Qual a diferença entre PowerPoint, Apresentações e Momentos decisivos?

SOAP Apresentações Profissionais - 12/07/2016

“Quem aqui faz PowerPoint?”

“E quem aqui faz apresentações?”

Muitos dos nossos instrutores costumam fazer essas duas perguntas quando ministram em empresas o nosso workshop intitulado SOAP APRESENTAÇÕES. E o resultado é praticamente sempre o mesmo. Ao concluir a primeira questão, quase todos levantam a mão sinalizando que sim. Em seguida, fazemos a segunda pergunta e uma dúvida paira no ar. Muitos levantam a mão novamente, muitos não. E todos estampam uma interrogação no olhar que, na verdade, traduz uma questão interna: Não é a mesma coisa? A resposta é não.

Você não faz PowerPoint

PowerPoint é uma excelente ferramenta para as apresentações.

Uma das ferramentas.

Há quem utilize o Keynote e o Prezi na criação visual de uma apresentação.

Sim, praticamente todas as apresentações criadas pela SOAP utilizam o PowerPoint como plataforma. Aliás, nossos designers criam em softwares como Photoshop e Illustrator e as criações posteriormente são transportadas para o PowerPoint para que o visual possa ser projetado e apresentado.

Mas a SOAP faz PowerPoint, não é?

Não… Nem a SOAP nem ninguém!

A Microsoft brilhantemente se encarregou disso. Não é porque você montou um material no PowerPoint que você construiu uma apresentação. Estamos cansados de ver relatórios, documentos, gráficos etc. que, por algum motivo, foram transportados para um PowerPoint… Mas isto não significa que uma apresentação foi construída.

Como monto uma apresentação de verdade?

Em primeiro lugar é preciso construir um DIAGNÓSTICO muito bem apurado. Um cuidadoso briefing, etapa que na esmagadora maioria dos casos é negligenciada.

Não estamos falando aqui de levantar as informações que você quer colocar em sua apresentação. O diagnóstico consiste em um estudo profundo sobre o ambiente / cenário da apresentação , tempo, perfil do apresentador e, principalmente, um estudo sobre o perfil da audiência e sobre o objetivo da apresentação. Ou seja, estamos falando de planejamento e estratégia!

Isso está muito longe do famoso ato de abrir o PowerPoint e ficar horas pensando nos seus slides enquanto a fatídica frase “Clique aqui para adicionar um título” parece desafiar você.

Uma história para engajar sua audiência

Diagnóstico em mãos, é hora de partir para a construção do coração e alma da sua apresentação: a HISTÓRIA que será contada.

E a ferramenta para transformar os dados da sua empresa ou projeto em uma história é o ROTEIRO.

A questão é: qual história vai engajar sua audiência para o seu objetivo? E aqui vale uma reflexão: o formato missão, visão,  valores, nossos produtos, nossos serviços, nossos escritórios, nossos funcionários, nossos prêmios será que vai engajar sua audiência?

Falar somente de você será que vai funcionar?

Lembre-se: a sua audiência, seus anseios e necessidades, precisam fazer parte da história a ser construída… Portanto, é hora do Storytelling entrar em ação!

Slides no Estado da Arte

Agora sim, chegou a hora da CRIAÇÃO VISUAL da sua apresentação.

Ou seja, de criar os slides que ilustrem sua história! Muito diferente de montar uma apresentação com slides de outras apresentações… Mas eu sei que você nunca fez isso! É o mesmo que fazer um novo filme com cenas de outros filmes… Não tem como dar certo, concorda? Lembrando que os slides não devem escravizar você em sua apresentação. Eles não são os únicos recursos disponíveis. O que lhe impede de montar uma tabela em um quadro branco?

Desenhar um gráfico no flip chart?

Mostrar um vídeo durante sua apresentação?

Distribuir materiais impressos durante o seu discurso?

Outras perguntas intrigantes: e se acabar a luz no momento de sua apresentação?

E se você não tiver a chance de mostrar os seus slides?

Em casos como esse você não fará sua apresentação?

É claro que sim! Afinal, estamos falando de um momento único, correto?

Como já falamos, a apresentação não se resume ao seu PowerPoint… Você então precisa saber contar a sua história e “vender” o seu projeto com e sem o suporte visual!

Uma apresentação não necessariamente é acompanhada de um PowerPoint!

Você: a grande estrela da sua apresentação

Por isso que o processo ainda não chegou ao fim. Um diagnóstico muito bem apurado, uma história matadora e uma criação visual no estado da arte ainda não garantem o sucesso de sua apresentação. Chegou a hora de preparar a peça mais importante deste quebra-cabeça: você!

Apresentação pronta, a chave para o sucesso agora é ensaiar, ensaiar, ensaiar e ensaiar!

Idealmente até o ponto que você não precise mais dos slides para contar a sua história. Assim, a PREPARAÇÃO DO APRESENTADOR é vital para o sucesso  ou o fracasso de uma apresentação.

Agora sim estamos falando de apresentações!

Este é o nosso know-how! Aqui não fazemos simplesmente PowerPoint, estamos falando de uma estratégia para aumentar suas chances de sucessos nos momentos decisivos do seu negócio.

E agora o que você fará em seu próximo momento decisivo?

PowerPoint ou apresentação?

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.