Vícios de linguagem: por que eles podem atrapalhar a sua comunicação?

Entenda como e por que os vícios de linguagem podem empobrecer sua fala e tornar sua comunicação confusa e complicada

Treinamento SOAP
14/12/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Os vícios de linguagem são aquelas palavras cotidianas que teimam em aparecer diversas vezes enquanto falamos. Embora não cheguem a ser um problema, elas podem incomodar em uma apresentação. 

Pense na forma como você se comunica, exemplo: sempre existe aquela palavrinha que você usa como “muleta” no meio das frases? Não precisa se sentir mal por isso, quase todo mundo tem alguma — as manias de falar palavrão ou de usar interjeições sem sentido como “tipo”, são as clássicas. 

Mas esse hábito pode estragar a performance de qualquer palestrante, principalmente por gerar falhas na comunicação e a sensação de insegurança e de que há um despreparo em relação ao conteúdo, o que pode desviar a atenção do ouvinte. 

Se você quer entender por que os vícios de linguagem atrapalham sua comunicação e como se livrar deles, leia o artigo na íntegra e fique por dentro. 

O que são vícios de linguagem? 

Basicamente, os vícios de linguagem referem-se ao uso frequente e instintivo de termos e expressões inadequados que, quando repetidos em excesso, comprometem a qualidade do discurso ou mensagem. Em uma apresentação profissional, eles se tornam ainda mais equivocados, podendo prejudicar o resultado. 

Os vícios de linguagem podem ser representados pelo uso incorreto de palavras ou apenas equívocos na estruturação de frases. No geral, os vícios mais comuns são o uso de clichês, ou seja, expressões previsíveis e sem originalidade que nada acrescentam ao texto. 

Além disso, são caracterizados pelo uso excessivo da mesma palavra ou expressão, uso desnecessário de palavras que repetem ideias — o famoso pleonasmo —, ambiguidade e redundância. 

Evitar vícios de linguagem é fundamental para quem quer garantir uma comunicação clara, concisa e eficaz. E isso não só na comunicação oral, mas na escrita também. Por isso, é importante revisar os textos dos slides e treinar antes de uma apresentação. 

Leia também: 3 habilidades de comunicação mais buscadas pelo mercado para 2024 

Quais são os exemplos mais populares de vícios de linguagem? 

As pessoas que mais sofrem com os vícios de linguagem são, geralmente, aquelas que pensam e falam rápido demais durante a apresentação. A falsa crença de que é preciso falar sem parar facilita o surgimento de possíveis vícios. 

O fato é que entrar no modo “aperta o play e vai”, só atrapalha. É importante se preparar, ou seja, elaborar o discurso que deseja transmitir para evitar repetições de termos e expressões tidos como vícios de linguagem. 

Alguns exemplos comuns de expressões que não adicionam nenhuma informação relevante à mensagem e poluem a comunicação são interjeições ou expressões cuja função é ocupar vazios da fala: “hã”, “tá”, “né”, “ok”, “hum”, “tipo”, “e aí”, “aaaaaah”, “ééééééé”, “veja bem”, “é relativo”, “entende?”, entre outras. 

O gerúndio e diminutivo também podem ser um vício de linguagem, pois fazem modificações nas palavras. Se você faz isso com vários verbos e substantivos, preste atenção — pode estar usando um recurso desnecessário. 

Cuidado ao usar uma palavra em todas as situações, isso pode esvaziar o sentido dela. Um bom exemplo é o advérbio literalmente. Quantas vezes não ouvimos “literalmente” sem a pessoa querer dizer algo literal? 

Os modismos também se encaixam como vícios de linguagem e tornam a fala semelhante em discursos distintos. Palavras como “mindset”, “disruptivo” e “assertivo”, são alguns dos clichês do momento. 

Por que eliminar os vícios de linguagem? 

A melhor forma de amenizar esse comportamento é fazer pausas. Os vícios são a tentativa frustrada de preencher lacunas, respiros e vazios. Geralmente são junções de frases, palavras fora de contexto, emendas de pensamentos. No lugar, que tal silenciar? 

As pessoas têm medo de perder o raciocínio ou a atenção da plateia, mas não há razão para temer silêncios breves. O efeito tende a ser o oposto — os apresentadores que utilizam as pausas são mais cativantes. 

Falas sem afobação transmitem segurança e credibilidade. Se duvidar, assista a um discurso do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Bastam dois ou três segundos, especialmente, logo após concluir uma ideia. 

A pausa facilita o entendimento da mensagem pela audiência, já que o interlocutor tem tempo para processar aquela nova informação. No caso do apresentador, é útil como um momento de oxigenação do cérebro e reestruturação — aqueles poucos segundos em silêncio entre uma frase e outra permitem que você consulte seu arquivo mental e se conecte com seu roteiro. 

Além disso, elas podem ser usadas como ênfase. O próprio Obama que citamos acima utiliza muito esse recurso. Outras dicas práticas são ler em voz alta ou para alguém com frequência, seja um colega ou familiar, e ensaiar para sua apresentação sem decoreba. Decorar é a armadilha certa para, ao esquecer uma só palavra, substituí-la por outra bem vazia, na tentativa de ganhar tempo.  

Leia também: O que são ruídos na comunicação e como evitá-los 

Vícios de linguagem podem atrapalhar sua comunicação

Como abandonar os vícios de linguagem que atrapalham sua comunicação 

Algumas medidas simples e eficazes podem te ajudar a eliminar os vícios de linguagem em suas apresentações. Veja algumas dicas para ter um discurso de impacto, limpo e convincente! 

Identificar vícios pessoais 

O primeiro passo para eliminar seus vícios de linguagem é reconhecê-los. Fique atento aos seus padrões recorrentes de escrita ou fala para reconhecer aqueles que podem ser considerados vícios.  

Uma boa dica para identificar essas questões na sua fala é gravar a si mesmo e depois analisar o áudio a fim de identificar o que pode ser eliminado da sua fala para torná-la mais clara e coesa. O passo seguinte é treinar uma maneira de falar sem que esses vícios de linguagem identificados surjam em seu discurso. 

Planejar a fala 

Além de ensaiar sua performance, planeje como será a apresentação, ou seja, visualize quais serão os pontos de abordagem para fixar melhor as ideias e mentalizar uso das palavras. 

Para isso, conheça sua fala, quais são os vícios de linguagem que você utiliza no dia a dia e tente eliminá-los. Uma boa maneira de fazer isso é escolher um trecho da sua apresentação e gravar para ouvir quantas vezes for necessário. Isso ajuda a entender quais os pontos que devem ser melhorados. 

Estudar o conteúdo 

Se você tem o domínio do conteúdo que será abordado é importante estudar para conectar bem as palavras, expressões e frases. Não se trata de decorar, mas saber exatamente o que precisa ser dito de modo a garantir uma apresentação consistente, com argumentos sólidos, sem ter que recorrer aos vícios de linguagem. 

Faça da leitura, um hábito, pois jornais, revistas e livros trazem texto de qualidade que podem ajudar a desenvolver o conhecimento da língua portuguesa e aumentar o vocabulário — entre palavras e frases, você pode encontrar sinônimos e preencher diversas lacunas da fala, antes ocupadas com os vícios de linguagem. 

Estudar gramática e estilo 

Estudar regras gramaticais e princípios de estilo também pode te ajudar a evitar erros recorrentes. Além disso, expanda seu vocabulário e busque alternativas para palavras e expressões que você usa com frequência. Isso pode ajudar a evitar repetições excessivas. 

Fazer um roteiro 

A criação do roteiro da apresentação ou discurso estabelece um norte e direciona a fala. Essa é uma estratégia para não se perder enquanto estiver diante do público — o roteiro faz a conexão entre assuntos, possibilitando que as pausas façam sentido. 

Saber quando ter uma fala simples 

As palavras e expressões rebuscadas, cheias de termos estrangeiros ou de difícil compreensão nem sempre enriquecem um discurso. Saiba, portanto, quando é preciso evitar um vocabulário complexo e simplificar a apresentação para transmitir a mensagem com facilidade. 

Como a SOAP pode te ajudar

Como você viu, os vícios de linguagem são recursos perigosos e desnecessários quando o assunto é fazer uma apresentação ou discurso de sucesso. O segredo está na preparação e planejamento da fala, o que tende a evitar o uso de termos e expressões inadequadas. 

Você pode se preparar sozinho, mas se você precisar de uma ajuda para identificar e eliminar esses vícios de linguagem, estamos por aqui. O curso SOAP Apresentador une teoria e prática para te ajudar a preparar os melhores discursos e apresentações possíveis. 

Na formação você vai aprender a: 

  • Gerar conexão e engajamento com a audiência/interlocutor 
  • Transmitir credibilidade ao falar em público 
  • Mitigar vícios de expressão 
  • Usar recursos vocais e pausa 
  • Falar de forma congruente ao objetivo 
  • Explorar a sua singularidade e autenticidade 

Ficou interessado e quer saber mais detalhes? Nossa equipe especializada ajudará você a realizar apresentações excelentes e que geram resultados! 



Posts Relacionados

Linguagem corporal: o que é e como usá-la para mandar bem ao falar em público

Linguagens
31/01/2024
leia agora

5 classificações de liderança, segundo o GPTW

Linguagens
29/12/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França