SOAP Apresentações Profissionais - 29/05/2017
Uma apresentação sobre um tema decisivo para o cliente está prestes a começar. Você terá trinta minutos para convencê-lo de que sua proposta é excelente. Exatamente do que ele precisa. A ansiedade em saber como será sua performance antes mesmo de falar a primeira palavra está deixando-o aflito. Mas você não precisa esperar até o fim da apresentação para saber se teve um bom ou mau desempenho. Nos primeiros minutos do encontro isso ficará claro.
A forma como você inicia sua apresentação profissional aumenta suas chances de sucesso. É uma parte importantíssima para gerar engajamento na audiência. Seu objetivo, então, deve ser começar bem. Gerar impacto. Para isso, é importante que você faça uma pesquisa do perfil de seu público. Como o seu produto pode melhorar a empresa de seu cliente? Quais são as necessidades atuais daquela empresa? Que respostas ele gostaria de ouvir? Utilizando essas informações a seu favor, você tende a subir um patamar na escala de aprovação.
No início de uma apresentação, o uso de PowerPoint não é fundamental. Você pode, por exemplo, apenas falar o propósito de sua apresentação. Quando há slides acompanhando o discurso, é comum haver uma associação automática entre as imagens e o conteúdo da apresentação. No entanto, a performance do apresentador tem um peso maior em relação à receptividade da audiência. A seleção dos assuntos e a forma como a história é contada são aspectos mais relevantes.
Apresentações sem um roteiro definido podem ficar longas, repetitivas e entediantes, derrubando grandes ideias e apresentadores. Por isso, antes de começar a colocar as informações no PowerPoint, escreva seu raciocínio em um papel. Quando fazemos isso, temos uma visão mais clara de todas as informações. A tendência é elaborarmos melhor o que será dito.
Leve sempre em consideração quais informações interessam mais às pessoas que estarão ouvindo para escolher o que é relevante apresentar e o que é dispensável, conforme o contexto. Mostrar que você conhece a realidade de quem o escuta é uma forma de fazer isso. Selecione argumentos que mostrem como você pode melhorar a vida de quem está te assistindo.
Depois de desenvolvida a primeira etapa do trabalho, aí sim, passe as informações para a plataforma de apresentação de sua preferência.
Os primeiros minutos de uma apresentação são propícios para gerar empatia e conexão emocional com a audiência.
Assim que colocar os pés no palco ou iniciar uma reunião, fique atento à sua comunicação não verbal. Antes mesmo de você começar a falar, os participantes já estarão fazendo julgamentos simplesmente pela sua postura.
Sendo uma pessoa muito sorridente ou não, o ideal é que o apresentador tenha uma expressão facial convidativa. Demonstre simpatia. Ficar sério o tempo pode dificultar a conexão do público com você.
Quando estiver parado e em pé, adote uma postura neutra – pernas paralelas, ombros paralelos ao corpo e cabeça paralela ao chão. Atente-se para não abusar de movimentos que não têm conexão com o seu discurso, como mexer no cabelo a todo instante, ou tirar e colocar o anel do dedo. Eles apenas exteriorizam o nervosismo do apresentador e não cumprem a função de reforçar e ilustrar o que está sendo dito.
Suponha que você esteja em uma reunião para sugerir um início de parceria. Você pode contar como essa parceria pode ser benéfica para que a outra empresa aumente o lucro em algum setor que não está rendendo muito. Apresente as vantagens que o outro terá naquilo que você propõe. Coloque-se no lugar do outro para ampliar seu campo de visão.
Eduardo Adas, sócio da SOAP, conta que “começar gerando conexão emocional fará com que o público, automaticamente, fique mais aberto para ouvir os argumentos racionais que serão expostos no decorrer da apresentação”. Os argumentos racionais, como números e estatísticas, por sua vez, proporcionam credibilidade. Porém, mostrá-los logo de cara pode tornar a reunião cansativa e, consequentemente, dispersar a atenção da audiência.
Em uma reunião em que o público já o conheça, em casos em que as pessoas já tenham informações sobre o assunto ou quando não há muito tempo disponível, a sugestão é que você vá direto ao ponto. Ou seja, os argumentos técnicos já podem ser jogados na mesa. Inverta a ordem: traga a conclusão para o início da apresentação e, a partir daí, desenvolva seus argumentos.
Para tornar o momento o menos entediante possível, você pode transformar a apresentação em uma narrativa. Conte a história por trás dos dados, como faria com um amigo em um papo informal. Imagine uma reunião corporativa em que o diretor de uma livraria precise estimular os vendedores a melhorar o atendimento aos clientes. Em vez de simplesmente jogar uma vastidão de números na tela para comprovar como o mau atendimento prejudica as vendas, experimente contar uma história real, como reclamações de clientes na página do Facebook, por exemplo, dizendo ter desistido da compra. Isso facilita a identificação da audiência com o contexto!
Use sua criatividade para tornar a história interessante, facilitar o entendimento e prender a atenção do público.
Seguindo essas dicas, com certeza sua audiência ficará muito mais engajada e suas chances de sucesso nos negócios aumentarão!
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