O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

SOAP Apresentações Profissionais - 23/12/2020

A comunicação interpessoal é imprescindível para a qualidade dos relacionamentos e bom andamento das atividades em um ambiente corporativo, por isso a importância de promover melhorias nesse aspecto.

 

Os desafios enfrentados por gestores e equipes para alcançar os objetivos de uma organização costumam esbarrar em um dos pontos de maior impacto corporativo — a deficiência da comunicação interpessoal.

 

Afinal, são pessoas com perfis, necessidades e expectativas diferentes atuando, diariamente, em um mesmo espaço. Para alcançar as metas propostas e ter sucesso no mercado é fundamental melhorar e fazer desse aspecto um diferencial competitivo.

 

O objetivo deste post é conceituar a comunicação interpessoal e refletir sobre a sua utilidade para o crescimento profissional e corporativo. Continue lendo e veja como aprimorar a comunicação da sua empresa considerando o comportamento do líder e dos colaboradores!

 

O conceito de comunicação interpessoal

Grosso modo, comunicação interpessoal é o método utilizado entre duas ou mais pessoas para promover a troca de informações. No cenário corporativo, seria simples, se não fossem as metas, os prazos e os percalços encontrados ao longo do caminho até chegar ao objetivo.

 

Para que a empresa cresça e se desenvolva adequadamente, a comunicação interpessoal deve ser clara, objetiva e direta, seja entre líderes e equipes, seja entre colegas na troca de ideias sobre processos e serviços.

 

O bom relacionamento depende de uma comunicação fluida e transparente, onde todos se ajudam em torno de um mesmo propósito. Para isso, é preciso investir no bem-estar e na valorização individual e coletiva.

 

A utilidade desse tipo de comunicação para o crescimento do profissional e da organização

As diferenças pessoais podem influenciar o comportamento individual que, de alguma forma impacta o time e os resultados. Por isso, a comunicação interpessoal deve ser vista como um recurso imprescindível para manter o foco do relacionamento profissional e ter sucesso como grupo.

 

Por isso, é responsabilidade da gestão promover melhorias constantes e aprimorar a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho. É por meio da comunicação que as pessoas se expressam e demonstram habilidades para desempenhar atividades.

 

Sendo assim, o crescimento, tanto dos profissionais, quanto da empresa, depende da capacidade de interpretação e compreensão de elementos-chave, que mostram a eficiência da comunicação e qualidade das relações de trabalho.

 

Em um ambiente onde as pessoas não conversam, interagem e compartilham informações, será difícil chegar a um consenso sobre a melhor forma de executar um projeto ou determinar a distribuição de tarefas.

 

O impacto dessa deficiência será ainda mais evidente, quando o início de uma atividade depender da finalização de outra. Se os profissionais não se comunicarem, não terão ciência das etapas concluídas.

 

Uma boa comunicação interpessoal implica em saber falar e ouvir no momento adequado, dialogar e trocar informações com uma visão positiva de resultados. Assim, todos se verão envolvidos e uma mesma atmosfera de crescimento e conquista.

 

Pessoas que se comunicam bem estão sempre pensando em meios de melhorar a performance e ser mais eficiente. A mentalidade é de ajuda mútua, melhora da imagem da marca e posicionamento diferenciado no mercado.

 

Comportamentos essenciais ao desenvolvimento da comunicação interpessoal

Embora cada indivíduo seja responsável por desenvolver em si mesmo a capacidade de uma boa comunicação, cabe aos gestores e líderes, a promoção, o estímulo e o fortalecimento das políticas de comunicação interna.

 

Se no passado o principal foco de análise curricular de um profissional se detinha nas competências técnicas, com o tempo, as habilidades pessoais e sociais passaram a ter um peso maior na decisão de contratação e manutenção dos talentos.

 

Com a introdução dos conceitos de hard e soft skills na gestão de pessoas, alguns comportamentos são fundamentais para o progresso e melhoria da comunicação interpessoal dentro da organização.

 

Empatia

 

Quando alguém se permite ocupar o lugar do outro em uma situação terá a chance de compreender melhor as facilidades e dificuldades enfrentadas no trabalho. Ser empático vai estimular a comunicação interpessoal.

 

De que forma isso acontece? Muitas vezes as pessoas não conseguem se expressar ou verbalizar o que sentem, por isso, o exercício da empatia possibilita interpretar uma comunicação não verbal e promover um diálogo mais direto e produtivo.

 

Algumas pessoas são mais comunicativas, usam uma linguagem mais eloquente e conseguem transmitir suas ideias com facilidade. Por outro lado, existem aqueles que ainda precisam desenvolver essas habilidades.

 

É estimulando a empatia que as diferenças comportamentais se ajustam para usar o perfil dos colaboradores em projetos e atividades mais adequados à sua personalidade — a leitura do outro é crucial para entender seus limites e limitações.

 

Honestidade

 

A honestidade caminha lado a lado com a verdade, por isso, é um comportamento que merece destaque durante o processo de desenvolvimento da comunicação interpessoal. Quando as pessoas são honestas tendem a dizer o que pensam, o que fortalece o grupo.

 

A boa relação requer confiança, respeito e segurança sobre o que o outro diz ou faz, por isso, quanto mais honestos forem os colaboradores em qualquer aspecto que envolva a equipe e a empresa, mais se fortalecerá a comunicação e o relacionamento.

 

Proatividade

 

No geral, profissionais proativos são bons comunicadores por natureza. Com energia e disposição costumam liderar as atividades e chamar o grupo a se mover em busca dos melhores resultados.

 

Contudo, nem todos apresentam as mesmas características, o que pode gerar conflitos e ruídos na comunicação interpessoal ou até mesmo, fazer com que alguns se retratem diante do excesso de iniciativa de outros.

 

É preciso estimular aqueles com maior dificuldade de expressão a participar mais efetivamente das ações e planejamento. Nas reuniões, encorajar os colaboradores mais tímidos a falar sobre suas atividades pode ser uma boa estratégia para desenvolver a comunicação e proatividade.

 

A importância de o líder ter domínio da comunicação interpessoal

Mesmo para profissionais de alta performance com experiência e vivência trazidas de outras empresas, nem sempre é possível entender o que a empresa ou gestores esperam do seu trabalho.

 

É responsabilidade do líder estabelecer a conexão entre os colaboradores e sintonizar as equipes com os objetivos da empresa. Para isso, qualquer profissional em posição de gestão ou liderança deve dominar a comunicação interpessoal.

 

A capacidade de oratória, sobretudo, diante dos liderados é fundamental para transmitir confiança e segurança ao time. Para a equipe, o líder é um exemplo a ser seguido, logo, a forma como ele se expressa será referência de comunicação na empresa.

 

A liderança não deve apenas proferir palavras, mas usá-las estrategicamente para transmitir a mensagem com um tom de voz que imprime autoridade, mas conciliador e empático, entendendo a posição de cada um no projeto.

 

Um dos fatores mais importantes da comunicação interpessoal da liderança é compreender a hora de falar e ouvir, afinal, em um time capacitado, os profissionais, certamente, podem contribuir com ideias e sugestões, que talvez não ocorram à liderança no momento.

 

A sabedoria de um líder está em usar os pontos fortes da equipe e melhorar as deficiências para alcançar a excelência. É a comunicação inteligente que possibilitará diálogos produtivos e institucionalizados.

 

Implementar a cultura do feedback contínuo pode ajudar nesse sentido. Com a oportunidade de dizer aos colaboradores onde podem melhorar e ouvir pontos de aprimoramento da própria gestão, torna a comunicação mais afetiva e respeitosa, o que é bom para toda a empresa.

 

Se depois de todas as investidas para melhorar a comunicação interpessoal, a empresa perceber que ainda não alcançou o patamar desejado, talvez seja o momento de contar com a ajuda especializada.

 

Como a SOAP pode te ajudar

SOAP é o acrônimo de “State of The Art Presentations” e somos especializados em apresentações profissionais, com o propósito de auxiliar empresas, executivos, líderes e gestores a alcançarem excelência na hora de se comunicar, seja com o público interno ou externo.

 

Sabemos que a boa comunicação é um desafio, até mesmo para aqueles que ocupam cargos de liderança e são especialistas em sua área de atuação. A comunicação envolve transmissão clara e objetiva de ideais e nem todos estão devidamente preparados.

 

Com o curso “Comunique-se” criamos uma metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em uma verdadeira história, um suporte visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show.

 

O curso tem foco direcionado aos profissionais de primeira liderança, ou aqueles que estão em busca de ascensão de carreira em diversas áreas. São pessoas conscientes da necessidade de uma boa comunicação interpessoal e do quanto ela é imprescindível para conduzir equipes e processos.

 

Nossa abordagem das diferentes competências comunicativas, voltadas para a comunicação ampla, inteligência emocional, narrativa, entre outros, faz do nosso curso, o único do mercado que aborda os diversos aspectos da comunicação de ponta a ponta.

 

A comunicação interpessoal pode parecer difícil de ser desenvolvida, mas com os métodos e técnicas adequados, será possível transmitir a mensagem. O importante é saber que um bom líder será sempre um eterno aprendiz e que a troca de informações é o ponto chave do aprendizado coletivo.

 

Se você gostou deste post e se interessou pela metodologia que oferecemos em nosso curso, queremos convidá-lo a conhecer o conteúdo e visualizar todas as melhorias que o Comunique-se pode promover na sua carreira profissional!

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