Conheça as técnicas do melhor orador do mundo de 2017

A convenção “Toastmaster International” elege, anualmente, o melhor orador do mundo.

Treinamento SOAP
27/09/2017
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

A convenção “Toastmaster International” elege, anualmente, o melhor orador do mundo. A disputa de 2017 durou seis meses e mais de 30 mil pessoas competiram pelo título de dominante supremo da oratória. O último evento foi no final de agosto, em Vancouver, no Canadá, e contou com apenas nove concorrentes.

O vencedor, o indiano Manoj Vasudevan, é empresário e consultor de gestão. Ele venceu com a apresentação “Pull Less, Bend More(em português, “Puxe Menos, Empurre Mais”). Em 2015, com o discurso “We Can Fix ItVasudevan ficou em terceiro lugar.

Neste conteúdo, você confere nossa análise do roteiro e da performance de Vasudevan. Hora de aprender com o melhor Toastmaster do ano. A íntegra da palestra está aqui:

Mensagem impactante e sem enrolação

O roteiro da apresentação do melhor orador do mundo foi estruturado seguindo a lógica problema-solução. Nele, para falar da necessidade de evitarmos posições extremas nas relações — ideia que foi bem sintetizada no slogan “Pull Less, Band More” —, Vasudevan conta a história de como conheceu e, sobretudo, manteve a relação com a esposa.

O problema: ele buscando a si mesmo em relacionamentos amorosos — o que, implicitamente, sugere que o orador mantinha uma auto-imagem da perfeição. Ele buscava “a parceira perfeita”, alguém como ele.

A solução: buscar maior participação no universo do parceiro e adotar mutuamente uma postura flexível diante de eventuais desentendimentos.

O fio condutor da história — elemento narrativo que auxilia na organização e clareza do texto — é a própria mãe do autor, que intervém para ajudá-lo em momentos decisivos.

A moral da história se vale de uma referência a algo estranho à cultura do empresário indiano. Para explicar que, após a paixão, é preciso flexibilidade para manter o amor, ele recorre ao mito grego do Cúpido.

Nas palavras dele, o que faz as pessoas se apaixonarem é a flecha, mas o que sustenta o amor é o arco, porque quanto mais você puxa a corda, mais o arco se estica e maior o risco de que se quebre. Portanto, Pull Less, Band More.

Estrutura da apresentação

Confira, em detalhes, como a apresentação foi estruturada nos Atos I, II e III, considerando o começo, meio e fim da história.

Ato I

O ato I da apresentação traz o problema do personagem: manter um relacionamento. Após algumas frustrações e com a ajuda da mãe, ele finalmente encontra alguém que julga perfeita. Apaixonados, se casam, mas logo cedo descobrem uma série de diferenças que, ao que tudo indica, levará ao fracasso do relacionamento.

Note que ao final desse ato, gerou-se na audiência uma curiosidade imensa para saber se ocorrerá a separação do casal. Em uma apresentação, se ao final do ato I o orador conseguir esse resultado, missão cumprida.

Vale observar que quase todo o discurso é marcado pelo humor, às vezes a partir de ironias, às vezes, autodeboche. Por exemplo, quando ele diz: “Eu tinha 24 anos, um bom emprego, um bom carro, um bom cabelo. Mesmo assim, minhas namoradas não ficavam comigo por muito tempo”. Vasudevan, atualmente, é careca.

O humor sobre si é uma boa estratégia para quebrar o gelo — mesmo em apresentações corporativas. Mas, claro, alguns momentos exigem maior seriedade.

Ato II

O ato II começa com o orador consultando um amigo, que havia acabado de se separar, sobre o que ele devia fazer para lidar com o problema amoroso. O amigo rapidamente o encoraja a buscar o divórcio, oferece, inclusive, o contato de um advogado.

No entanto, mais interessado em consertar o relacionamento, ele desiste do advogado e procura a mãe, que explica ao casal, a partir da analogia do arco e flecha do Cupido, o que eles devem fazer para manter o casamento. Então, ele conta como as coisas foram mudando, salvando o casal da separação.

Aqui, cabe apontar que amigo e mãe representam visões de mundo diferentes: ele, inexperiente, imediatista e impulsivo, enquanto ela, mais experiente, parcimoniosa e sábia.

Ato III

Na última etapa do roteiro, o Vasudevan conta como estão os personagens da história atualmente e mostra que a lição aprendida com a mãe pode ser aplicada a todas as relações, inclusive entre países.

Para concluir o ato III, ele faz uma pergunta retórica à audiência: “você tem puxado demais a corda do arco?”. Essa é uma ótima técnica para estimular a reflexão da audiência.

Agora, representando visualmente a estrutura do roteiro:

Técnicas do discurso do melhor orador do mundo

Performance do apresentador

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"

Sem uma boa performance, Vasudevan não teria conquistado o título de melhor palestrante do mundo. Ter uma boa história para contar é apenas um dos elementos para conquistar a audiência.

Os gestos, a postura e todo o conjunto de comunicação verbal e não verbal são fundamentais. Nossa única ressalva é que, apesar de ser um excelente orador, o discurso de Vasudevan parece teatral demais em alguns momentos. Para uma apresentação corporativa, por exemplo, pode não pegar muito bem tantas caras e bocas.

Vasudevan é extremamente carismático e se expressa bem. Ele se apresenta como se estivesse conversando com cada um da plateia. Isso cria uma impressão de proximidade com o apresentador e facilita com que as pessoas se conectem ao seu discurso.

Outro ponto a ser destacado é sua conexão visual, presente desde o início da apresentação, que é fundamental para criar empatia com a audiência. Nos primeiros cinco segundos, ele faz uma “pausa dramática”, em que permanece em silêncio, apenas observando o público. No restante da apresentação, é possível perceber que seu olhar passa por diferentes pontos da plateia.

A sua postura é outro diferencial. O apresentador está sempre aberto ao público, utiliza gestos condizentes com a história e tem boa movimentação de palco, o que aumenta sua credibilidade.

Mais do que se destacar ao se apresentar, um bom orador aumenta as chances de sua mensagem chegar na audiência de forma impactante e com credibilidade.

Na SOAP, sempre dizemos que todo mundo pode ser um grande orador, basta conhecer as técnicas necessárias e treinar bastante. Por isso, investimos em ajudar você a se destacar em apresentações com técnicas indispensáveis para alcançar a excelência no seu discurso.

Conheça o curso SOAP Apresentador e saiba como se tornar o melhor orador do mundo na prática!

curso de oratória SOAP


Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Como melhorar a dicção com 5 dicas

Oratória
12/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França