SOAP Apresentações Profissionais - 19/02/2018
Palestras assistidas por milhões de pessoas gratuitamente, com apenas um clique. Difícil quem ainda não tenha sido impactado na internet por algum vídeo do TED.
A organização sem fins lucrativos deu seus primeiros passos na década de 1980, na Califórnia. O grande objetivo era tornar públicas ideias que mereciam ser disseminadas. Sem dúvida, missão cumprida. Ao falar de tudo e para todos, o TED se popularizou e virou um novo modelo de comunicação que merece ser visto, revisto e praticado.
Um dos diferenciais do TED é o tempo. A maior parte das palestras dura de 12 a 15 minutos.
Os apresentadores são sujeitos incrivelmente apaixonados pelo que fazem e assumem a responsabilidade de expor o tema no qual são especialistas. Por fim, o fato de transformar qualquer assunto em um conteúdo sem jargões e termos técnicos torna o formato bastante democrático.
Para formatar sua apresentação no estilo TED, considere os seguintes passos:
Objetivo claro e direto
Qual a sua ideia a ser espalhada? Você precisa buscar uma versão muito simples e sucinta dela.
Não fuja, não disperse, não divague. Persiga-a. Tente resumir tudo em uma frase apenas.
Apresentações estilo TED tem estruturas similares a de Elevator Pitches, então investir tempo na construção de um roteiro profissional é fundamental!
Apresentador
Um palestrante do TED é sempre especialista em um assunto e apaixonado pelo que faz. É isso o que dá o tom de facilidade no discurso. Para dar um show, você precisa dominar o tema da apresentação.
Tom
Popularize sua fala, sem deixá-la vazia. Não convém usar jargões de sua área. Faça testes com pessoas com pouco nível de instrução e veja se vai bem. Ao mesmo tempo, faça testes com gente da sua confiança, com excelente nível de instrução e também aguarde o feedback. É preciso acertar nos dois extremos.
Menos tecnologia e acessórios, mais você
Repare como no TED os slides são apenas suporte para o apresentador. Suas únicas alternativas sãoé treinar muito e ser você mesmo.
Tempo
Encaixar tudo o que você quer em uma apresentação concisa e eficiente parece ser um dos maiores desafios. Mas se você domina o assunto, com um pouco de exercício será capaz de falar em mais ou em menos tempo a mensagem central. Treine incansavelmente resumir e expandir o discurso. Tente executar a mesma ideia em tempos e até formas de falar diferentes e você não terá mais pavor de se encaixar no limite determinado.
Improviso marcado
Improvisos são inevitáveis e até bem-vindos. Mas você precisa ter suas marcas mentais para não se perder – o que do roteiro você não pode deixar de falar e quais são
as janelas que podem ou não ser abertas no dia da apresentação. Ah! É necessário pensar também em como fechá-las! É legal ter isso em mente.
Fã de carteirinha
Assista a muitos TEDs. Ajuda a entender o estilo, a linguagem e a ver o que funciona e o que não funciona tanto.
Ensaios
Praticar sozinho, com a família, com amigos, com pessoas críticas da sua confiança. Ensaie muito para pensar nas pausas, ênfases, fluidez e projeção vocal, verificando acertos e inadequações em termos de posturas, gestos e afins. Essa dica é geral para toda e qualquer apresentação, mas para algo nos moldes TED ainda mais, já que o apresentador é muito exigido. Se serve de inspiração, Steve Jobs era conhecido por se preparar inesgotavelmente para as aparições públicas. Ele repetia seus roteiros mais de 20 vezes para outras pessoas. A força comunicativa vem de treino.
Autenticidade
Tão importante quanto O QUE é falado é COMO é falado. Cada apresentador tem seu estilo e precisa permitir que esse estilo transpareça. As apresentações só são cativantes e cômicas quando a audiência percebe que há uma autenticidade no discurso e na história. Separamos alguns exemplos para você entender do que estamos falando:
1. Ken Robinson, o vídeo mais assistido da plataforma TED. Uma apresentação que dispensou apoio visual. Robinson fala com propriedade sobre o modelo de educação e intercala momentos de reflexão profunda com piadas inteligentes
2. Susan Cain, uma introvertida falando sobre o poder dos introvertidos. Susan revela logo que não fica nem um pouco confortável em cima de um palco. Porém, aos poucos, controla sua ansiedade e conta uma bela história sem precisar ser expansiva, falar alto ou brincar o tempo inteiro com a plateia
3. James Veitch, um jovem com cara de nerd contando sua experiência sobre responder spams. Cheio de caras e bocas, usando apoio visual o tempo todo, faz a audiência rir sem parar.
Agora que te demos algumas dicas de como fazer uma boa apresentação estilo TED, é hora de colocar a mão na massa!
Se precisar de mais ajuda para construir uma apresentação no estado da arte, clique aqui e conheça os nossos cursos de apresentações profissionais ou clique aqui e entre em contato para construirmos sua palestra e ajudarmos no seu ensaio para que ela seja memorável!
Materiais Gratuitos
Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.
SOAP Treinamentos
Cursos de comunicação corporativa para você.