Como se destacar em meio as apresentações de eventos corporativos

Relacionamento, resultados, confraternização, metas, planejamento.

Treinamento SOAP
12/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Relacionamento, resultados, confraternização, metas, planejamento. Os propósitos e objetivos das convenções e apresentações de eventos corporativos são muitos e variados. A única coisa em comum entre eles é que, inevitavelmente, todos terão apresentações audiovisuais — quase todas em PowerPoint.

Infelizmente, muitas serão chatas, outras intermináveis e algumas ainda realizarão a proeza de serem chatas e intermináveis.

Mas realmente precisa ser assim? Até quando esse momento tão importante para a empresa, a comunicação com seus colaboradores, será visto por eles como uma espécie de “prisão” de algumas horas, apenas antecedendo o coffee break ou o show do evento?

Realmente não precisa ser assim. Não deve ser assim. Aqui na SOAP, nunca fazemos assim.

O primeiro questionamento que fazemos aos nossos clientes sempre é: qual informação você quer passar? Acredite, mesmo em apresentações de resultados e metas, cheias de números e dados há um objetivo único, uma ideia central a ser transmitida — “Fomos bem este ano!”; “As metas serão maiores no ano que vem”; e, por que não? “Quem alcançar os resultados anuais terá uma bonificação maior”.

Por isso, confira a seguir algumas dicas para destacar as apresentações de eventos corporativos!

1. Defina os objetivos centrais da sua apresentação

Identificar os objetivos, a mensagem chave e organizar as ideias é o primeiro passo. Se você já identificou o objetivo da apresentação, considere agora o seguinte: é possível contar uma história a partir dos dados disponíveis? Calma, não precisa ter personagem, clímax, pausa dramática, etc. Seja modesto! Preocupe-se apenas em apresentar o conteúdo de modo organizado, com uma linha lógica: começo, meio e fim.

Agora, se, além de apresentar de forma interessante um assunto, você realmente quer se diferenciar dos outros palestrantes, anote aí: eleja um tema! Nada mais impactante do que construir uma apresentação a partir de um tema. Um trabalho temático é garantia de audiência ligada em você o tempo todo.

2. Faça apresentações temáticas que contem uma história

Ao definir tema e uma história a ser contada, é hora de traçar um roteiro interessante para evitar que nenhum dado importante fique de fora. Sua apresentação será um grande momento corporativo e o conteúdo apresentado ficará na memória das pessoas por muito tempo. E que fique, claro, esse é o resultado a ser alcançado.

3. Conecte as pessoas com histórias e personagens

Conectar as pessoas com histórias, personagens e situações com as quais se identificam pode ser a melhor forma de gerar impacto positivo na audiência.

Quer um exemplo? Em uma apresentação de resultados anuais de uma grande empresa de cosméticos, o tema escolhido foi o Oscar. No dia do evento, os apresentadores trajavam smoking (os homens) e vestido (as mulheres). Os melhores vendedores do ano receberam réplicas da famosa estatueta. A criação visual dos slides era toda em cima desta temática e os capítulos foram divididos em categorias como “melhor performance de vendas”, “maior vilão” (os concorrentes, claro) e “melhor lançamento do ano” (para novos produtos). A apresentação foi um sucesso de público.

Ou seja, para complementar o tema escolhido para sua apresentação, abuse da decoração, figurino, objetos. Crie a chamada “mise en scène”, que nada mais é que uma boa ambientação sobre o tema escolhido.

4. Crie uma temática visual diferenciada

Um visual diferente é a solução perfeita para destacar a sua apresentação das demais em um evento, seminário ou reunião, garantindo que o seu conteúdo seja marcante para aquela audiência.

Roteiro e história definidos; questões visuais e de ambientação escolhidas. O que falta? A etapa mais importante: o apresentador.

Somente com seu discurso bem ensaiado é que você irá capturar a atenção da audiência e, acima de tudo, transmitir segurança sobre aquilo que está falando. Um bom treino, em ambiente controlado (ex: sala de reunião) é a garantia de uma apresentação eficaz. Uma boa apresentação depende quase que exclusivamente do apresentador, mesmo sem nenhum apoio audiovisual nem ambientação.

5. Ensaie sua performance o máximo que puder

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".

Se achar válido, chame colegas ou pessoas da sua equipe e faça uma simulação. A primeira evidência de que sua apresentação poderá ser bom é se o roteiro funciona só no discurso. Afinal, quem convence e conquista a confiança é o apresentador.

Lembre-se: o PowerPoint deve servir apenas como um apoio visual, para ajudar o apresentador a ser mais didático e aumentar a chance de retenção da atenção.

Se você quer realmente se destacar em apresentações de eventos corporativos, a SOAP é especialista em comunicação e pode te ajudar. Nossa paixão é criar histórias corporativas com temas que saiam da rotina e cativem a audiência. Visite nosso site e saiba qual a melhor solução para sua convenção, seja ela a criação das apresentações, a estratégia de comunicação do evento como um todo ou até o treinamento dos apresentadores!



Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França