BLOG MOMENTOS DECISIVOS


Como se preparar para uma apresentação profissional

SOAP Apresentações Profissionais
1.615 views
SOAP_Como se preparar para uma apresentacao profissional

Um dos pontos que merecem especial atenção na hora de se preparar para uma apresentação profissional é o preparo emocional. Afinal, um apresentador tomado pelo nervosismo pode se enrolar no discurso, ter brancos e, com isso, comprometer o engajamento e a absorção do conteúdo pela audiência.

 

Caso você faça parte do time de pessoas que sentem um enorme frio na barriga antes de um evento importante, este blogpost vai te ajudar. Vamos listar aqui dicas de como controlar as emoções para fazer uma apresentação no estado da arte.

 

Entenda o que você está sentindo

“E se me der um branco?”. “Mas e se me perguntarem algo que eu não sei?”. O medo de falar em público é algo bem comum e tem até nome: glossofobia. Mas, não se preocupe, é possível dar um jeito nisso. Uma alternativa simples é pensar: “por que estou sentindo isso?”. “Faz sentido eu sentir tanto medo ou será que é coisa da minha cabeça?”. Às vezes, criamos um monstro na nossa mente e, quando vamos ver, a realidade acaba nem sendo tão dura quanto imaginávamos.  Falamos mais disso no blogpost “Medo de falar em público pode ser fobia social. E tem cura!”.

 

Na crise, surgem as oportunidades

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “é na crise que surgem as oportunidades”. Isso faz todo o sentido. Tente enxergar a apresentação como uma chance de você se desenvolver e evoluir profissionalmente. Em vez de apenas sentir a sensação de medo, busque crescer com ela. Se você está com medo de que alguém faça uma pergunta difícil sobre determinado assunto, estude ainda mais. Busque dominá-lo.

 

Pode ser que as ameaças nem se concretizem na hora H, mas só de estar preparado para elas você já tem um diferencial. Além de aumentar seu leque de conhecimento, esse processo de pensar nos desafios pode trazer novos insights – que podem tanto melhorar seus negócios quanto seu desempenho na apresentação.

Seu cérebro não diferencia ensaio de realidade

Se você ainda não está convencido da importância do ensaio, escuta essa.

 

Os estudos da neurociência comprovam que o nosso cérebro não diferencia situações reais de verdadeiras. Então, busque, já na hora de simular a apresentação, agir como se estivesse de fato no momento decisivo, com um monte de gente olhando para você. Assim, você tende a ficar bem mais calmo na hora H, já que a situação não será mais uma novidade para você. Quando surgir o friozinho na barriga, você não vai travar como se fosse a primeira vez que sentisse.

 

Parte do nervosismo intenso vem da falta de segurança. Se não tomar cuidado, essas pequenas inquietações podem virar um grande monstro ao falar em público. Por isso, é no ensaio que elas devem ser revistas e ajustadas.

 

Seguindo essas dicas, o risco de seu nervosismo arruinar sua apresentação será bem menor.

 

Quer saber quais mais algumas dicas para ensaiar sua apresentação? Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do nosso e-book! 😉

 

Como se preparar para uma apresentação profissional