Como Oprah Winfrey superou os obstáculos da vida por meio da comunicação

Na semana em que se reconhece a luta das mulheres por qualidade de vida e, principalmente, igualdade, dedicamos este conteúdo a uma incrível comunicadora e vencedora: Oprah Winfrey, que iniciou a vida de forma triste e, com a ajuda da comunicação, teve oportunidades e se tornou o que é atualmente.

Treinamento SOAP
13/07/2016
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Na semana em que se reconhece a luta das mulheres por qualidade de vida e, principalmente, igualdade, dedicamos este conteúdo a uma incrível comunicadora e vencedora: Oprah Winfrey, que iniciou a vida de forma triste e, com a ajuda da comunicação, teve oportunidades e se tornou o que é atualmente.

Confira, a seguir, a história e qualidades de uma das maiores comunicadoras do mundo, e entenda seu percurso até ser conhecida como Oprah Winfrey. Vamos lá?

Conheça a história de Oprah Winfrey

Nascida de pais jovens e separados, sofreu os primeiros anos da infância pela ausência deles. Aprendeu a ler antes dos três anos e acompanhava a avó à igreja, onde recebeu a alcunha de “A Pregadora” (em inglês, “The Preacher”), devido à habilidade de recitar versos da Bíblia. Perceba que desde essa época se destacava pela capacidade de se comunicar.

Após anos sofrendo agressão sexual e física de parentes, Oprah terminou os estudos na escola fundamental e fugiu de casa para morar com uma amiga.

Aos 14 anos, engravidou do seu primeiro namorado, que a abandonou ao saber da gravidez. As más notícias não param por aí. Seu bebê nasceu com problemas e faleceu poucas horas depois.

Após esse episódio, Oprah voltou aos estudos. Graças ao seu empenho, começou a sentir o gostinho da popularidade, chegando a ser votada a “Garota mais legal da escola”.

Terminando os estudos, ganhou um concurso de locução que garantiu uma bolsa na Universidade do Tennessee, onde estudou Comunicação Televisiva.

Seu talento para a comunicação atraiu o interesse da rádio local WVOL, onde foi contratada para transmitir as notícias do plantão.

A escolha de Oprah pela mídia não surpreendeu a família, em especial sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público.


Já trabalhando na mídia local, era a mais jovem e a única negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal em Nashville. Se mudou para Baltimore, em 1976, para trabalhar em outro jornal local. Lá, atuou ao lado de Richard Sher, no programa de entrevistas People are Talking e liderou o Dialing for Dollars.

Em 1983, Oprah se mudou para Chicago a fim de liderar o talk show matinal AM Chicago e, dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região, superando o concorrente The Phil Donahue Show.

O sucesso foi tanto que a emissora concedeu uma hora inteira de duração ao talk show, rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em setembro de 1986.

Não precisamos falar o que aconteceu a partir daí, certo?

Seja em um bate-papo, seja em um discurso para faculdade ou em palestras, se fosse para resumir em uma palavra a comunicação de Oprah Winfrey, seria: credibilidade. Sua carreira e seus negócios são reflexo disso.

Essa credibilidade é passada por inúmeros fatores. Conheça os principais a seguir!

Oprah Winfrey

Como Oprah Winfrey passa credibilidade em seus discursos

Ótimo tom de voz

Com entonações e inflexões nas palavras que deseja destacar, Oprah faz com que as pessoas prestem atenção ao que está dizendo, acompanhando e aguardando a conclusão das suas opiniões.

Empatia

Em suas entrevistas, a apresentadora nos dá uma aula sobre o que é empatia. Sempre se colocando no lugar do outro e fazendo com que os convidados se sintam confortáveis, como se estivessem em um bate-papo intimista.

Escuta ativa

Podemos dizer que toda essa empatia é praticada devido à sua incrível escuta ativa. Ou seja, quando os convidados estão falando, Oprah Winfrey se concentra em entender as respostas, de modo a fazer perguntas genuínas e improvisadas. É daí que vem a naturalidade e dinamismo do talk show.

Conexão visual

Outro fator que potencializa sua empatia é a conexão visual. Quando a pessoa fala, além de escutar, ela observa as reações do convidado e direciona as perguntas certas, nos momentos certos.

Boa utilização da pausa

Repare bem quando Oprah fala. A utilização da pausa é fundamental para demostrar a importância dos assuntos abordados, além de dar o tempo necessário para formular perguntas — por mais que saibamos que algumas são combinadas, outras com certeza são improvisadas.

Expressão facial coerente

As expressões de Oprah Winfrey são completamente coerentes com suas palavras. Apesar de ser doce na maioria do tempo, quando precisa ser enérgica, ela usa expressões de forma assertiva.

Generosidade: a maior das características

Apesar de todos os traumas e tristezas do início da sua história, Oprah Winfrey tem uma comunicação generosa, colocando as necessidades comunicativas do receptor à frente das do emissor. Ou seja, apesar de saber que a responsabilidade da mensagem chegar ao receptor é do emissor, Oprah se adapta à comunicação do outro para que o bate-papo seja agradável para ambos.

Mesmo quando sua opinião é divergente, fala de forma generosa e respeitosa, visando sempre agregar valor por meio do seu ponto de vista.

Dito isso, reforçamos nosso desejo de que todas as mulheres sejam vitoriosas como Oprah Winfrey e não precisem passar por tantas turbulências e violências, infelizmente comuns até hoje, como ela passou. Mais que isso, torcemos para que a comunicação seja um instrumento para atingirem uma vida de sucessos e vitórias.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira quais são os 3 pilares essenciais da comunicação digital!

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".


Posts Relacionados

Como falar por mensagem no trabalho usando o WhatsApp? Confira 5 dicas

Comunicação
27/03/2024
leia agora

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Comunicação
11/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França