Como escrever um e-mail marketing

Procuramos na internet: “como escrever um e-mail marketing”.

Treinamento SOAP
13/07/2016
4 min. de leitura
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Procuramos na internet: “como escrever um e-mail marketing”. Achamos muita dica legal do que fazer (e mais ainda do que não fazer!). Mas nada relacionado à estrutura do conteúdo do e-mail em si.

Bom, agora tem! 🙂
Como especialistas em conteúdo, resolvemos fazê-lo nós mesmos para te ajudar nessa empreitada.

Vamos montando um passo-a-passo para você seguir, na sua próxima construção.

Definir um Objetivo

Um dos principais desafios de quem escreve (e-books, e-mail marketing, textos, novelas e até músicas da Valeska Popozuda) é definir, com c-l-a-r-e-z-a o que aquele conteúdo deve provocar na pessoa que está lendo. Ou seja, o ponto para onde você quer levar seu público. Aqui na SOAP, chamamos isso de Ponto B (parte-se do princípio que o estágio inicial seja o Ponto A).

Dito isso, a estrutura inteira, de qualquer material, deve ser o caminho entre o Ponto A e o Ponto B.

Um vez que roteiro, vem de rota… pense: qual rota o leitor vai caminhar até chegar onde você deseja?

Esse caminho, adivinha?! Tem um começo, um meio e um fim. Mas, como somos chiques, chamamos de Ato 1, Ato 2 e Ato 3.

Ok, brincadeira! É porque Começo, Meio e Fim são palavras que remetem à ordem cronológica, enquanto que Ato 1, Ato 2 e Ato 3 remetem à estrutura narrativa. Mas, sério, não precisamos entrar nisso agora! Esse assunto fica pra um “chopp”.

Ato 1

Essa é a hora de chamar a atenção. O que está em jogo é se a pessoa vai continuar lendo seu trabalho, ou não. Esse é o momento que divide o “bati o olho” do “li o texto”.

E como ser interessante?!

Tocando nos interesses, ora!

Quais os interesses da sua audiência, então?
O que é importante para ela?

No fim, todo Ato 1 deve responder a grande-máxima-primeira-maior-estrondosa-única-estupenda-primordial pergunta da plateia:  O que é que eu ganho com isso?

Se a grande-máxima-primeira-maior-estrondosa-única-estupenda-primordial pergunta do leitor for respondida: 

Se for uma propaganda, o pescoço das pessoas, na rua, vão começar a virar na direção do outdoor.

Se for um e-mail marketing, as pessoas vão continuar lendo até o final ou, no mínimo, não vão apertar delete nos primeiros três segundos.

Se for uma apresentação, as pessoas vão soltar o celular e começar a olhar para você.

Falamos mais sobre isso nesse post.

Mas como identificar o interesse do leitor – sua audiência?

Empatia!

Coloque-se no lugar do outro!
Não me venha com respostas óbvias como: “dinheiro”. Dinheiro, qualquer um quer. Mas é algo genérico, e – por ser genérico – é superficial.

O que especificamente seu público busca? Glamour? Resultado? Valorização? Experiência? Nostalgia?

O Ato 1 não entrega o ouro, mas promete o ouro!
Faz um acordo com a audiência que se resume de uma maneira simples:

– “Fica. Vai ter bolo.”

                Bônus!!!

                O título faz parte do Ato 1. Portanto, ele precisa ser atraente e instigante. A  Resultados digitais tem uma máquina de títulos bem legal que pode te ajudar!

                (legal, né?)

Ato 2

Prometeu? Agora entregue.

O Ato 2 deve cumprir aquilo que foi dito no início. Por exemplo, no começo desse texto eu prometi que ia ensinar a estrutura de um e-mail marketing. Bom, desde então, venho me esforçando para fazer o combinado.

Aqui, valem duas principais lições. E, o mais legal, uma contradiz a outra!

3a) Seja lógico.

O leitor precisa ser guiado. Organize as informações de maneira que seja fácil para a audiência entender como uma coisa leva à outra.


Um Ato 2 onde todas as peças se encaixam é como um bom filme onde nada aparece por acaso, sabe? Viram o novo Star Wars? Lembram da jaqueta que o Finn pega emprestada do Poe? Pareceu algo sem importância, mas foi fundamental para que ele conhecesse a Rey! Não assistiu o novo Star Wars? … Poxa.

O bom uso da lógica garante que o leitor entenda você!

3b) Seja ilógico.

No fim, o leitor vai ser levado por qualquer direção que você decidir. Contanto, claro, que o caminho esteja gostoso de ser vivido. Ou seja, a todo momento toque no emocional das pessoas. Vale tudo! Humor, referências pop, informações surpreendentes… ser interessante, no fim, é ser convincente (fazendo sentido… ou não).

O bom uso do emocional garante que o leitor LEMBRE de você!

É a boa dosagem entre estes dois elementos que constrói um Ato 2 eficiente.

Ato 3

Não é o fim, mas o recomeço.

Lembra do objetivo que você traçou no início? Bom, hora de conduzir o leitor em direção a ele. O que você espera da sua audiência? Admiração profunda e só? Ou que ele continue interagindo contigo de alguma forma, baixando ou clicando no seu e-mail?

“Clique” – “Baixe – “Confira” são, na prática, convites para vocês continuarem juntos. Mas, claro que isso só vai acontecer se você der um bom motivo para o leitor ficar do seu lado. Ou seja, hora de retomar – ainda que indiretamente – a mensagem que você passou no Ato 1.

Quer um exemplo?

Meu objetivo é que você permaneça com a SOAP na sua cabeça. Para isso, prometi ensinar a estruturar o conteúdo de um emkt.

Bom, agora quero que você continue pensando na gente! Então, vou deixar você com um exercício que, ainda mais do que esse texto, cumpre o juramento que fiz lá no alto.

(legal, né? 2.)

BÔNUS: HORA DA MÃO NA MASSA

ATO 1

– COLOQUE UM TÍTULO

[instigante, atraente]

– FAÇA A INTRODUÇÃO

[toque no interesse específico da sua audiência. Um problema específico, um cenário familiar…]

ATO 2

– SELECIONE O CONTEÚDO

[desenvolva o tema, mas deixe só informações que cumpram a promessa feita ali em cima ]

– ORGANIZE AS INFORMAÇÕES

[de maneira simples, para guiar o leitor]

– EMOCIONE

[pense como cada informação pode ser mais atrativa. Um causo, uma curiosidade, uma correlação, uma informação surpresa, uma história emocional etc.]

ATO 3

– RETOME À PROMESSA FEITA ANTES

– CHAME O LEITOR PARA CONTINUAR CONTIGO

[dando bons motivos para ela, claro]

Será que agora seus e-mails terão uma taxa de abertura e uma conversão maior?

Isso não podemos prometer, mas prometemos te dar ma força caso precise de uma ajudinha!

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Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, linguagem verbal

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