhecimento avançado do conteúdo abordado.
Exemplos de ruído semântico:
Entre os tipos de ruídos na comunicação, a semântica é considerada por alguns especialistas como a mais importante, pois se o ouvinte não entende o significado de algumas palavras ou expressões, como ele compreenderá a mensagem?
A comunicação eficaz nos negócios é fundamental para alcançar o sucesso, pois acontece diariamente entre colaboradores, clientes, potenciais clientes, varejistas e outras partes interessadas externas.
É preciso evitar as barreiras na comunicação porque é por meio desta que indivíduos e grupos se entendem, têm um bom relacionamento e atingem os objetivos da empresa.
Identificar e evitar os ruídos na comunicação auxilia as empresas a comunicar sua mensagem com efetividade e a melhorar seu desempenho.
Os ruídos na comunicação podem causar muitos resultados negativos, como:
Como visto, os ruídos na comunicação trazem sérios impactos às empresas. Abaixo separamos algumas ações capazes de ajudar a resolver essa questão.
Evitar os ruídos na comunicação é essencial para o bom desempenho da empresa. Quando eles são evitados, é possível obter um ambiente de trabalho mais saudável, reduzir custos, prevenir conflitos internos e externos, entre outros benefícios.
Quer saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão diretamente em seu e-mail!
Materiais Gratuitos
Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.
SOAP Treinamentos
Cursos de comunicação corporativa para você.