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Podcast também é apresentação! Confira algumas dicas para você se comunicar com eficiência nesse “novo” formato de passar uma mensagem.

SOAP Apresentações Profissionais
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SOAP_podcast tambem e apresentacao profissional

Consumidos no trânsito, na academia, na hora de limpar a casa ou simplesmente nos momentos de ócio, os podcasts estão ganhando cada vez mais popularidade. Criados há mais de uma década, na esteira do sucesso do iPod (lembra dele?), estes programas de áudio tiveram seu “boom” nos Estados Unidos há quatro anos e vêm acumulando sempre mais adeptos no Brasil.

Mas por que será que os podcasts vêm fazendo tanto sucesso em uma era onde quase tudo o que consumimos tem imagens?

A resposta para esta pergunta está na popularização dos smartphones e no estilo de vida que as pessoas vêm adotando. Com os novos e poderosos celulares, está fácil baixar, armazenar e dar o play no programa predileto em qualquer lugar. Somado a isso, estamos com a vida cada vez mais agitada, e o podcast nos permite ser multitarefa. É possível fazer outras coisas ao mesmo tempo em que se escuta o conteúdo. Não por acaso, a PodPesquisa 2018, realizada pela Associação Brasileira de Podcasts (ABPod) mostrou que a maioria dos ouvintes (56,7%) está no Sudeste, região onde se gasta mais tempo no trânsito.

Se você (ou sua empresa) pensa em também entrar nessa onda, mas tem dúvidas de como fazer, este blogpost vai te ajudar! Fomos buscar especialistas no assunto para detalhar o caminho das pedras para produzir um bom podcast. Eles nos dão dicas valiosas, que vão desde a preparação do conteúdo até o jeito certo de falar. Confira.

 

Sim, ele também é uma forma de apresentação

Por esse motivo, é essencial que você dê uma atenção especial ao roteiro – uma narrativa bem estruturada tem a capacidade de garantir que os ouvintes sejam fisgados pelo conteúdo. Nem pense em “deixar rolar”. A lógica dessa construção é a mesma que a de uma apresentação presencial: conte com uma linha narrativa que cative a audiência, tenha um começo instigante, um meio esclarecedor e um fim que traga soluções e reflexões.

Se você quer usar as lições das melhores apresentações e aplicá-las ao seu podcast, a gente pode te dar uma ajudinha. Dê muita atenção principalmente ao início do seu programa. Se as pessoas não gostarem dos primeiros minutos ou segundos, provavelmente vão dar um “stop” e procurar um podcast mais interessante. Você pode começar com frases de efeito, histórias que aconteceram com você ou (com muito cuidado para não ser ofensivo) piadas inteligentes, por exemplo. Capture a audiência rapidamente.

Temos um e-book gratuito sobre 9 formas de narrativa para captar a atenção da audiência – ele pode te ajudar também a encontrar uma boa forma de construir seu roteiro. Para baixar, é só clicar abaixo.

 





Além de chamar a atenção da audiência, o roteiro serve para guiar a sua fala e facilitar a edição final. Por isso, coloque no papel onde vão entrar os jingles, efeitos sonoros e músicas que você pretende colocar. Planejamento é a alma do negócio.

 

Use sua voz como instrumento de engajamento

A voz do apresentador é o único meio de chamar a atenção do ouvinte – além dos efeitos sonoros, é claro. Por isso, é essencial ter uma boa dicção e falar de uma forma que cative a audiência. Uma dica é dar ênfase nos momentos mais empolgantes e abusar das pausas após as frases que merecem maior destaque.

Além disso, evite ler o roteiro de cabo a rabo, para não perder a naturalidade. A audiência vai perceber que está lendo e pode associar seu jeito de falar à insegurança ou falta de conhecimento sobre o assunto. Pitadas de espontaneidade são bem-vindas.

Segundo Luciano Pires, podcaster do Café Brasil, LíderCast e Cafezinho, essas técnicas são adquiridas com a prática. Obviamente, o apresentador pode ensaiar antes ou fazer exercícios vocais para aquecer a voz antes de gravar o programa. Mas caso o resultado final não fique perfeito logo de cara, o melhor a fazer é lembrar daquele velho ditado: a prática leva à perfeição.

 

Invista na segmentação do público!

 

De acordo com a PodPesquisa, há mais de 10 anos, quando os podcasts ainda estavam nascendo, a maioria esmagadora dos ouvintes (80%) se interessava por assuntos que envolvessem tecnologia. Ou seja, havia um nicho bem específico na plataforma e, para fazer sucesso, o ideal era criar conteúdos que envolvessem este assunto. Agora o negócio ficou mais abrangente, com outras áreas ganhando espaço.

Pires conta que a maioria dos seus programas é produzida de acordo com o que ele quer falar e para um público-alvo bem definido. Assim, as chances de seus conteúdos serem aprovados por sua audiência são bem maiores. Foco na segmentação!

Se você pensa em criar seu podcast ou o da sua empresa, antes de encarar os microfones tenha a resposta para essas questões:

Para quem será direcionado o conteúdo?

Quais os assuntos do momento entre essas pessoas?

Quais reflexões podem ser feitas sobre o tema?

É essencial definir o público-alvo e o que vai ser discutido a cada programa. Exatamente a mesma lógica que seguimos aqui na SOAP para preparar uma apresentação no estado da arte: saiba com quem você está falando.

 

Pense só em áudio

Segundo Alexandre Maron, fundador da produtora de podcasts Ampère e apresentador do programa Zing, o primeiro passo para fazer um bom podcast é produzir um conteúdo para ser consumido especificamente em áudio, do começo ao fim.

“Para fazer podcast tem de fazer podcast”, brinca.

Ou seja, tenha em mente quais são as limitações e vantagens da plataforma antes de iniciar a produção.

Para contornar a falta de imagens e apoios visuais, por exemplo, a dica é fazer uma descrição detalhada e cativante de cenas e histórias. Abuse da criatividade. Pense em maneiras de chamar a atenção do seu público com a sua voz e o seu roteiro. Feito isso, é só se posicionar diante do microfone e apertar o REC.

 

Boa sorte com seu podcast e claro, se quiser ajuda com o roteiro dele, estamos aqui para isso! 😉