Saiba como ter autoconfiança para falar em público: Saiba como ter autoconfiança para falar em público

SOAP Apresentações Profissionais - 18/01/2021

Ter autoconfiança é enxergar as potencialidades, mesmo quando surgem dificuldades ou desafios complexos no ambiente de trabalho. É transmitir segurança e exemplo aos liderados.

Mesmo com experiência e conhecimento, muitos profissionais não sabem como ter autoconfiança para falar em público quando precisam se apresentar diante de um número maior de pessoas e transmitir uma mensagem correta.

A boa notícia é que existem técnicas para ajudar a melhorar a dificuldade de se comunicar com desenvoltura diante de um público. A autoconfiança é importante e pode ajudar nos processos de gestão e liderança.

Neste post vamos falar sobre a importância de ser autoconfiante para falar publicamente e trazer dicas de como desenvolver essa característica no dia a dia. Continue lendo e veja como a SOAP pode ajudar nesse contexto!

A importância da autoconfiança no trabalho

No trabalho, diariamente surgem problemas e desafios a serem resolvidos e superados. Além do conhecimento técnico, em muitos casos, gestores e líderes precisam da autoconfiança, para transmitir segurança às suas equipes.

Acontece que, enquanto muitos conseguem ser claros e objetivos ao falar em público, outros têm dificuldades de se expressar e dizer o que desejam dos funcionários. Por isso, ser autoconfiante é um dos princípios básicos da personalidade de quem deseja ter sucesso como líder.

Invariavelmente, as pessoas esperam que a liderança diga o que precisa ser feito, para só então dar início às suas atividades. A autoconfiança é uma habilidade que você precisa desenvolver para passar credibilidade em seus discursos.

Um dos primeiros aspectos de fortalecimento da autoconfiança é acreditar em suas capacidades, ou seja, identificar seus pontos fortes e valorizá-los. Contudo, os pontos fracos devem também ser alvo de superação diária, sem perder tempo com pensamentos negativos.

A autoconfiança requer uma postura otimista diante da vida e dos desafios. A pessoa autoconfiante não mede esforços para ver resultados e se empenha para vencer obstáculos, além de servir de inspiração para os outros.

Dicas de como trabalhar a autoconfiança no dia a dia

Sabemos que ter autoconfiança não se trata apenas de virar uma chave e no dia seguinte ser a pessoa mais segura do planeta. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a criar em si uma postura de firmeza e convicção todos os dias da jornada de trabalho.

Cerque-se de pessoas positivas

As pessoas positivas estão sempre de bom humor e preferem enxergar o copo meio cheio. Acreditam que há solução para os piores problemas e que para superar desafios é importante contar com a diversidade de competências e habilidades.

Esteja perto dessas pessoas pois, certamente, são referências importantes de como ter autoconfiança e conseguir falar em público sem se sentir desconfortável. No ambiente profissional, quanto mais saudável for o grupo nesse sentido, mais fácil será trabalhar a autoconfiança.

Supere seus medos

Muito das dificuldades para desenvolver a autoconfiança se origina de padrões e conceitos adquiridos no ambiente social ou familiar, seja na educação recebida em casa, seja nos ensinamentos das escolas.

Acontece que as mudanças surgem ao longo da vida sendo preciso se adaptar e superar os medos que impedem você de ser uma pessoa autoconfiante. Encarar as pessoas e ser o centro da audiência pode até gerar receio, mas se você estiver seguro da sua capacidade, continue compartilhando suas ideias.

Aos poucos o temor dará lugar à uma palestra agradável, diante de um público interessado no que você tem a dizer. Deixe fluir tudo o que você sabe, colocando de lado os possíveis julgamentos, pois eles podem nem mesmo existir.

Mantenha a autoestima elevada

A autoestima é um sentimento ou dom que somente você poderá desenvolver. Ela não tem a ver com a imagem externa, mas tudo o que você traz internamente e deseja que as pessoas vejam e admirem.

A autoconfiança está diretamente ligada à autoestima elevada. Uma depende da outra nascendo, sobretudo, da auto valorização, auto aceitação e descoberta do amor por si mesmo — nesse aspecto, fazer as coisas que gosta vai ajudar a encontrar algo de positivo naquilo que não é de muito interesse.

Desenvolva a inteligência emocional

No trabalho, a inteligência emocional é o ato de equilibrar as emoções, priorizando um ambiente harmonioso e relacionamento saudável entre as equipes. As pessoas têm objetivos e personalidades diferentes, logo, é preciso agir de forma inteligente para que, no dia a dia, os acontecimentos não se transformem em grandes problemas.

Quem está na posição de liderança tem a missão de disseminar, por meio das palavras, mensagens que estimulem pensamentos motivacionais. Sendo assim, quanto mais autoconfiança você tiver, mais as pessoas vão sentir o desejo de seguir os seus passos.

Permita-se vivenciar um dia ruim, desde que a recuperação seja rápida e focada no lado bom de cada situação. As pessoas são falhas, mas nem por isso precisam perder muito tempo lamentando o erro.

Trabalhar a autoconfiança é tão importante quanto desenvolver habilidades técnicas e adquirir conhecimentos. A SOAP pode ajudar você nesse desafio, pois em nosso curso “Comunique-se” ajudamos líderes e pessoas com necessidade de uma boa comunicação interpessoal a aprender como desenvolver a autoconfiança para falar em público.

Se este post foi interessante para você que está em busca da autoconfiança para ser uma voz potente dentro da sua empresa, que tal conhecer o curso Comunique-se e ver como ele pode ajudar você a alcançar esse objetivo?

Curso

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.