A comunicação dos maiores YouTubers brasileiros

Cada vez mais, os YouTubers estão ganhando espaço no mercado da comunicação.

Treinamento SOAP
16/11/2017
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Cada vez mais, os YouTubers estão ganhando espaço no mercado da comunicação. Existem canais de comédia, ciência, moda, gastronomia, música, cinema, educação… A lista de assuntos abordados é extensa e agrada a todos os tipos de público.

Já tem até quem palpite que logo mais o YouTube substituirá a televisão. Na pesquisa Video Viewers 2017, realizada pelo Google e pelo instituto de pesquisas Provokers, 59% dos entrevistados disseram acreditar que a rede social vai substituir a TV aberta. Além disso, 69% acreditam que a TV paga será prejudicada.

Essa força não pode ser ignorada. Além disso, do ponto de vista de apresentações no estado da arte, é possível aprender muito com as técnicas de comunicação de alguns dos maiores YouTubers brasileiros. Você pode usar as dicas a seguir para melhorar sua comunicação com o público ou até mesmo para começar seu próprio canal.

Whindersson Nunes (24.334.459 inscritos)

Segundo a Video Viewers, o piauiense Whindersson Nunes, de 22 anos, é o um dos maiores youtubers dos jovens brasileiros. Seu canal tem o maior número de inscritos no país.

Nos vídeos, ele expõe sua opinião sobre situações de rotina, como Dia das Mães, briga de criança em escola, primeira visita ao sex shop e até filmes a que assistiu no cinema. Não importa o tema, vira piada. Whindersson ficou famoso pelo seu bom humor.

Ao falar sobre situações que a maioria de nós já viveu de uma maneira descontraída, quase sempre gravando no seu quarto, é impossível não estabelecer empatia com Whindersson. Ele não julga momentos constrangedores, mas sim faz graça de todos eles. De uma forma leve e espontânea, cria um ambiente que parece uma conversa de amigos.

Aqui na SOAP, costumamos recomendar uma fala pausada, uma postura séria e total atenção às linguagens verbal e não verbal para apresentações corporativas. Totalmente o oposto, Whindersson fala aceleradamente, na maioria das vezes sem camiseta e sem censura.

Porém, o que também sempre reforçamos é que a apresentação precisa ser adaptada aos interlocutores. No caso do jovem piauiense, a audiência do seu canal prova que ele acertou em cheio na conexão com o público.

Jout Jout (1.196.907 inscritos)

Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, tem 26 anos, é carioca, jornalista e dona de um dos maiores canais brasileiros. Apesar de também contar com certa dose de humor, os seus vídeos costumam tratar de assuntos com um viés mais político e social.

O improviso é essencial em boas apresentações, e é um dos seus pontos fortes. Já na descrição do seu canal, a vlogueira conta que não pensa em temas e nem estrutura roteiros, apenas fala o que lhe vem à mente.

Várias vezes, ela não faz conexão visual com a câmera, se perde nos assuntos e olha para o nada até se lembrar do que ia dizer. Ou, então, tem insights no meio do vídeo sobre outras questões relevantes relacionadas ao tema.

Sabemos que vídeos podem ser gravados e editados várias vezes antes de irem ao ar. Pode ser que Jout Jout também faça isso. Mas, ainda assim, ela faz a escolha de não cortar essas cenas, que poderiam ser vistas como constrangedoras.

A YouTuber não se preocupa em ter uma boa performance, apenas age de maneira bem próxima ao que ela deve ser naturalmente, como se estivesse conversando a sós com cada um dos seus inscritos. Ao se sentirem tão próximos de Jout Jout, os inscritos a veem como uma pessoa “normal”, assim como eles. É justamente esse ingrediente que lhe traz originalidade e faz com que ela gere empatia.

5inco Minutos (10.949.172 inscritos)

No YouTube desde 2010, a curitibana Kéfera Buchman é dona de um dos primeiros canais brasileiros a alcançar 1 milhão de inscritos, o 5inco Minutos. O nome surgiu por conta da sua ideia de não fazer vídeos com mais de cinco minutos de duração.

Inclusive, a técnica pode ser aplicada para apresentações corporativas. Um exemplo são os chamados ‘Elevator Pitch’, apresentações breves que têm o objetivo de vender uma ideia ou um produto em encontros tão rápidos quanto uma conversa no elevador. Com o tanto de informações disponíveis a todo instante na internet, as pessoas costumam ter dificuldade em prestar atenção a conteúdos muito longos.

Kéfera fala de maneira rápida e empolgada, é bem expressiva, faz caras e bocas e muitos gestos. Além de facilitar a que os vídeos fiquem menores, esse dinamismo e a sua linguagem despojada é algo que atrai seguidores.

Assim como em apresentações, um YouTuber que fala de maneira monótona, em ritmo lento e sem dar energia à sua voz dificilmente conquistará a audiência – ainda mais quando ela é composta principalmente por adolescentes. Essa é uma dica essencial para qualquer apresentação: conheça e faça um estudo aprofundado do seu público-alvo. Apenas assim você conseguirá agradá-lo.

Canal Nostalgia (10.151.785 inscritos)

O youtuber Felipe Castanhari, paulista de 27 anos, é o fundador do Canal Nostalgia. A plataforma surgiu com o objetivo de falar sobre assuntos e referências culturais da sua infância. Hoje, são abordados de maneira descontraída temas diversos, como a Guerra na Síria, a formação dos buracos negros e curiosidades sobre celebridades.

Com um viés mais didático, alguns vídeos do seu canal contam com cenários bem trabalhados e específicos para cada tema. Um apoio visual bem trabalhado, tanto no YouTube como em slides em apresentações, impressiona a audiência e facilita que ela absorva as informações com mais facilidade.

Como alguns dos assuntos tratados são mais complexos, o YouTuber adota uma fala mais desacelerada e expressiva, enfatizando as partes mais importantes, algo que a SOAP sempre recomenda no caso de apresentações profissionais. Pelos temas abordados e pela sua boa comunicação, ele pode muito bem atrair tanto públicos mais jovens quanto pessoas mais maduras.

A pesquisa da Provokers mostra que os YouTubers deve ter para atrair seguidores: inteligência, carisma, bom humor e coragem para expor opiniões. Mesmo que você não esteja pensando em criar um canal no YouTube, pode aproveitar essas dicas nas suas apresentações e reuniões corporativas. Um apresentador com essas características tende a gerar conexão com a audiência muito mais facilmente.

Achou o assunto interessante sobre os maiores youtubers brasileiros? Leia também o artigo sobre os 3 pilares essenciais da comunicação digital.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, comunicação

Posts Relacionados

Comunicação estratégica: descubra sua importância e como adotar!

Comunicação
18/04/2024
leia agora

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França