Conheça os estilos de aprendizagem para personalizar suas apresentações

SOAP Apresentações Profissionais - 06/01/2021

O profissional que quer ter sucesso em suas  apresentações corporativas deve conhecer profundamente os estilos de aprendizagem. Afinal, cada indivíduo tem a sua própria maneira de captar as informações e enviá-las para o cérebro para transformá-las em conhecimento. 

 

Ou seja, o apresentador deve adaptar a sua apresentação para as principais inteligências. Esse é o segredo de uma boa comunicação interpessoal. 

 

Basicamente, os estilos de aprendizagem, são a representação de parte dos nossos cinco sentidos — visão, audição, o tato, o olfato e o paladar. Cada pessoa costuma ter um ou mais deles desenvolvidos. Você já viu falar “Nossa, ele é tão observador”. O segredo das apresentações está aí. 

 

Pensando nesse desafio para os apresentadores, elaboramos este artigo com os três principais estilos de aprendizagem. Dominando cada um deles, você será capaz de criar apresentações personalizadas e com mais eficiência que atendam a expectativa de todos os participantes. Boa Leitura!

 

Estilo de aprendizagem visual

Já ouviu falar em São Tomé? Aquele que só acreditava vendo? Então, os indivíduos que apresentam esse estilo de aprendizagem são bastante parecidos com ele. São aquelas pessoas que têm uma memória fotográfica, ou seja, facilidade de gravar imagens.

 

Pessoas com estilo de aprendizagem visual tendem a fazer anotações para assimilar algo ou gravar na memória. Elas não se satisfazem ou não se dão bem apenas ouvindo o apresentador. 

 

Para que você consiga prender a atenção de um público visual, a sua apresentação precisa de algumas características. Alguns recursos ricos que podem incrementar as apresentações são:

 

  • desenhos;
  • gráficos; 
  • pinturas;
  • cores;
  • mapas mentais;
  • apostilas.

 

Estilo de aprendizagem auditivo

O nome desse estilo de aprendizagem já dá uma dica de qual dos cinco sentidos os indivíduos desse grupo têm de mais desenvolvido. 

 

As pessoas que têm a audição dominante, quando ouvem alguma informação, logo gravam. Eles tendem a gostar muito de podcasts, por exemplo. 

 

Às vezes, até podemos pensar que elas são meio malucas, pois costumamos vê-las conversando sozinhas. Porém, não são. 

 

Então, não se assuste, pois elas estão apenas usando o recurso da audição para que os seus cérebros entendam a informação como importante e grave por mais tempo. Os músicos em geral têm essa habilidade bastante desenvolvida.

 

Sabendo disso, veja o que você precisa na hora de montar as suas apresentações para agradar essas pessoas:

 

  • músicas;
  • histórias;
  • piadas;
  • charges.

 

Estilo de aprendizagem cinestésico

Esse termo pode parecer um pouco estranho, mas se pesquisarmos a origem e o significado dessa palavra vamos perceber que ela está associada à percepção de movimentos musculares. Nesse momento você já pode pensar, mas o que isso tem a haver com estilo de aprendizagem?

 

A relação do estilo de aprendizagem cinestésico com movimentos musculares se deve ao fato de que determinados indivíduos desenvolvem a capacidade de aprender por meio de situações práticas da vida. Ou seja, eles são extremamente ativos. São aqueles que não se prendem muito às teorias.

 

Imagine aquelas pessoas mais agitadas. No caso das crianças nas escolas, as professoras costumam considerá-las hiperativas. Mesmo quando adultas, elas não conseguem ficar muito tempo ouvindo uma história ou lendo um texto extenso em um local silencioso demais. 

 

Sendo assim, você já entendeu que tem pela frente mais um grande desafio. Para esse público, é importante criar estratégias que chamem a atenção desses indivíduos e sejam apresentações criativas

 

O ideal é que não sejam muito maçantes e monótonas, do contrário elas são capazes de levantar das suas cadeiras e ir embora, ou ficarem um período fora da sala do auditório. 

 

Veja as dicas que preparamos para você manter a turma com as características do estilo de aprendizagem cinestésico interessada na sua apresentação:

 

  • crie debates;
  • se possível faça pequenos intervalos;
  • movimente-se no palco;
  • dê exemplos práticos,
  • evite ficar somente na teoria;
  • faça provocações e indagações.

 

Esses são os estilos de aprendizagem considerados mais relevantes pelos especialistas. São eles que diferenciam os indivíduos presentes nos eventos. Então, não perca tempo, coloque um pouco de cada estilo em sua próxima apresentação e acelere o seu potencial de comunicação.  

 

A SOAP Apresentações é especialista em ajudar empresas nos momentos mais desafiadores, ou seja, na comunicação e nas apresentações. Com cursos completos e totalmente online, você dominará não só os estilos de aprendizagem, mas todas as técnicas para reuniões e apresentações eficientes.

 

Agora que conhece os estilos de aprendizagem, conheça o nosso curso Comunique-se e desenvolva técnicas poderosas para todos os tipos de apresentações!

Curso

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.