Como recortar uma imagem no próprio Powerpoint

Em nossos cursos, e treinamentos sobre apresentações no PowerPoint, frequentemente, somos questionados pelo nosso público se tem como recortar uma imagem no PowerPoint.

Treinamento SOAP
15/08/2018
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Em nossos cursos, e treinamentos sobre apresentações no PowerPoint, frequentemente, somos questionados pelo nosso público se tem como recortar uma imagem no PowerPoint. Pois, algumas pessoas sabem fazer recortes de imagens com auxílio do Photoshop. A boa notícia que a resposta é sim!

Portanto, podemos criar uma apresentação no PowerPoint e recortar uma imagem diretamente nele. Desse modo, esse aplicativo tem recursos para adaptar o nosso conteúdo para as mais diversas aplicações. Afinal, ao recortar uma ou várias imagens, conseguimos obter vários benefícios.

O principal deles é que deixamos de ter um slide poluído com muitas informações e passamos a destacar a mensagem que realmente é relevante. Neste artigo, vamos explicar como recortar no PowerPoint, além de dar dicas importantes para você aproveitar melhor essa ferramenta.

Como inserir imagens ou GIFs no PowerPoint

Antes de explicarmos o passo a passo para você saber como recortar uma imagem no PPT, vamos descrever como inserir imagens ou GIFs de duas maneiras:

  • diretamente do computador;
  • e online.

Inserir uma imagem ou GIF no PowerPoint diretamente do computador

  • abra a apresentação no PowerPoint;
  • selecione o slide onde deseja incluir a imagem ou GIF;
  • na guia Inserir, no grupo Imagem aparecerá uma nova janela em que poderá localizar e selecionar a imagem do computador que será inserida no slide.

Inserir uma imagem no PowerPoint online

  • abra sua apresentação no PowerPoint;
  • selecione o slide onde deseja incluir a imagem;
  • na guia Inserir, no grupo Imagens, clique em Imagens online (você pode usar o Bing ou o OneDrive, por exemplo).

Saiba como recortar uma imagem no PowerPoint

Entenda que, quem opta por utilizar o PPT não precisa utilizar outras ferramentas para adequar o visual das suas apresentações. Siga o nosso passo a passo e saiba como recortar uma imagem no PowerPoint.

Após seguir esse processo de recortar no PowerPoint você terá a imagem que precisa, porém sem o fundo que atrapalhava a aplicação no slide.

Costumamos utilizar vários tipos de imagens nas apresentações e nas mais diversas aplicações: foto preenchendo o fundo todo do slide ou aplicadas dentro de alguma forma e as imagens, que são recortadas do seu contexto original para serem aplicadas ao slide:

tutorial de como recortar uma imagem no powerpoint - 01

Quando fazemos isto, deixamos de ter um slide poluído com muitas informações e passamos a destacar a mensagem que realmente é relevante. E por aqui o Photoshop é realmente a ferramenta mais utilizada. Mas como fazer para criar o mesmo efeito com as ferramentas que têm em mãos, como o PowerPoint? É teoricamente simples. Confira!

  • Tente encontrar uma imagem que tenha o fundo neutro (com apenas uma cor), caso contrário levará um pouco mais de tempo para conseguir este efeito (1). No slide, acrescente a imagem que deseja recortar (2).
tutorial de como recortar uma imagem no powerpoint - 02
  • Ao clicar duas vezes, abrirá automaticamente a aba “formatar”(3). No primeiro botão no canto superior esquerdo, clique em “remover plano de fundo” (4).
tutorial de como recortar uma imagem no powerpoint - 03
  • A imagem ficará com o fundo rosa, indicando todos os pontos que serão recortados. Na maioria das vezes, o PowerPoint “se engana”e acaba destacando algumas áreas que você não deseja retirar (5). Para ajustar, clique no primeiro botão no canto superior esquerdo “marcar áreas para manter”. Basta ir clicando onde quer manter para editar sua imagem. Ao lado também há o botão “manter áreas para remover”, que também pode ser utilizado caso queira remover algo (6).
tutorial de como recortar uma imagem no powerpoint - 04
  • Com isto, você terá a imagem que precisa para aquele determinado slide, porém sem o fundo que atrapalhava a aplicação.
tutorial de como recortar uma imagem no powerpoint - 05

Importante: esta dica é útil para quem tem PowerPoint 2010 a 2016!

Recursos e atalhos do PowerPoint que poucas pessoas sabem usar

Às vezes a correria faz com que utilizemos apenas o básico das ferramentas que utilizamos no dia a dia. No entanto, saiba que, existem recursos e atalhos úteis do PowerPoint que nem todos os usuários conhecem. Vamos listar alguns deles.

Inserir botões clicáveis para controle dos slides

Esse recurso permite que você mesmo crie comandos como avançar, voltar, abrir sites entre outras funções que pretenda executar.

  • na aba “Inserir”, no menu principal, escolha a opção “Formas”. Selecione um ícone da seção “Botões de ação” e insira no slide;
  • determine qual ação que o botão realizará ao ser clicado durante a apresentação. Confirme a configuração com o OK;
  • escolha o estilo e a cor do botão no menu de formatação.

Inserir vídeos de canais do YouTube

Inserir vídeos do YouTube é uma boa estratégia para dar mais movimento e credibilidade nas suas apresentações. Veja como é fácil de fazer:

  • acesse a guia de “Inserir”, no menu principal no topo da tela. Em seguida, escolha a opção “Vídeo” e, depois, vá para “Vídeo Online…”
  • pesquise por vídeos ou cole o endereço URL de um vídeo específico do YouTube no campo de busca. Para realizar pesquisas no YouTube sem sair do PowerPoint, é só clicar no ícone de lupa no canto direito da barra de busca;
  • selecione o vídeo do seu interesse e coloque-o na apresentação clicando no botão “Inserir”, no canto inferior direito da janela. Se precisar, é possível mover e até redimensionar o vídeo como quiser dentro do seu slide;

Saiba que, é necessário ter acesso à internet no momento da apresentação. Caso contrário o vídeo não será executado.

Salvar o slide no formato PDF

Em algumas ocasiões, precisamos salvar a apresentação em outro formato. Aprenda como passar do PowerPoint para o PDF.

  • na aba “Arquivo”, no canto superior esquerdo, escolha a opção “Exportar” no menu lateral à esquerda. Em seguida, abra a opção “Criar documento PDF/XPS” e clique no botão “Criar PDF/XPS” para salvar o arquivo no formato PDF.

Saiba como a SOAP pode ajudar equipes conhecerem os truques do PowerPoint

A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. Durante esses anos já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros países.

Com essa experiência, a SOAP oferece, com método próprio, consultorias, treinamentos e cursos para que você e sua equipe criem, dentro de casa, apresentações estratégicas.

Para você que pretende desenvolver habilidades e dominar o PowerPoint, recomendamos o curso SOAP Slides, certamente, obterá conhecimentos importantes para aplicar nas suas audiências.

Então, entendeu com este material como recortar uma imagem no PowerPoint? Essa é uma tarefa relativamente simples. 

Porém, se tiver dúvidas, busque ajuda especializada. Pois, sabendo usar o PPT corretamente, você não precisa buscar recursos de outros aplicativos, aproveite as funcionalidades que a própria ferramenta oferece.

Gostou de saber como recortar uma imagem no PowerPoint? Aumente o seu conhecimento nessa ferramenta, conheça com mais detalhes o curso SOAP Slides.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Conheça 10 funções do PowerPoint para criar apresentações profissionais

Apresentações
14/06/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França