Como usar metáforas em apresentações?

“Uma tempestade num copo de água de alguém que coloca a carroça na frente dos bois sem pensar que é melhor olhar para o copo meio cheio em vez de focar no copo meio vazio.

Treinamento SOAP
11/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Uma tempestade num copo de água de alguém que coloca a carroça na frente dos bois sem pensar que é melhor olhar para o copo meio cheio em vez de focar no copo meio vazio.

Tudo isso desce redondo se pensarmos que precisamos evitar que o dinheiro vá pelo ralo. Isso porque gerenciar dinheiro é como usar perfume, menos é mais!

E não venha com conversa mole, pois estou no fundo do poço e não aguento mais blablabla!

Usamos metáfora o tempo todo sem percebermos. Já os bons comunicadores usam de forma consciente para engajar suas audiências em apresentações.

Por isso, neste conteúdo, separamos dicas de como aplicar metáforas em suas apresentações para conquistar a atenção do público. Acompanhe!

O que são metáforas

A metáfora é uma figura de linguagem, em que trocamos o nome de uma coisa por outra, estabelecendo uma comparação implícita. Para ficar mais fácil, ela pode ser definida como:

  • atalho para o entendimento;
  • jeito de trazer algo que é familiar para transmitir o que não é familiar;
  • maneira de tornar o complexo simples.

Isso pode ser feito de duas formas, com palavras e imagens. Veja algumas dicas, a seguir, de como usar a metáfora em apresentações de modo a conquistar sua audiência!

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador

Dicas para usar metáforas em apresentações

As metáforas podem ser grandes aliadas em apresentações, ajudando o apresentador a transmitir a mensagem de forma clara e dinâmica, facilitando o entendimento da audiência.

Como falamos, a metáfora em apresentações pode ser usada durante o discurso ou nos slides, na forma de imagens. No segundo caso, o visual é processado por centenas de milhões de neurônios, o que corresponde a 30% do cortex. Para o sistema auditivo, são usados meros 3%. Portanto, para bom entendedor, meia palavra basta, ou melhor, meia imagem!

O uso de metáfora pode ter várias finalidades, podendo ser utilizada quando o assunto for complexo de explicar ou para emocionar a plateia.

Isso porque, como as metáforas falam ao lado direito do cérebro, que corresponde à emoção, é interessante usá-la quando a apresentação estiver puxando bastante para a razão — quando não estimulamos o lado emocional, ele ficará adormecido durante a apresentação de dados e fatos, podendo dispersar o público.

Agora, confira dicas de como usar metáforas para ter apresentações de sucesso:

  • defina uma metáfora que permeie toda a apresentação. Por exemplo, a relação pai e filho para falar de confiança; fundamentos do vôlei de modo a explicar como “bloquear” a concorrência, ter mais “sacadas” etc.
  • coloque a mensagem que quer passar ao lado de “…é como…” e escolher algo. Por exemplo: “Trabalhar é como jogar frescobol, não existe competição e o objetivo é sempre jogar para ajudar o outro a não deixar a bola cair”.
  • use imagens como metáforas, pois nossa mente retém mais imagens que palavras. Exemplo: Em vez de I love New York, substitua o “love” por um coração.

Vejam exemplos de metáforas em que clientes da SOAP usaram imagens:

Como usar metáforas em apresentações
Como usar metáforas em apresentações
Como usar metáforas em apresentações

Agora que você já sabe como usar metáforas nas suas apresentações, aproveite e descubra como a Jornada do Herói pode transformar suas narrativas!



Posts Relacionados

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?

Apresentações
26/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França