Como fazer bons links entre os slides de uma apresentação profissional

SOAP Apresentações Profissionais - 12/06/2019

Surgiu aquela reunião estratégica.

Você se debruçou dias montando uma abordagem e criou slides com um visual impactante. Agora, tudo pronto para arrasar na apresentação, certo?

Errado!

Como em toda e qualquer comunicação, quem a “conduz” é fundamental! Por isso, preferimos um texto do Luis Fernando Veríssimo a um daquele nosso tio “poeta”, e ficamos ansiosos para ver um filme do Spielberg e fugimos de qualquer filmagem de casamento.

No caso de uma apresentação é a mesma coisa: precisamos de um bom condutor da narrativa.

Ou seja, precisamos de um bom apresentador. Se um bom texto não se resume a uma frase de efeito e um filme a uma bela sequência de imagens; em uma apresentação slides bonitos e uma sequência boa de ideias não é o suficiente.

Se você tem esses dois elementos e não consegue fazer a conexão entre eles, ainda vai faltar uma coisa para sua apresentação: fluidez.

Fluidez em apresentação profissional NA PRÁTICA

Na prática, dar fluidez para uma apresentação é muito mais simples do que seu nome meio enigmático pode sugerir. Basicamente são expressões como “ou seja”, “portanto”, “contudo” e afins, que tem a função de enfatizar a ideia (ou o slide) que vem a seguir.

Na maioria das vezes, a coesão está na complementação, na oposição ou na conclusão do que você está falando.

 Alguns slides produzidos para a apresentação “A beleza na venda direta”.
 

Detalhe?

Sim, mas alguém já disse que a beleza de uma apresentação está nos detalhes. Por isso, é fazendo a transição coesa entre um slide e outro que você transforma a sua apresentação em uma história, aumentando a chance de prender a atenção da sua audiência.

Por outro lado, quando o apresentador não faz isso, passa para a audiência a impressão de despreparo, aumentando a chance de perder a atenção e dificultar o entendimento.

Dicas simples

Segue algumas dicas que vão ajudar você a criar os links em sua apresentação profissional, fazendo com que você conte uma história e não fique com a fama de ser apenas um passador de slides.

  1. Use conjunções como mas, porém, contudo, entretanto para fazer a ligação entre slides com ideias opostas.
  2.  Repita frases e/ou palavras para completar a ideia de um slide para o outro, como “se os números mostram crescimento, – slide 2 – os números também mostram um gasto exorbitante
  3. Use ou seja e isto é quando você for explicar ou concluir a ideia que apresentou no slide anterior.
  4. DICA OURO: Comece o discurso do próximo slide antes de revela-lo, isso dá credibilidade e fluidez para a apresentação, mostrando que o apresentador está bem preparado.

As dicas são simples, mas seguindo-as e treinando muito, você vai transformar a sua apresentação em uma comunicação poderosa (como os textos do Luis Fernando Veríssimo e os filmes do Steven Spielberg).

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.