Integração: como receber e engajar novos colaboradores na sua empresa

Você conhece aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? No ambiente de trabalho, ele vale ainda mais.

Treinamento SOAP
03/07/2018
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Você conhece aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? No ambiente de trabalho, ele vale ainda mais. Para os novos colaboradores, os primeiros dias em uma empresa são delicados: se algo estiver fora do lugar, sua experiência já começará mal — e sua motivação será afetada. Por isso, torna-se indispensável realizar um bom processo de integração, que ajude o funcionário a sentir-se acolhido por toda a equipe e a criar um elo de confiança com a empresa.

Um onboarding eficiente, porém, não tem a ver apenas com um rápido treinamento, em que são apresentados a missão, a visão e os valores da empresa. O processo de integração demanda um tratamento menos “automatizado”. Mas de que forma fazer isso?

Neste artigo, conversamos com Ricardo Haag, diretor da empresa de recrutamento Michael Page, para reunir algumas dicas menos convencionais. Confira!

Dicas de como fazer a integração de novos colaboradores

Comece a integrá-los antes do primeiro dia

Haag lembra que, atualmente, existem empresas que iniciam o processo de integração antes mesmo do primeiro dia de trabalho. Um exemplo é o envio de cestas de boas-vindas para que o funcionário desfrute com a família. Outra opção, que não envolve um agrado material, é apresentar a equipe com a qual o “novato” trabalhará por meio de vídeos.

O diretor da Michael Page sugere que os funcionários que já atuam na empresa façam gravações não muito longas para se apresentem ao novo colega, de modo que ele possa se familiarizar antes de começar no novo emprego.

Da mesma forma, o recém-chegado pode enviar um vídeo em que conta um pouco de si. Assim, os outros colaboradores irão conhecê-lo antes da sua chegada.

Faça uma recepção calorosa dos novos colaboradores

Uma ação simples, mas que muitas empresas deixam de organizar, é a recepção dos recém-contratados. “O primeiro dia em um novo emprego é muito especial e sempre será lembrado pelo colaborador, tenha sido bom ou ruim; e por isso merece um tratamento diferenciado”, explica Haag.

Assim, no momento da chegada, o ideal é que o gestor da área para a qual o funcionário foi contratado esteja à disposição para recebê-lo. O local de trabalho — seja uma sala ou apenas a mesa em que ele trabalhará — também deve estar organizado e livre.

Para completar, um kit de boas-vindas com materiais de trabalho pode causar uma ótima impressão. Essas pequenas atitudes mostram ao colaborador que a empresa estava à sua espera e que deseja que ele esteja ali, fazendo-o se sentir mais confortável. Nada pode ser pior, para quem chega, do que não ter mesa ou cadeira de trabalho.

Organize a agenda para os primeiros dias

Outro diferencial na realização de um bom onboarding, de acordo com Haag, é deixar um cronograma preparado para os primeiros dias dos novos colaboradores. Considere que esse é o momento em que precisam se familiarizar com os processos da empresa e com seus novos colegas de trabalho.

Por isso, a equipe pode montar uma programação com reuniões marcadas para que os novos colaboradores conheçam as pessoas com quem terão contato frequente e que podem ensinar um pouco mais sobre a organização.

Além disso, essa agenda deve incluir os treinamentos corporativos necessários para o recém-chegado aprender a lidar com as ferramentas de sua função. Dessa forma, você não apenas prepara o novo colaborador, mas estimula seu engajamento, além de construir relações mais próximas entre ele e o restante da equipe.

Se você ainda tiver dúvidas, pode contar conosco. Em parceria com o Great Place to Work e a Michael Page, a SOAP está desenvolvendo um Guia Definitivo do RH. Nele, os processos de atração, recrutamento, integração e permanência são abordados com profundidade. Para ter acesso ao primeiro capítulo (atração), clique aqui.

mulher negra com roupa corporativa sorrindo enquanto navega em um tablet em fundo preto e o seguinte texto "E-book gratuito - Guia completo do RH"


Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Comunicação verbal e não verbal: entenda o que são e quais os benefícios

Comunicação empresarial
28/12/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França