Como o branding influencia uma apresentação?

Construir uma apresentação na correria do dia a dia com o chefe ligando a cada cinco minutos nem sempre faz você lembrar da importância que ela tem para a empresa.

Treinamento SOAP
12/07/2016
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Construir uma apresentação na correria do dia a dia com o chefe ligando a cada cinco minutos nem sempre faz você lembrar da importância que ela tem para a empresa.

No momento em que você entra na sala para uma reunião, você e sua apresentação tangibilizam a marca, e mostram um novo olhar do que será dito. 

Neste momento, você mostrará os diferenciais da empresa por possuir determinado produto ou mesmo por somente você conseguir solucionar alguma questão.

Ali poderá ser o único momento de contato com a sua empresa, por isso a importância do branding para a sua reunião, e sobretudo em uma apresentação.

Se tudo não estiver alinhado, aquele trabalho de vários meses pode ser arruinado por não estar de acordo com o tom da comunicação construída em uma longa jornada. O branding é o conjunto de ações que administram as marcas, tanto de forma concreta como subjetiva.

Neste post, usaremos alguns conceitos os quais valem mostrarmos inicialmente para facilitar a compreensão do que é:

  • uma marca imagem corporativa como um todo;
  • identidade aspectos visuais que fazem parte da marca global;
  • logotipo tipografia e/ou ícone que sintetiza a natureza da empresa.
  • Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é branding

Branding é um conjunto de práticas e ações que engloba construir e gerenciar elementos como identidade visual, valores, missões, propósitos e qualquer outro item que remeta à marca. 

A ideia é gerar percepções, conscientes ou não, que façam com que o público se sinta atraído pela marca e se lembre dela.

Nesse sentido, a identidade visual é um elemento muito importante para o branding, mas não é só isso. 

Para concretizar essa ideia, pense em como algumas empresas, como a Coca-Cola e a Nike, trabalham seu branding. Elas são lembradas e reconhecidas pelo público por meio de cores, imagens e também palavras-chave e slogans.

Além dos elementos visuais, a Nike trabalha muito em suas campanhas e comunicação conceitos como superar limites, ter iniciativa, ter autoconfiança, ir além etc. 

Tudo isso é construído por meio de um cuidadoso trabalho e de branding e está presente em tudo que a marca faz, e o público capta e se conecta com essas ideias.

O branding está aí para levar as marcas além do lucro, passando a fazer parte da cultura e influenciar a vida das pessoas no campo emocional. 

A linguagem e a comunicação impressa nas marcas apresentam relações íntimas na expressão da nossa personalidade, como mostra Neumeier em seu livro The Brand Gap:

  • Você compra alguma coisa baseado no seu sentimento pelo produto;
  • Você compra serviços baseado no seu sentimento em relação ao fornecedor;
  • Você se engaja em uma organização baseada no seu sentimento sobre a organização.

Assim, o branding tem um papel importante em conectar o pensamento dos consumidores com a experiência que ela oferece. 

É algo bem maior que um logotipo, porque dependendo da maneira que a marca é gerenciada, o que será compreendido vai depender da interpretação dos seus consumidores por meio da identidade visual.

A importância da identidade visual para o branding

A identidade visual corporativa expressa a personalidade e os valores da marca, ou seja, a identidade abrange muito mais que um mero símbolo. 

Na verdade, essa colcha de retalhos é uma construção que depende de uma gestão coesa entre os dois pontos: identidade e logotipo. Dentro dessa colcha, encontra-se a identidade visual.

O significado da marca precisa estar impresso na identidade visual e em todo desdobramento, pois isso está intrinsecamente relacionado à imagem corporativa da empresa. 

Desta maneira, o DNA é sintetizado visualmente em tudo que será exposto na comunicação com o uso de cores, formas e imagens.

A influência do branding em uma apresentação

Com processos como transformação digital e globalização, a competitividade em praticamente todos os mercados se tornou muito acirrada. 

Hoje, consumidores têm acesso a uma variedade de marcas que oferecem o mesmo produto ou itens bem semelhantes. Nesse sentido, como eles fazem suas escolhas? A resposta está relacionada ao branding.

O que determina que uma pessoa vai comprar Coca-Cola para beber em uma festa ou jantar não é somente o sabor da bebida — visto que há concorrentes —, mas todo conjunto de valores e conceitos construídos ao longo do tempo pela marca.

Assim, a alta concorrência pressionou marcas a pensar além da qualidade e do produto oferecido em si, mas também na forma como elas se posicionam e geram conexões com pessoas.

Os consumidores hoje querem mais do que um produto ou serviço, mas sim comprar de marcas que tenham um propósito e personalidade com os quais possam se identificar e ter uma boa experiência.

Pensando nisso, o branding é aliado em diversos momentos em que uma marca se apresenta para o consumidor, pois é esse o momento em que as conexões estão começando a ser construídas. É por isso que ele é crucial em uma apresentação.

Uma apresentação corporativa é o momento ideal para mostrar e reforçar os valores da sua marca, seus diferenciais e propósitos. Isso pode fazer toda a diferença na hora de uma venda ou negociação, uma vez que gera mais confiança e profissionalismo.

Diante disso, o branding precisa reforçar sua marca não apenas em uma comunicação, mas durante toda sua existência. 

Da mesma maneira que precisa-se assegurar que todos estão falando a mesma língua quanto a sua marca, a apresentação, em termos de mensagem e visual, também precisa estar no que diz respeito à coerência e consistência com o DNA da marca.

Dicas de como pensar o branding nas apresentações da empresa

Considerando o papel da identidade visual na construção e na gestão da imagem de uma marca, é essencial pensar em branding para a apresentação.

Apresentações corporativas são, muitas vezes, o primeiro contato relevante de clientes com uma marca. 

Por isso, os slides mostrados precisam estar alinhados com a identidade da marca e dar suporte ao que foi construído visualmente pela empresa para gerar conexão emocional e fazer com que a marca se destaque.

Por conta disso, para se ter segurança do sucesso da reunião é essencial um planejamento com antecedência. As soluções mais inteligentes, mais apropriadas e mais criativas podem ser alavancadas por uma apresentação bem feita.

Na próxima vez que você for elaborar seu material, pense:

  • Para algo institucional, utilize os elementos visuais e cores da marca já definidas pela sua empresa;
  • Como referência, pesquise os materiais de comunicação. Newsletter, site, folders sempre podem ajudar a direcionar suas criações;
  • Quanto às imagens, faça escolhas de acordo com como sua empresa se comunica (utilize foto com o perfil das pessoas que trabalham lá, objetos, paisagens, metáforas visuais);
  • Utilize espaço em branco para seu conteúdo respirar, lembre-se que menos é mais;
  • Escolha fontes que mais se adequem ao tom da sua apresentação, como Times New Roman e Cooperplate Gothic para textos técnicos e Century Gothic e Candara para dar um ar mais clean;
  • Deixe em tela poucas palavras, apenas o necessário;
  • Para apresentar gráficos, deixe apenas os números importantes para aquele tópico em questão;
  • Use animações ao seu favor: quando e se necessário.

Com essas dicas, você poderá apresentar suas ideias e aspirações de forma alinhada visualmente à sua empresa. Assim, quando sua audiência se deparar com sua apresentação, você será um desdobramento da sua empresa.

Quer aprender a como usar o design a seu favor e fazer apresentações impactantes com o apoio de ferramentas visuais? Conheça nosso curso SOAP Slides e saiba como!

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".

Tags: apresentação, apresentações corporativas, apresentações profissionais, linguagem visual, powerpoint

Posts Relacionados

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?

Apresentações
26/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França