11 habilidades do futuro para você se tornar o profissional procurado pelo mercado

SOAP Apresentações Profissionais - 25/01/2021

Os modelos de contratação profissional estão em constante processo de mudança, e vence a concorrência quem busca desenvolver as habilidades do futuro. Afinal, é preciso estar preparado para as transformações que ocorrerão em diferentes áreas, como Comunicação, Tecnologia, Computação, etc.

Portanto, pense a respeito da evolução de sua carreira nos últimos cinco anos e, agora, imagine o que pode mudar nos próximos cinco. Lembre-se de que suas habilidades dizem, aos empregadores, o que você pode fazer, como pode fazer e, até mesmo, quem você é. 

Afinal, seu perfil profissional vai além dos títulos acadêmicos, englobando também competências pessoais e interpessoais. Inclusive, você sabia que algumas habilidades, a exemplo da flexibilidade cognitiva e da inteligência emocional, foram eleitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essenciais para a formação de um profissional do futuro? 

Apresentamos as skills que serão mais requeridas pelo mercado de trabalho. Estas são as 11 habilidades do futuro:

  1. comunicação;
  2. flexibilidade cognitiva;
  3. inteligência emocional;
  4. criatividade;
  5. capacidade de resolver problemas complexos;
  6. negociação;
  7. capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões;
  8. liderança;
  9. gerenciamento de pessoas;
  10. pensamento crítico;
  11. empreendedorismo.

Essas habilidades, que se complementam e devem ser equilibradas para se ter um profissional completo, geralmente, são divididas em dois grupos: soft skills e hard skills. Você sabe diferenciá-las?

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

Você sabia que, segundo levantamento da Page Personnel realizado entre janeiro e agosto de 2018, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico (hard skill) e demitidos pelo comportamental (soft skill)? E os principais motivos são: conduta inapropriada ou inesperada.

O resultado foi obtido a partir de entrevistas realizadas com 1.400 executivos de RH de companhias dos setores de marketing, RH, vendas, varejo, TI, construção, propriedade, finanças e engenharia. 

Mas você sabe o que são as soft e as hard skills? Então, as soft skills são menos concretas e mais difíceis de serem quantificadas do que as hard skills, pois estão ligadas a seu temperamento, personalidade e qualidades, como ser confiável, organizado ou profissional.

As hard skills são habilidades profissionais que, de alguma maneira, podem ser mensuradas. Elas vêm de um conhecimento específico — uma combinação entre formação e treinamentos no trabalho — e, geralmente, estão ligadas aos aprendizados ou tecnologias específicas, adquiridos, mais comumente, por meio de graduação, mestrado ou cursos profissionalizantes.

E a boa notícia é que há cursos que podem ajudar você a desenvolver todas essas habilidades do futuro! O curso de inteligência emocional, por exemplo, permite que você se torne um profissional capaz de exercer uma influência positiva sobre si mesmo e sobre as pessoas com quem você convive diariamente.

Além disso, aprendizados desse modelo auxiliam os profissionais a lidar com mudanças, desafios e situações, como falar em público e solucionar conflitos no trabalho.

Quais são as habilidades do futuro mais importantes para um profissional?

Muitos profissionais são bem instruídos, mas não apresentam as habilidades necessárias para conseguir o emprego que desejam. Portanto, se você quer se destacar em sua área de atuação, precisa conhecer as 11 habilidades do futuro que se espera encontrar no perfil dos profissionais nos próximos anos!

profissionais dando as mãos, fazendo um acordo e exercendo as habilidades do futuro

1. Comunicação

A comunicação é uma das principais habilidades do futuro. Afinal, de nada adianta ser um profissional com muitas capacitações técnicas, se você não for capaz de se comunicar com eficácia e eloquência. Portanto, é fundamental transmitir suas ideias, seja oralmente ou por escrito.

E saiba que as empresas valorizam muito essa capacidade, principalmente, para quem é de áreas como vendas ou relacionamento com o cliente, por exemplo. Saber se comunicar bem é fundamental para ter sucesso nas tarefas desenvolvidas diariamente, seja ao lidar com líderes e colegas de trabalho, ao expor ideias ou apresentar projetos e relatórios.

2. Flexibilidade cognitiva

A adaptabilidade e flexibilidade cognitiva são duas habilidades muito importantes no campo profissional para os próximos cinco anos. Isso porque, para que os profissionais tenham sucesso no futuro, é necessário saber se adaptar facilmente e acompanhar as mudanças. 

Eles também precisam ter flexibilidade cognitiva, uma vez que precisam ser capazes de mudar seu pensamento na mesma velocidade em que novos problemas e situações surgem no ambiente profissional.

O mercado valoriza os profissionais que são capazes de olhar uma situação de vários ângulos e formular o melhor plano de ação.

3. Inteligência emocional

Ser capaz de entender os outros e a si mesmo, por meio da inteligência emocional, está entre as principais habilidades do futuro. Dessa forma, é possível estabelecer conexões com qualquer pessoa no ambiente de trabalho, o que é essencial em qualquer setor. 

Um profissional que é capaz de controlar suas respostas emocionais para tomar decisões racionais se destaca no mercado. Veja um exemplo: ocorre uma tensão entre você e seu chefe durante uma reunião por discordarem um do outro, e você age impulsivamente.

Isso não ocorreria, caso estivesse trabalhando a sua inteligência emocional. Afinal, você conseguiria se concentrar em agir da forma correta, ou seja, aguardando a finalização da reunião, para passar a ele um feedback construtivo.

4. Criatividade

A criatividade influencia a inovação. Por isso, as empresas gostam de colaboradores que se destacam por descobrir formas de desempenhar atividades diferenciadas, que ninguém mais se deu ao trabalho de pensar sobre o assunto.

As empresas e o mercado valorizam profissionais criativos e inventivos, porque a alta competitividade e o novo perfil dos consumidores exigem um profissional capaz de apresentar novidades e aperfeiçoar os processos. 

5. Capacidade de resolver problemas complexos

O profissional do futuro terá que apresentar a capacidade de resolver problemas, às vezes nunca vistos, que podem envolver outras áreas e a capacidade de lidar com pessoas. 

Portanto, quem demonstrar ter criatividade, pensamento estratégico e segurança para agir em momentos complicados pode se dar muito bem! Essa é a perfeita combinação entre inteligência emocional e cognitiva.

6. Negociação

Não importa em qual setor você trabalha, sempre é preciso negociar algo, certo? Mesmo sem reparar, isso faz parte da nossa vida. O profissional que domina essa habilidade pode convencer pessoas ao vender seus argumentos e ideias, além de saber negociar prazos e valores ou fechar novos trabalhos com clientes, de forma a beneficiar a empresa e o contratante.

As empresas buscam aqueles que saibam negociar em situações de conflito, para que haja um bom entendimento entre os funcionários e manutenção do bom clima organizacional. 

7. Capacidade de ter bom julgamento e tomar decisões 

Os profissionais do futuro deverão ter a capacidade de ler e interpretar informações, ter novos insights, tomar decisões baseadas em dados concretos, analisar números e agir estrategicamente.

O mercado deseja profissionais preparados que saibam lidar com a complexidade das situações e encontrar soluções alinhadas aos objetivos e propósitos do negócio.

8. Liderança

A liderança também está na lista de habilidades do futuro que serão essenciais para os profissionais se destacarem no mercado. É preciso saber que, além de liderar, um bom líder tem que ser capaz de trabalhar em equipe, distribuir tarefas, ser coordenado ou coordenar, compartilhar, interagir e se autoliderar.

O mercado exige pessoas mais autônomas, capazes de administrar seu próprio tempo e tomar frente das situações. 

9. Gerenciamento de pessoas

A gestão de pessoas está diretamente conectada à inteligência emocional, e essa é uma ferramenta de grande relevância para o profissional do futuro. Isso porque, quem é capacitado para gerenciar pessoas contribui com o aumento da produtividade, motiva as equipes e responde aos anseios dos colaboradores.

Quando suas necessidades são atendidas, os funcionários ficam mais entusiasmados a corresponder às demandas de produtividade e criatividade da empresa. Sendo assim, ambos os lados só tem a ganhar.

10. Pensamento crítico

Entre as habilidades do futuro exigidas pela maioria das empresas está o pensamento crítico — que é quando você exerce a capacidade de ver as situações de maneira crítica, isto é, deixando de lado as suas opiniões e crenças. Dessa forma, será possível encontrar soluções efetivas para problemas e projetos, por exemplo.

Quem investe nessa habilidade só tende a ganhar na carreira devido à sua grande influência no ambiente de trabalho, podendo se destacar profissionalmente. 

11. Empreendedorismo

As empresas estão procurando colaboradores que farão a diferença. Por isso, o profissional dos próximos anos deve ter um perfil diferenciado. Por exemplo, ele precisa ter atitudes com visão de futuro que possam dar início a mudanças e ideias. 

O mercado exige pessoas que sejam capazes de criar, buscar novas oportunidades e colocar novas soluções em prática. 

Todas essas habilidades do futuro podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e cursos, como técnicas de comunicação e oratória, gerenciamento das emoções e comunicação interpessoal corporativa, que farão diferença em sua carreira e poderão ajudar na disputa por uma vaga de trabalho. Um profissional que apresenta a combinação de soft e hard skills é uma peça fundamental para o crescimento de uma empresa.

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