Qual a importância de manter contato visual ao falar com alguém?

Estudos ao longo dos anos têm evidenciado cada vez mais a importância do contato visual para estabelecer conexão

Treinamento SOAP
23/10/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Psicólogos e neurocientistas têm investigado o contato visual há anos e não existem dúvidas sobre seu enorme impacto no estabelecimento de conexões e nas percepções das pessoas que nos observam. 

Recentemente, pesquisadores japoneses conduziram um estudo em que voluntários assistiram a vídeos de rostos enquanto realizavam um desafio de escrever verbos correspondentes a diferentes substantivos.  

Quando o rosto no vídeo parecia fazer contato visual com os voluntários, houve uma maior dificuldade em executar a tarefa com substantivos mais complexos. Ou seja: o contato visual, mesmo com um estranho em um vídeo, demandava mais da capacidade cognitiva dos participantes. 

Pesquisas semelhantes também indicaram que o contato visual influencia a percepção que os outros têm de quem está olhando. Geralmente, as pessoas que olham nos olhos são percebidas como mais inteligentes, conscientes e sinceras, pelo menos em culturas ocidentais, e tendemos a confiar mais no que elas dizem. 

Qual a importância do contato visual no trabalho? 

Em um contexto profissional, olhar nos olhos na medida certa é tão importante quanto escolher bem suas palavras. Afinal, o contato visual faz parte da comunicação não verbal, sendo essencial para criar conexão com a audiência.  

O contato visual: 

  • Passa mais confiança; 
  • É um sinal de que você é um bom ouvinte; 
  • Mostra mais atenção; 
  • Cria conexão com a outra pessoa. 

Ao contrário do olhar vago que transmite um sentimento de distância e até mesmo uma certa insegurança, um olhar assertivo e bem direcionado vai criar uma sensação de proximidade e transmitir um sentimento de confiança e credibilidade no expectador. Isso pode ser particularmente importante em situações como pitchs e apresentações. 

Os olhos são a janela da alma e porta para oportunidades 

Quando fazemos contato com alguém, o rosto é a primeira área a ser explorada pelos olhos. As expressões faciais são elementos da linguagem não verbal que nos ajudam a interpretar as palavras e emoções do outro. 

Assim, quando encontramos outra pessoa, nossos olhos fazem uma varredura pelo seu rosto para fazer o reconhecimento e detectar sinais de hostilidade ou empatia, por exemplo. 

Durante essa interação, os olhos são os pontos que recebem maior atenção. Por isso, quando olhamos nos olhos de outra pessoa, estabelecemos um canal de comunicação que gera um tipo de conexão, ainda que momentânea, com diversas outras esferas do processo cognitivo. 

O olhar consegue causar inúmeras sensações no seu espectador, incluindo um certo magnetismo que permite que o outro esteja aberto a ouvir você e mantenha a atenção por mais tempo, independentemente do seu discurso. 

Isso acontece porque, através do contato visual, você consegue enviar sinais conectam o que você deseja comunicar e o que está dizendo. Ainda que inconscientemente, somos extremamente perceptivos e conseguimos detectar mudanças na linguagem corporal e interpretar sinais não verbais com muita precisão. 

Um olhar vago pode simbolizar indiferença ou tédio, o que faz com que a gente mude de assunto ou crie um estímulo novo para chamar a atenção, por exemplo. Da mesma forma, um olhar raivoso pode fazer com que a gente se afaste ou mude o tom da conversa. 

Por isso, o contato visual em uma apresentação profissional ou outros contextos profissionais é muito importante, tanto para enviar uma mensagem quanto para sentir o clima na plateia e ter a oportunidade de aplicar algum recurso para prender sua atenção. 

Não é à toa que os olhos são considerados a janela da alma.  

Como manter o contato visual? 

Ok, você já entendeu que manter o contato visual é muito importante. Mas como fazer isso? 

Para alguns, olho no olho pode ser algo natural e simples, mas nem todo mundo tem essa facilidade (especialmente em situações de nervosismo, como na hora de realizar um pitch ou em apresentações profissionais).  

Pessoas com transtorno de ansiedade social, por exemplo, podem encarar essa tarefa como um verdadeiro desafio. Tendo isso em vista, nós temos algumas dicas para que você aprenda a utilizar seu olhar da melhor maneira: 

Relaxe 

O nervosismo tira a naturalidade do discurso e também da nossa comunicação não verbal, então tente manter as emoções sob controle (essa é uma habilidade que qualquer pessoa pode praticar e aprimorar). 

Respeite seus limites 

Falando aqui especialmente com pessoas que possuem ansiedade ou algum tipo de transtorno que dificulte o contato visual: vá com calma. Comece praticando essa habilidade com pessoas que você já conhece e com quem se sente confortável, aos poucos vá se desafiando em situações profissionais antes de se expor em um nível muito impactante. 

Por exemplo, pratique com seu colega de trabalho mais próximo, depois com seu gestor ou gerente, até ser capaz de falar em uma reunião olhando várias pessoas nos olhos. Você consegue. 

Não olhe tão diretamente 

A verdade é que os olhos de outra pessoa podem ser também intimidantes. Uma dica que ajuda muito a fazer contato visual é intercalar o olho no olho com pontos próximos aos olhos: como o meio das sobrancelhas, um pouco acima dos olhos. 

Evite encarar demais 

É importante notar que o excesso de contato visual pode causar desconforto, e as pessoas que encaram intensamente podem ser percebidas como insistentes.  

Mulher, durante uma apresentação, apontando para uma pessoa que levantou a mão para fazer uma pergunta
Tente manter o equilíbrio para não focar muito os olhos em apenas uma pessoa

Em estudo recente, psicólogos buscaram determinar a duração ideal para o contato visual e descobriram que, em média, três segundos era o período preferido, com ninguém preferindo olhares que durassem mais de nove segundos. 

No entanto, como sempre destaca a especialista em comunicação não verbal aqui na SOAP, Carol Martins, também não precisa ficar contando. A ideia é que esse gesto seja natural e isso pode variar de acordo com a situação.  

O que evitar? 

Em uma apresentação ou situação profissional, da mesma forma que o contato visual ajuda, outros gestos envolvendo os olhos podem atrapalhar. Confira alguns pontos importantes sobre o que evitar a seguir! 

Evitar o olhar do público a todo momento 

Em uma apresentação profissional, é comum que o nervosismo faça a gente querer fugir ou se distanciar do público o máximo possível. Isso nos faz adotar péssimas posturas, como: olhar apenas para os slides, ficar de lado ou até de costas, olhar para cima. 

Focar em apenas uma pessoa 

Evite “grudar” em apenas uma pessoa e ficar muito tempo focando nela. Isso é comum quando uma pessoa é simpática e você percebe que ela pode ser um apoio para você. 

Cuidado, pois dessa forma você pode constranger essa pessoa e pode fazer com que os demais fiquem de fora da conversa. 

E quando a audiência evita o contato visual? 

Quando alguém evita olhar nos seus olhos enquanto você apresenta, pode significar, por exemplo, que a pessoa queira passar despercebida ou até mesmo que não se sinta confortável com esse tipo de interação por falta de prática. 

Não coloque energia em fazer interpretações nesse tipo de situação. Tente uma conexão, mas se não obter retorno ou perceber que a pessoa desviou o olhar, apenas desvie também, concentrando o seu contato visual em outra pessoa. 

Como é possível perceber, comunicar-se vai muito além das palavras. Transmitir uma mensagem envolve diversos elementos de comunicação não verbal. A boa notícia é tudo isso pode ser aprendido com cursos como o Comunique-se, curso online da Escola SOAP. Com ele, você vai aprimorar suas técnicas de comunicação.  

Já o treinamento in company SOAP Apresentador é 100% focado na performance. Nesse caso, sua empresa ou um time específico aprenderá sobre o uso da pausa, ritmo, vícios de linguagem e, claro, contato visual. 

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores agora mesmo! 



Posts Relacionados

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Comunicação
11/03/2024
leia agora

10 erros de dicção e oratória para não cometer em apresentações

Comunicação
29/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França