O que fazer para a Comunicação Interna ser mais eficiente que a ‘Rádio Peão’

Muitas empresas convivem com uma realidade, no mínimo, angustiante em sua comunicação: a despeito de grandes esforços em Comunicação Interna, a famosa “Rádio Peão”, ou seja, a comunicação espontânea entre os próprios colaboradores, parece sempre estar um passo à frente dos canais oficiais.

Treinamento SOAP
13/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

Muitas empresas convivem com uma realidade, no mínimo, angustiante em sua comunicação: a despeito de grandes esforços em Comunicação Interna, a famosa “Rádio Peão”, ou seja, a comunicação espontânea entre os próprios colaboradores, parece sempre estar um passo à frente dos canais oficiais.

Cada vez mais as corporações investem tempo e recursos criando múltiplos canais de informação, como jornais eletrônicos, murais, comunicados, intranet e até TV corporativa, mas, muitas vezes, esses esforços parecem pouco efetivos na audiência.

Informações desencontradas, até mesmo boatos e inverdades, se alastram pelos corredores e galpões em velocidade e amplitude impressionantes. A tecnologia de hoje, leia-se redes sociais e aplicativos de mensagens, impulsiona ainda mais essa geração de desinformação.

Aí grande parte dos líderes se pergunta:

“Já fiz tudo que recomendam como ‘boas práticas’ na Comunicação Interna, investi pesado, inovei em formatos, coloquei mais tecnologia, mas os resultados são frustrantes. ”

Afinal? O que deve ser feito?

Primeira questão: de quem é a responsabilidade primária pela Comunicação com as equipes?

A resposta, por mais óbvia que seja, é simples. Ela é do líder da equipe. Manter seu time informado e sabedor das “coisas da empresa” é fundamental e, por que não dizer, umas das tarefas básicas do bom gestor. Afinal, ele lida com gente, certo? Jogar a culpa pela desinformação que circula no ambiente no RH ou mesmo nos canais de Comunicação Interna (“Ah, ninguém lê o jornalzinho! ”) é simplesmente fugir das responsabilidades.

O gestor efetivo e, por vezes, admirado, é aquele que estabelece um diálogo transparente e verdadeiro, reforçando a informação que circula nos canais oficiais e desfazendo boatos e/ou mal-entendidos.

Segunda questão: Informar X Comunicar

Os canais de comunicação oficiais de uma companhia devem ter a função básica de informar, ou seja, transmitir informações que a empresa julgue relevantes para seus colaboradores. Comunicação é outra coisa. É estabelecer diálogo e confiança entre as partes.

Toda empresa possui públicos diversos e heterogêneos, então abordar, influenciar e, especialmente, engajar toda essa miscelânea de perfis é uma das tarefas mais importantes de todo líder de equipe, conforme falamos acima. Os canais de Comunicação Interna, nesse prisma, servem como estopim ou reforço, mas nunca como fonte isolada de informações.

O que faço então?

Se você pegou o espirito da coisa, aqui vão algumas dicas básicas para melhorar a Comunicação Interna na sua organização e evitar o ZumZumZum da Rádio Peão.

  • Seja simples, claro e direto nos canais oficiais, não dando margem a interpretações “alternativas”;
  • Conscientize todos os gestores que uma das atividades essenciais das lideranças é se comunicar com seus subordinados e esclarecer dúvidas e posicionamentos da empresa em múltiplas questões;
  • Iniciativas mirabolantes, como rede social interna, programas de televisão corporativa e outras “novidades” bem custosas, jamais vão substituir o velho e bom “olho no olho”;
  • Agilidade e disponibilidade são fatores-chave: o bom gestor está sempre disponível para sanar dúvidas e mal-entendidos;
  • Ouvir, por vezes, é tão importante quanto falar;
  • Confiança é tudo: o que é falado deve ser cumprido. À risca. Sempre. Sem exceções.

Se quiser se aprofundar baixe o e-book sobre Comunicação interna que fizemos em parceria com o Great Place to Work.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, comunicação

Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios

Comunicação empresarial
28/12/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França