Descubra como fazer boas apresentações com estas 5 dicas

Você sabe como fazer boas apresentações? Então, vamos explicar! As apresentações são uma forma de comunicação para quem pretende mostrar o conteúdo de um determinado tema à frente de um público.

Treinamento SOAP
25/01/2021
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Você sabe como fazer boas apresentações? Então, vamos explicar! As apresentações são uma forma de comunicação para quem pretende mostrar o conteúdo de um determinado tema à frente de um público. 

Ao contrário de outras técnicas, como a escrita ou mesmo o audiovisual, a apresentação disponibiliza informações para um público sob a forma de discursos, ainda que, muitas vezes, seja acompanhada por recursos de multimídia.

Uma boa apresentação corporativa começa com a produção do conteúdo e técnicas de persuasão para impressionar seus clientes ou colaboradores. Afinal, você precisa prender o público, seja em uma reunião, seja em um treinamento, seja em um auditório. 

Não importa se a mensagem é atraente, você precisa tirá-la do campo das ideias e colocar na tela de uma forma simples. 

A seguir vamos apresentar 5 dicas de como fazer boas apresentações na empresa. Então, vamos começar?

1.Tenha uma estrutura fácil de seguir

O primeiro passo para entender como fazer boas apresentações e dominar essa arte, é simplificando. Algumas reuniões, por exemplo, podem ter um tema complexo. Dessa forma, fica difícil prender a atenção do público. 

Então, comece estruturando um cronograma de apresentações simples. Para isso, divida em pelo menos três seções simples o que você tem a dizer: 

  1. introdução – resumir o que você vai falar e mostrar porque ele é relevante;
  2. desenvolvimento – mostrar os fatos e os pontos principais;
  3. conclusão – retornar a ideia original e oferecer alguns tópicos importantes e como podem ser colocados em prática.

Procure manter sua apresentação com pelo menos 10 slides. Assim, você não cansa seu público e ele terá mais tempo para assimilar tudo que está sendo exposto na tela.

2. Menos é mais, limite a quantidade de textos nos slides

Quando seu slide tem muito texto, você força seu público a ficar apenas lendo e não em prestar atenção ao impacto emocional que a mensagem traz. Portanto, escolha suas palavras com cuidado, e siga a dica anterior (simplifique).

Há estudos que mostram que as informações menores são melhor assimiladas. Afinal, ninguém quer ficar lendo blocos de textos em apresentações, certo? 

3. Tenha um bom design

O design tem o poder de evidenciar ou acabar com sua apresentação. Então, para fazer boas apresentações, utilize cores que chamem a atenção para a sua mensagem e evite cores muito brilhantes e carregadas

Quanto às características do texto, procure utilizar o mesmo tamanho e a mesma fonte em tudo, assim você mantém sua mensagem na tela uniforme e coesa. Para incrementar, um mapa mental pode ajudar

4. Faça uma boa formatação

A falta de formatação e padronização pode afastar as pessoas, pois mostra que você não teve o cuidado e o carinho em fazer sua apresentação ou até mesmo que você não entende do assunto. Em vista disso, assegure que seu texto esteja alinhado e organizado.

Revise e revise várias vezes, uma apresentação, como qualquer outro conteúdo, não deve ter erros. Eles podem fazer você perder a confiabilidade e a autoridade que tem sobre o assunto. Por isso, revise o máximo possível, somente assim sua apresentação será perfeita.

Além disso, a falta de formatação e de uma linha de pensamento na sua apresentação podem passar uma imagem de falta de profissionalismo. Então, capriche. 

5. Ensaie a sua apresentação

Pratique para pegar o ritmo e anote os pontos que você deseja evidenciar. Faça em voz alta, assim você vai começar a desenvolver uma experiência com o seu material e vai perceber como algumas coisas funcionam bem, e outras nem tanto, que precisam ser melhor trabalhadas. Assim, também verá como estão as suas técnicas de oratória.

Também pode identificar quais conteúdos são essenciais e quais não são, e terá a oportunidade de delatar antes que seja tarde demais. Treine várias vezes, experimente pausas, gestos e linguagem corporal

E não se esqueça do tempo, que deve ser similar toda vez que você for ensaiar. Para isso, use um temporizador. Quando for fazer sua apresentação, você será compensado tendo um período maior para a interação com seu público e pode explicar melhor o conteúdo exposto.

Saber como fazer boas apresentações na empresa torna-se necessário para avaliar o próprio negócio e o perfil do público-alvo. Dessa forma, é possível auxiliar com efetividade a instituição a alcançar melhores resultados, como:

  1. expandir o negócio;
  2. conquistar mais clientes e fornecedores;
  3. obter parcerias com outras empresas (sejam do mesmo ramo, sejam de outra especialidade);
  4. atrair investidores.

Para isso, conte com a SOAP, uma empresa especializada em apresentações profissionais que utiliza uma metodologia pioneira com a finalidade de assessorar empresas e executivos a alcançar um alto desempenho em apresentações corporativas. 

Quer saber mais? Então, conheça o curso Comunique-se e veja de perto os avanços que podemos proporcionar para o seu crescimento profissional! 

mão de pessoa branca segurando um microfone em um fundo preto e o seguinte texto em rosa " E-book gratuito - Como ser mais seguro ao se apresentar"


Posts Relacionados

7 dicas práticas para apresentação de resultados para diretoria

Apresentações
12/03/2024
leia agora

Como interagir com o público em uma apresentação? Veja 7 formas

Apresentações
28/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França