SOAP Apresentações Profissionais - 18/08/2020
Os colaboradores de uma empresa fazem uma grande diferença competitiva em qualquer negócio. Por isso, é importante mantê-los informados, engajados e comprometidos com os resultados da companhia, e uma das formas de conquistar esse objetivo é utilizar as ferramentas de comunicação interna.
A comunicação interna também é fundamental, por exemplo, para o bom funcionamento dos projetos dentro das empresas e para o aumento de produtividade – ao conectar pessoas, os problemas de comunicação entre os diferentes setores da empresa podem ser evitados.
Segundo a Towers Watson, as companhias que utilizam uma estratégia efetiva de comunicação interna têm performance 3,5 vezes melhor do que seus concorrentes.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 63% das empresas pensam que um dos processos mais importantes em um ambiente corporativo é a comunicação interna.
Pensando nisso, criamos este conteúdo para você conhecer algumas ferramentas de comunicação interna, com suas vantagens e desvantagens no dia a dia. Vamos lá?
O e-mail é uma das ferramentas de comunicação interna voltada para conteúdos formais ou informais, podendo conter informações importantes ou rápidas e rotineiras.
Devido à sua pluralidade de informações e fontes, ele não deve ser utilizado como a única ferramenta de comunicação interna em uma empresa.
Vantagens:
Desvantagens:
A TV Corporativa online é uma tendência entre as ferramentas de comunicação interna disponíveis nas empresas, oferecendo um canal de TV exclusivo aos colaboradores.
Essa ferramenta pode ser usada para incrementar campanhas de endomarketing, ações de gamificação, avisos, treinamentos e outras ações.
As TVs são posicionadas em lugares estratégicos na empresa e exibem vários tipos de conteúdo o dia todo.
Vantagens:
Desvantagens:
Também conhecido como jornal de parede ou jornal mural, ele é uma das ferramentas de comunicação interna mais antigas. No entanto, ainda é muito usado nas organizações.
Os murais devem ser instalados em locais de grande circulação na empresa para que os textos e imagens sejam de fácil acesso a todos os colaboradores.
Vantagens:
Desvantagens:
A intranet interliga departamentos e unidades por meio de uma rede de computadores com acesso limitado aos colaboradores. É uma das melhores ferramentas de comunicação interna, pois guarda as informações em um só lugar, nos servidores, e serve também como um acervo de arquivos.
Vantagens:
Desvantagens:
Os aplicativos são algumas das novas ferramentas de comunicação interna que surgiram para acompanhar as mudanças nos hábitos das pessoas. Com eles, a comunicação entre os colaboradores foi facilitada, principalmente em empresas que têm funcionários que viajam ou trabalham em escritórios sem acesso a computadores.
Os aplicativos podem ser usados na gestão de projetos, na divulgação de informações sobre datas e eventos importantes ou na realização de avaliações e pesquisas de opinião. Alguns deles são: Slack, HipChat e Microsoft Teams.
Além deles, há também os aplicativos/programas de chamadas de vídeo que facilitam a comunicação pessoa a pessoa e também permitem a realização de conferências com um número maior de usuários, como o Skype, Zoom, Google Duo e o Cisco Webex Meetings.
Há ainda o WhatsApp que, apesar de ser uma ferramenta de comunicação pessoal, é usado em muitas empresas, em grupos menores. As empresas adicionam os colaboradores em listas de transmissão para envio de informações importantes.
Vantagens:
Desvantagens:
Junto à TV corporativa, a rede social corporativa é uma das ferramentas de comunicação interna que são tendência nas empresas. Semelhante a redes sociais conhecidas, a rede social corporativa permite a colaboração de todos os funcionários e favorece a comunicação horizontal, aproximando áreas diferentes da empresa.
Alguns exemplos dessa ferramenta são o Workplace, a rede social do Facebook exclusiva para empresas; e o Yammer, da Microsoft.
Vantagens:
Desvantagens:
O jornal e a revista impressa parecem ferramentas de comunicação interna ultrapassadas, mas ainda são usadas em muitas empresas ou indústrias que ainda não aderiram à sua distribuição por meio digital.
O recomendado é que o jornal foque em notícias e acontecimentos que não perderão a validade, pois isso evita que ele seja descartado imediatamente.
Vantagens do jornal e revista impressa:
Desvantagens do jornal e revista impressa:
Vantagens do jornal e revista digital:
Desvantagens do jornal e revista digital:
Como você viu neste conteúdo, são muitas as ferramentas de comunicação interna que podem ser usadas dentro das empresas, porém não é somente uma questão de quais utilizar e sim de garantir que a mensagem chegue de forma clara a quem precisa, seja um grupo ou todos os colaboradores.
A escolha das ferramentas vai depender dos objetivos que se deseja alcançar com essas ações, do perfil dos seus colaboradores e da cultura da sua empresa.
Como todos somos diferentes, cada um prefere um tipo ou outro de conteúdo. Por isso, quando a mensagem é transmitida em diversas ferramentas, as chances de ela não se perder e chegar a todos é maior.
Após conhecer algumas ferramentas de comunicação interna para a sua empresa e entender sua importância, compartilhe o nosso conteúdo com seus colegas de trabalho!
Materiais Gratuitos
Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.
SOAP Treinamentos
Cursos de comunicação corporativa para você.