BLOG MOMENTOS DECISIVOS


PowerPoint não é documento

SOAP Apresentações Profissionais
661 views

Reparamos que o PowerPoint tem virado sinônimo de apresentação. Mas será que é certo afirmar que todo slide é, de fato, uma apresentação? A SOAP acredita que o programa é uma ferramenta a ser utilizada para este fim, mais que isso, o PowerPoint pode potencializar ou até fracassar a ideia que se apresenta, mas isso não faz dele uma apresentação em si.

 

 

Muda a plataforma, muda a forma como o PowePoint deve ser utilizado

Você já reparou que a maioria das pastas compartilhadas na rede de escolas, faculdades e empresas tem milhares de slides lotados de informações e bullet points? Desculpa, amigo, mas isso não é uma apresentação. Já tentou o Excel para essa finalidade? Afinal, como diriam por aí, “cada macaco no galho, amigo”.

PPT não é documento

A polêmica em torno do PowerPoint e apresentações vão mais a fundo: muitas pessoas usam a ferramenta como documento. Acontece que a plataforma para esse fim é o Word, e é esse que deve ser enviado por e-mail ou disponibilizado em pastas compartilhadas, não os slides de uma apresentação.

A dica: o que se envia não é o que se apresenta

Para as apresentações em PowerPoint, o que se apresenta na tela são ganchos visuais e de pouco texto que sirva de auxílio para a fala do apresentador. Já o que se envia por e-mail ou deixa disponível em pastas públicas são materiais mais completos, uma vez que a pessoa que assistirá na tela do computador não terá acesso ao discurso do apresentador. Use cada software a seu favor e acompanhe o movimento de sua audiência. Quando ela está sentada olhando pra você, dê seu show e esqueça a burocracia. Quando ela abre o computador, em sua mesa ou em casa, surpreenda-a com algum documento que também pode contar uma história, mas lembre-se que não é a apresentação presencial que você fez ou fará!