Quantos momentos decisivos você já teve hoje?

“A SOAP te ajuda em momentos decisivos”.

Treinamento SOAP
13/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

“A SOAP te ajuda em momentos decisivos”. Já falamos isso em workshops, durante projetos com clientes e até nesse blog, que agora se chama justamente “Blog Momentos Decisivos.” E, portanto, vai te ajudar também com isso.

Mas, afinal de contas, o que são esses momentos decisivos? Uma apresentação, sem dúvida, é, em diferentes níveis: do status de projeto para uma equipe de três pessoas ao lançamento de um produto para uma platéia de 3.000 pessoas.

Só que há uma série de outros momentos decisivos em nosso dia a dia. E você, sem dúvida, já teve algum recentemente.

Encontrou alguém no café com quem compartilhou uma ideia?

Enviou ou recebeu um e-mail com uma proposta de projeto?

Estava no elevador e encontrou alguém com quem já queria falar há um tempo?

Ligou ou recebeu uma ligação de alguém com um feedback?

Para entender por que esses momentos são decisivos, vamos olhar para a origem da palavra “decisão”, que vem do Latim DECIDERE: DE-, “fora”, + CAEDERE, “cortar”. Sim, na Idade Média, aqueles momentos antes da descida da guilhotina eram, literalmente, decisivos.

Mas trazendo o termo para o universo da Comunicação Corporativa,  podemos entender que “cortar fora” é simplesmente escolher uma entre tantas possibilidades.

Em meio ao turbilhão de ofertas e aconselhamentos enviados e recebidos todos os dias, saber “cortar fora” o que não te traz valor e se concentrar apenas no que é benéfico para sua vida, é um grande desafio.

Para isso, o que as pessoas precisam é de clareza. Quem se prepara para um momento decisivo age como alguém que traz a luz sobre algum assunto, torna a ideia clara e, com isso, facilita a decisão que acredita ser verdadeiramente a melhor para aquela pessoa.

Mas as pessoas não tomam decisões baseadas apenas em uma ideia compartilhada em um café, um e-mail, uma conversa de elevador ou uma ligação, não é mesmo?

Geralmente não. Mas sem dúvida, cada uma dessas coisas contribuiu um pouco mais para trazer clareza ao assunto.

É isso que esse Blog vai passar a fazer ainda mais: te trazer clareza sobre diversos assuntos do universo da Comunicação Corporativa, com dicas e ferramentas para que você saiba como trazer clareza para seu interlocutor em diversos momentos decisivos.

Não há como controlar o momento em que alguém vai tomar uma decisão. Mas é possível ajudar essa pessoa, passo a passo, a caminhar com mais tranquilidade e segurança para esse momento.

Conte com as dicas da SOAP e reflita: o que você está fazendo hoje para ajudar as pessoas em seus momentos decisivos?

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador


Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, momentos decisivos

Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França