O Segredo das Apresentações de Alto Impacto

SOAP Apresentações Profissionais - 12/07/2016

Você já se questionou sobre o que mais faz as pessoas gostarem de um determinado apresentador?

Qual é o fator que mais influencia a conexão entre um apresentador e sua audiência?

Será o conteúdo da sua apresentação, a história que o apresentador tem para contar?

Será a sua voz e a forma como fala?

Ou será a sua comunicação não-verbal, a sua postura e a sua forma de apresentar?

 

Na verdade, a comunicação é como se fosse um banco de três pernas. Ela depende de

1) Conteúdo

2) Comunicação verbal (Voz e entonação)

3) Comunicação não verbal (linguagem corporal)

Apesar de todos serem importantes, na hora de se preparar para uma apresentação é comum que a gente dê mais atenção aos dois primeiros (conteúdo e voz) e não se importe tanto quanto deveria com a comunicação não verbal. No entanto, um estudo do pesquisador Albert Mehrabian, publicado no livro Silent Messages na década de 70, mostrou que, do ponto de vista da audiência, o fator de maior impacto é a comunicação não-verbal. Ela teria um peso de 55% no entendimento da mensagem, muito mais do que os 38% atribuídos à voz e dos 7% relacionados ao conteúdo da apresentação. O número de Mehrabian já foi questionado, mas é certo que o que você fala está longe de ser a única coisa que importa na hora de cativar as pessoas.

Imagine um apresentador que tem medo de se apresentar em público, fica muito nervoso, não consegue controlar suas manias, fala baixo e rápido demais. Mesmo que ele tenha uma história fantástica para contar, ao não conseguir criar uma conexão com a plateia ele não vai conseguir engajar a sua audiência para o assunto sobre o qual está falando.

 

Mas, afinal, o que é a comunicação não-verbal?

Como o próprio nome diz, trata-se de toda comunicação que não é feita com as palavras. O não-verbal engloba a nossa postura, os nossos gestos, o nosso olhar, as nossas expressões faciais, a forma como utilizamos o espaço em nosso redor.

É por meio do não verbal que muitas vezes notamos que alguém está com algum problema, mesmo que não tenha dito nada. Bebês, por exemplo, conseguem enviar mensagens às suas mães só alterando suas expressões faciais, sinalizando se estão com sono, fome ou com cólica.

 

Nós crescemos “lendo” esses pequenos trejeitos e somos treinados para reconhecê-los. Por isso, quando um apresentador adota uma postura cabisbaixa, nosso cérebro já determina que aquela pessoa não está confortável com o que está fazendo e o que ela diz não deve ser importante antes mesmo de ela abrir a boca.

 

A forma mais adequada de aplicar a comunicação não verbal durante uma apresentação é utilizá-la como um reforço do que está sendo falado. Corpo e linguagem devem estar enviando a mesma mensagem. Por exemplo: apresentar ótimos resultados num balanço de final de ano com os braços cruzados e o rosto fechado certamente vai fazer a audiência questionar o que foi dito ou até achar que há algum problema, porque a fala não condiz com a atitude.

 

O primeiro passo para começar a ter a comunicação não verbal como aliada e não inimiga é a percepção. Tomar consciência desses atos que são feitos muitas vezes involuntariamente por nós mesmos e pelas pessoas ao nosso redor nos fará entender o que é preciso melhorar e o que já fazemos bem. Observar trejeitos, nossa postura, apertos de mão, reações e principalmente treinar a apresentação em frente ao espelho são iniciativas que ajudam a identificar esses movimentos! Pouco a pouco, você conseguirá se monitorar e entregar uma comunicação não verbal mais eficiente.

 

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>> Leia também: O poder da comunicação não verbal para conquistar investidores 

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