BLOG MOMENTOS DECISIVOS


A melhor forma de melhorar qualquer discurso e apresentação

SOAP Apresentações Profissionais
2.812 views

Existem inúmeras técnicas para melhorar a forma de falar em público. Destas, existe uma que é incrivelmente simples, mas, ao mesmo tempo, muito poderosa: a Pausa. A pausa é um período de silêncio num discurso. Pode ser utilizada no final de uma frase ou como ponto de respiro entre partes de uma frase longa. E quando utilizada de forma correta, a pausa pode trazer mais benefícios do que aqueles que imagina.

 

Os Benefícios

  1. Dá tempo para que a audiência consiga refletir sobre o que acabou de ser dito – especialmente quando o apresentador acabou de apresentar algo profundo e que necessita reflexão ou uma quantidade muito grande de informação.
  2. Dá oportunidade ao apresentador para melhor estruturar a sua próxima frase. É impressionante quão melhor as nossas frases saem se tivermos alguns minutos para pensar antes de falar.
  3. Dá ao apresentador a oportunidade para respirar. Na pressa de tentar passar a maior quantidade possível de informação, muitos apresentadores esquecem-se de respirar. Isto compromete claramente a qualidade e a potência da voz, impossibilitando a correta entonação e deixando o apresentador sem fôlego. E o nosso cérebro não consegue funcionar sem oxigênio.
  4. Permite ao apresentador terminar, de forma elegante, de prestar atenção a um membro da audiência e focar-se noutro. Imagine: estar respondendo e prestando atenção ao gestor que está na primeira fila, depois pausa, e durante a pausa dirige-se à outra pessoa que lhe fez outra pergunta. A pausa serve então como facilitador no processo de transição.
  5. Ajuda a prevenir o uso desnecessário de expressões “bengalas”, como: aaaa, então, umm, pois, etc. Se a pausa for usada de forma estratégica, o apresentador não sentirá necessidade de utilizar essas bengalas, tornando o discurso mais fluido.
  6. Acaba por nos fazer falar com mais calma e pausadamente. Quando estamos em frente a uma audiência temos a tendência de falar mais rápido, o que é contraproducente porque torna mais difícil a recepção da mensagem por parte da audiência.
  7. Gera expectativas sobre o que o apresentador irá dizer em seguida.

 

E tudo isto é conseguido apenas com o correto uso do … sliêncio!

 

 

O que é que tememos tanto?

Porque é que é tão difícil para os apresentadores usarem corretamente a pausa?

 

Existem algumas razões.
Uma tem a ver com o fato de as pessoas acharem que o silêncio fica mal, que será interpretado como falta de preparação ou falta de conhecimento. Mesmo em situações informais, há sempre alguém que se sente desconfortável com situações de silêncio. Por isso, rapidamente preenche esse espaço em branco, falando sobre o tempo ou sobre outro qualquer assunto sem grande utilidade.

 

Outro problema, tem a ver com o fato da percepção de tempo ser diferente do apresentador para a audiência. Uns meros segundos para a audiência podem parecer uma eternidade para quem está discursando.

 

Qual é então o resultado? As pessoas pensam que estão de alguma forma condenadas ao insucesso se pararem de falar por uns segundos. E por isso acabam perdendo estes 7 grandes benefícios que apresentamos anteriormente.

 

 

A Grande Vantagem

Pausas até 2 segundos são perfeitamente aceitáveis e são uma grande vantagem para o apresentador.

 

Por isso, ganhe coragem, experimente o uso estratégico da pausa e faça da sua próxima apresentação, uma grande apresentação.