A soft skill que pode transformar a sua empresa

Seja para falar com clientes, colegas ou chefes; por e-mail, telefone, chamada de vídeo ou pessoalmente, é pela comunicação que você transmite a sua mensagem, certo? Nesse sentido, a comunicação é uma Soft Skill necessária para o sucesso da mensagem.

Treinamento SOAP
30/10/2019
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Seja para falar com clientes, colegas ou chefes; por e-mail, telefone, chamada de vídeo ou pessoalmente, é pela comunicação que você transmite a sua mensagem, certo? Nesse sentido, a comunicação é uma Soft Skill necessária para o sucesso da mensagem.

Como já vimos aqui no blog, no post As cinco soft skills mais desejadas pelas empresas, a boa comunicação é uma habilidade imprescindível para profissionais de todo tipo de empresa, seja qual for o nível hierárquico. Sendo assim, é preciso sempre desenvolver essa capacidade.

No pacote do bom comunicador, é indispensável ser claro e objetivo, saber qual o propósito da mensagem e transmiti-la de forma segura. A qualidade de se comunicar bem evita falhas, informações confusas e incompreensão, por isso, se apresenta como um diferencial tão grande no mundo corporativo.

Porém, uma boa comunicação não se resume a falar, mas também a ouvir, escrever, observar, compreender e transformar a teoria em ação. Ou seja, da comunicação dependem mais duas soft skills, a do poder de persuasão e de liderança. Por isso, a boa comunicação é uma habilidade tão imprescindível. Ela é capaz de potencializar ou acabar com todas as outras. De que adianta liderar se você não sabe usar a comunicação para motivar e alavancar o seu time? Ou ainda, de que vale ser criativo se não consegue explicar as suas melhores ideias?

No momento em que as soft skills superam as habilidades técnicas, isso se torna ainda mais evidente para os empregadores e para os colaboradores. Para conquistar o seu espaço no mercado, além de se expressar bem, você deve comunicar as próprias ideias e saber ouvir os outros com empatia.

Mas, muito antes de focar no público externo, a comunicação interna deve estar bem alinhada para o sucesso da comunicação estratégica. Desenvolver a comunicação entre os colaboradores é vital para uma empresa se desenvolver interna e externamente.

“Os maiores gaps de comunicação dentro das empresas aparecem na falta de alinhamento de expectativas entre gestores e colaboradores. Isso só acontece quando há falhas na própria comunicação interna.”

Carla Carvalho, trainer e coach da SOAP

Agora, em um mundo ainda mais digital, as empresas buscam bom relacionamento e, principalmente, boa reputação da marca frente ao público. Como conquistam isso? Com foco também na comunicação externa. Ela está presente até nas atividades mais automáticas do dia a dia e, por isso, é comum que essa habilidade não receba tanta atenção em diversos momentos.

“A habilidade da boa comunicação, de perguntar, ouvir e estabelecer um relacionamento interpessoal agradável é o que mais se busca quando falamos em soft skill. A comunicação é extremamente essencial em qualquer momento ou função.”

Selma Fernandes, diretora de RH da Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico

Vamos pensar em um cargo técnico como o de um analista do mercado financeiro, que passa o dia a observar gráficos infinitos e o movimento das ações. Teoricamente, ele não precisaria desenvolver muita comunicação com uma equipe ou cliente. Mas se não for um bom comunicador, capaz de transmitir conteúdo pelos relatórios, ninguém vai entender o seu trabalho e, consequentemente, a empresa não avançará nos resultados.

Quando pensamos em uma profissão para a qual a comunicação é essencial, como a de vendedor, por exemplo, a necessidade dessa habilidade fica ainda mais evidente. Se ele não apresentar uma comunicação cordial, empática e persuasiva, ninguém comprará o seu produto.

Ou seja, o segredo está em perceber o quanto a comunicação pode afetar o seu sucesso e o da sua empresa. A boa notícia é que ela sempre pode ser aperfeiçoada. Caso precise de ajuda com isso, oferecemos mais de dez treinamentos para otimizar ainda mais o seu potencial. Conte com a gente. 🙂

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

Tags: comunicação, comunicação corporativa, comunicação de líderes, liderança

Posts Relacionados

Futuro do trabalho: qual a importância de desenvolver uma boa comunicação?

Comunicação
16/01/2024
leia agora

Inteligência artificial e criatividade: como conciliar e propor novas ideias?

Qualificação profissional
28/07/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França