Festival Cannes Lions 2018: confira os destaques de criatividade e inovação na publicidade

Reconhecido como o principal evento de criatividade e publicidade do mundo, o Festival Cannes Lions chegou a sua 65ª edição em 2018.

Treinamento SOAP
23/06/2018
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Reconhecido como o principal evento de criatividade e publicidade do mundo, o Festival Cannes Lions chegou a sua 65ª edição em 2018. Premiando projetos desenvolvidos em diferentes setores por sua originalidade, Cannes costuma reunir anualmente mais de 16 mil pessoas e 4700 empresas em palestras, workshops, eventos de networking e aulas. Durante cinco dias, a cidade francesa se torna fonte de inspiração, celebração e aprendizagem, impulsionada pela crença de que a criatividade é uma força para os negócios.

Como uma empresa focada em apresentações profissionais e que lida diariamente com criatividade e inovação, a SOAP está atenta a tudo que acontece no universo da comunicação. Por isso, reunimos aqui um apanhado dos melhores momentos do festival, que aconteceu entre 18 e 22 de junho, para que você também fique por dentro e se inspire nesses grandes projetos!

Titanium Grand Prix e o grande campeão do Festival

Altamente cobiçados pelos profissionais que inscrevem seus projetos, os Titanium Lions foram criados para homenagear trabalhos de marketing que não se encaixam perfeitamente nas categorias tradicionais do festival.

Seu principal prêmio, o Titanium Grand Prix de ideia do ano, foi vencido pela campanha “Palau Pledge”, realizada pela agência de publicidade australiana Host/Havas Sydney, para o Projeto Palau Pledge.

A ação foi desenvolvida para conscientizar as pessoas sobre o efeito ambiental do turismo de massa na ilha de Palau, um dos menores países do mundo, localizado na Oceania. O propósito do projeto é realizar um acordo com os visitantes, que devem prometer proteger o meio ambiente ao entrar no país registrando uma assinatura no carimbo de visto em seus passaportes.

O compromisso também ganhou uma versão online, que funciona como fonte para todas as informações ambientais e de visitantes da ilha. Além disso, foi criado para a página uma animação que introduz o conceito da campanha, contando a história de um gigante que aprende sobre os danos que pode causar a um ecossistema frágil.

Consagrada pelos avaliadores, “Palau Pledge” tem criação do brasileiro Gustavo Vampré, e foi a única peça a conquistar 3 GPs no festival neste ano. Além do Titanum, faturou ainda o Grand Prix dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e também de Direct.

Grand Prix de Excelência em Planejamento de Mídia

A britânica MediaCom foi a agência mais indicada a prêmios durante o Festival Cannes Lions deste ano – foram oito, além das categorias conquistadas. Presenteada com o Grand Prix de Excelência em Planejamento de Mídia por seu trabalho para a Tesco no Reino Unido, a empresa ainda faturou dois Leões de prata e um de bronze para suas campanhas com a Gillette da P&G em Israel.

“Tesco’s Food Love Stories”, campanha que deu à MediaCom seu prêmio máximo, permitiu que o gigante do varejo do Reino Unido transformasse a compra de alimentos em algo emocional. Em sua primeira campanha nos últimos três anos, a Tesco inovou ao escolher como temática para sua publicidade “a comida que você adora cozinhar para as pessoas que você ama”. Como resultado, viu um crescimento de 53% nas pontuações de qualidade, tornando a Food Love Stories uma campanha altamente eficaz.

 

Brasil se torna o terceiro país mais premiado da edição

Durante o festival, o Brasil esteve mais do que bem representado nos quesitos criatividade e inovação.

Ao todo, o país faturou 101 Cannes Lions (2 Grand Prix, 9 Ouros, 31 Pratas e 59 Bronzes), ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A campanha foi superior à do ano passado mesmo com a queda de 29% no número de inscrições deste ano.

As agencias Grey, David e África lideraram o ranking das premiações brasileiras, chamando atenção pelas suas campanhas de alta performance. Confira os destaques do país durante o festival em Cannes:

  • Detector de Corrupção – Agência Grey Brasil para o Reclame Aqui

O aplicativo gratuito Detector de Corrupção foi vencedor do Grand Prix na categoria Mobile, algo inédito entre empresas brasileiras. A ferramenta, desenvolvida pela Agência Grey para o site Reclame Aqui, utiliza o reconhecimento facial para detectar processos de corrupção de políticos que estão na Justiça. Basta apontar o celular para uma foto, notícia na TV ou algo do tipo, e o app exibe todas as informações sobre a pessoa em questão.

https://youtube.com/watch?v=MoBzCkGeSI0
  • Tagwords – Agência África para a Budweiser

Outra campanha agraciada, desta vez pelo Grand Prix de Print & Publishing, foi a Tagwords. A ação, desenvolvida pela Agência África para a Budweiser, incentiva o público a buscar no Google algumas palavras-chave para descobrir como a marca se conectou com o mundo da música ao longo dos anos.

A busca faz os curiosos encontrarem imagens que provam que a cerveja passou pelas mãos de músicos muito conhecidos.

  • Essa Coca é Fanta. E daí? – Agência David para a Coca-Cola

A expressão “essa Coca é Fanta”, usada cotidianamente por seu cunho homofóbico foi incorporada pela Agência David para mostrar seu apoio à comunidade LGBT e a luta pelos seus direitos. O projeto rendeu  à empresa, em conjunto com a Coca-Cola, três Leões de Ouro, dois de prata e dois de bronze.

Se você se interessa por comunicação e quer arrasar nos momentos decisivos – assim como todas essas campanhas premiadas em Cannes Lions – não deixe de ficar de olho nas novidades no blog e nas redes sociais da SOAP.

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Tags: apresentações, linguagem visual

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