Ícones: grandes aliados para ilustrar uma apresentação

SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016

Os pictogramas (do latim picto – pintado + grego graphe – letra) são elementos gráficos que permitem a identificação de uma mensagem. Ícones que fazem parte de um sistema de sinalização, para indicar/representar algo ou alguma ideia. Possuem uma linguagem de síntese com formas simples, compactas, esquematizadas e precisas, pois servem para serem vistos e entendidos de forma rápida e clara.

 

Origem e aplicações

Nos anos 20 foi criado o sistema de representação pictórica internacional desenvolvido em Viena pelo movimento ISOTYPE International System of Typographic Picture Education (sistema internacional de educação tipográfica pictórica), fundado pelo filósofo, economista e sociólogo Otto Neurath. O objetivo era criar uma forma facilitada de comunicação, alternativa ao alfabeto, que fosse acessível a todos e atravessasse fronteiras alcançando questões culturais particulares e universais independente do contexto. Gerd Arntz  foi o designer responsável pelo sistema pictórico da ISOTYPE. Um conjunto de 4000 símbolos para transmitir informações econômicas e sociais para o público em geral.

ilustrar-uma-apresentacao_1 ilustrar-uma-apresentacao_2
Exemplo clássico da utilização do ISOTYPE

 

O Legado do ISOTYPE

A Criação deste sistema revolucionou o modo como os designers passaram a projetar sistemas de sinalização, como por exemplo para aeroportos, hospitais, repartições públicas e eventos. Os jogos olímpicos tradicionalmente representam os esportes através de pictogramas. Confira o conjunto criado para as Olimpíadas do Rio 2016, criado pelo estúdio Dalton Maag.

 

ilustrar-uma-apresentacao_3

 

O legado do ISOTYPE é percebido em toda parte, influencia inclusive o que chamamos hoje de infografia. Está presente no design de websites, aplicativos, interfaces em geral e claro, também no design de apresentações. Num mundo cada vez mais poluído de informação, reduzir um assunto ou um tema à simplicidade absoluta virou mais do que uma tendência.

 

Como usar pictogramas para ilustrar uma apresentação

Para algumas pessoas pode parecer muito difícil ilustrar uma apresentação. Mas, na verdade, não é. Veja a seguir alguns exemplos de como os ícones podem ser facilmente usados na criação das telas da sua apresentação. Valorizando os tópicos: Ao invés de colocar tudo em bullet points você pode ilustrar cada tópico com um ícone e brincar com a diagramação, usando também a disposição dos elementos em favor da sua mensagem.

 

ilustrar-uma-apresentacao_4
Tela para apresentação da globo.com.


ilustrar-uma-apresentacao_5
Tela para apresentação dda Go Associados.

Tornando dados mais atrativos: Costumamos dizer que dados são matérias primas para uma apresentação chata, então coloque apenas aqueles que são realmente relevantes para a audiência e ilustre à que o número se refere com um ícone, isso torna a informação visualmente mais atrativa e memorável.

ilustrar-uma-apresentacao_6
Tela para apresentação do Grupo Boticário.

Ilustrando a mensagem principal: Os ícones também podem ser usados em composição com outros elementos para ilustrar uma mensagem de forma mais sofisticada. Observe o exemplo abaixo.

ilustrar-uma-apresentacao_7
Tela para apresentação do Gustavo Caetano para o evento LIKE the Future.

Existem vários sites na internet onde você pode baixar ícones grátis em formato .png para usar em suas apresentações, como o http://thenounproject.com/ e o http://www.flaticon.com/.

Baixe, use e abuse! Aproveite para valorizar o visual de suas apresentações e transmitir suas mensagens de forma mais atraente, rápida e eficaz. 🙂

Até breve!

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.