Mindset ágil: o que é e como desenvolver em sua equipe

Não é de agora que o mundo corporativo e o mercado de trabalho estão mudando.

Treinamento SOAP
18/12/2020
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Não é de agora que o mundo corporativo e o mercado de trabalho estão mudando. Saiba que, muitas inovações da atualidade não ficam restritas aos processos de trabalho, elas alcançam a mentalidade da liderança e dos colaboradores. Você já ouviu falar em mindset ágil?

É exatamente sobre isso que a metodologia ágil se trata. Profissionais com a mentalidade estruturada conseguem aproveitar suas habilidades no âmbito comportamental (soft skill) e no campo técnico (hard skills).

Isso aumenta a produtividade, cria ambientes corporativos agradáveis, melhora a visibilidade da empresa entre outros benefícios para a marca.

Neste conteúdo, separamos 4 dicas para você entender como aplicar o mindset ágil na sua gestão. Além disso, vamos falar das vantagens e onde poderá encontrar ajuda para implantar essa metodologia. As mudanças do mercado já estão acontecendo, não fique fora delas. Vamos lá?

O que é mindset ágil?

O mindset ágil é um método que busca formar profissionais com mentalidade ágil para inovar e gerar valor para os negócios e para os clientes. 

Certamente, você já deve ter ouvido falar nesses dois termos, em outras metodologias da administração e acredita que isso não se trata de nenhuma novidade.

Mas, diferentemente de outras estratégias, o mindset ágil procura fugir das amarras de processos tradicionais, driblando a burocracia e dando maior autonomia para as pessoas. Ai, está o sentido da agilidade do método. A ideia é agregar e crescer com a rapidez que o mercado exige.

Quais são os pilares do mindset ágil?

Como a tradução literal de mindset é mentalidade, devemos entender que cada pessoa tem uma maneira de enxergar o mundo. Segundo o escritor, psicólogo e jornalista, Daniel Goleman, a maneira que interpretamos o que acontece em nossa volta está pautada em pilares. Conhecê-los facilita o entendimento do mindset ágil.

Confira quais são os quatro pilares reconhecidos por ele:

  • biologia;
  • linguagem;
  • cultura;
  • experiência pessoal.

Biologia

A nossa condição física e orgânica influencia a maneira que enxergamos o mundo. Afinal, corpo e mente estão interligados e algumas limitações orgânicas podem alterar a nossa percepção. Uma dor, por exemplo, altera todo o nosso humor.

Linguagem

A linguagem utiliza é um conjunto de mecanismos que usamos para comunicar com os outros. Logo, precisamos saber usar a comunicação para atingirmos os nossos objetivos ao interagirmos com as outras pessoas.

Cultura

Segundo o determinismo freudiano, o homem é fruto do meio. Apesar de termos o livre arbítrio, com base nessa afirmação, somos moldados e refletimos alguns comportamentos dos grupos e das pessoas que convivemos.

Experiência pessoal

Mesmo sofrendo as influências do meio que convivemos temos a nossa particularidade. E a experiência pessoal muda a nossa percepção do que está em nossa volta.

Quais as vantagens de desenvolver o mindset ágil?

Conheça agora as principais vantagens que as corporações obtêm ao desenvolver o mindset ágil.

Melhora na produtividade

A busca pela inovação e por respostas e soluções rápidas da metodologia do mindset ágil proporciona a melhora e o aumento da produtividade nos empreendimentos.

Engajamento dos colaboradores

A gestão ágil trata os seus times com transparência e respeita as suas diferenças, com isso, consegue obter confiança e engajamento dos colaboradores.

Redução de custos

A alta produtividade e o engajamento dos colaboradores resulta em redução de custo. Logo isso aumenta os lucros e mantém a boa saúde financeira dos negócios.

Como aplicar o mindset ágil?

Separamos algumas dicas para você implantar o mindset ágil em suas rotinas. Confira quais são elas agora.

Agilize os seus processos

Para desenvolver o mindset ágil na gestão e equipe é preciso que os processos da organização sejam ágeis. Afinal, como aplicar essa metodologia em tarefas manuais, demoradas e repetitivas?

Além disso, uma das grandes mudanças geradas nos últimos anos é: não basta entregar o produto ou serviço ao cliente conforme um protocolo. Todo o processo anterior a essa entrega influencia os resultados da organização e das equipes.

Os processos precisam ser automatizados, mas devem ser humanizados. O ideal é que o foco esteja em alinhar a inovação da organização às preferências e necessidades do cliente.

Trabalhe o engajamento

Qualquer método, estratégia ou processo requer engajamento das equipes. Caso contrário, os resultados são prejudicados. Na metodologia ágil não é diferente. Todo o time precisa estar alinhado aos pilares do mindset ágil e envolvidos com a inovação da empresa.

Entretanto, a motivação e o engajamento não são alcançados do dia para a noite. Essa é uma questão relacionada à cultura da empresa, principalmente em relação ao desenvolvimento de colaboradores.

Nesse sentido, o ideal é que o negócio tenha um programa de gestão de talentos, de modo a trabalhar diversos pilares para o engajamento, motivação e comprometimento dos profissionais com a empresa.

Concentre-se no cliente

Líderes e gestores movidos pelo mindset ágil tem atitudes diferentes. Esse é um profissional que tende a ser pragmático, ou seja, mais realista, pé no chão, prático e objetivo.

Devido a essa característica, o gestor com mentalidade ágil tem uma maneira distinta dos demais ao analisar problemas, informações e dados. Esse gerente busca soluções focadas no cliente e na experiência do público da empresa.

O profissional ágil busca entregar valor ao cliente, por isso ele usa maneiras ágeis e práticas de agir. Mas, é claro, sempre alinhando essas características ao trabalho das equipes.

Um dos nomes mais influentes da vertente da metodologia ágil, Stephen Denning, autor da obra The Age of Agile (A Era do Ágil), dizia que essa mentalidade de foco no cliente é o contrário da mentalidade burocrática.

Em uma organização burocrática, apesar de considerarem os clientes nas decisões, o foco é ganhar dinheiro. Além disso, negócios burocráticos tendem a desvalorizar o trabalho em equipe. Tudo é feito por meio de divisões e pirâmides hierárquicas.

Entretanto, é importante ressaltar que o mindset ágil não, é algo que desenvolvido do dia para a noite. Não é como se hoje você fosse dormir e acordasse amanhã tendo essa mentalidade. Esse é um trabalho contínuo que requer treinamento.

Trabalhe a liberdade de reinvenção

Ao contrário de gestores com mentalidade burocrática, o mindset ágil preza a liberdade de reinventar, mudar processos e estratégias. Negócios que desejam aumentar sua competitividade e se diferenciar no mercado, precisam garantir essa liberdade aos gestores e líderes.

Para isso, é necessário desenvolver um senso de coletividade no trabalho. Afinal, se você não confia no trabalho do outro, como ele terá liberdade de aprimorar e reinventar processos?

Como treinamentos de comunicação podem ajudar no desenvolvimento de metodologias ágeis?

Perceba que os quatro pilares do mindset ágil envolvem diferentes meios da comunicação. Sejam eles corporais, comportamentais ou culturais. Todas essas condições podem ser lápidas e melhoradas para obtermos sucesso em nossas carreiras.

Para conseguir essa melhoria, a educação das equipes por meio de treinamentos é um dos caminhos mais recomendados para implantar o mindset ágil. Nós da SOAP podemos lhe ajudar, pois, oferecemos soluções in company para facilitar o aprendizado que os seus colaboradores precisam.

Então, percebeu que o mindset ágil é uma mentalidade que melhora a interação com os clientes e todo o clima e processos internos. Isso acontece devido ao aumento de eficiência gerado por essa metodologia e da maior cooperação e interação entre as equipes.Achou o assunto interessante? Gostaríamos de convidar você para conhecer as soluções in company da SOAP para que elas sejam o suporte para a implantação do mindset ágil em sua empresa.

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"



Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios

Comunicação empresarial
28/12/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França