Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe

Dominar o conhecimento de uma área da empresa, ter um bom histórico de resultados e ver o trabalho reconhecido pelos pares não é suficiente para ser um bom profissional.

Treinamento SOAP
23/06/2017
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Dominar o conhecimento de uma área da empresa, ter um bom histórico de resultados e ver o trabalho reconhecido pelos pares não é suficiente para ser um bom profissional.

Somado às habilidades técnicas, ser um excelente comunicador é essencial para trabalhar em equipe. Agora, como evitar que a má comunicação se torne um obstáculo para sua vida profissional?

Na comunicação empresarial, a comunicação verbal e a não verbal conseguem aumentar ou diminuir a credibilidade de quem fala. Sua postura e suas técnicas vocais podem demonstrar confiança ou insegurança sobre determinado assunto. E isso vai impactar os resultados.

Neste artigo, separamos alguns sinais que podem indicar se a comunicação da equipe está sendo efetiva ou não. Confira!

Os reflexos da má comunicação no ambiente de trabalho

A má comunicação afeta fatores que vão levar a uma produtividade aquém do esperado. Além disso, podemos esperar outros prejuízos, por exemplo, ao clima organizacional e à saúde dos colaboradores.

Em “Communication barriers in the modern Workplace”, a The Economist consultou lideranças executivas de diferentes organizações americanas sobre o tema. Assim, podemos ter uma noção de quais seriam os efeitos imediatos do problema.

Ao serem questionados sobre as consequências mais relevantes, o cenário retratado pela pesquisa foi o seguinte:

  • aumentar o estresse (52%);
  • atrasar ou falhar em completar um projeto (44%);
  • baixar o moral (31%);
  • perder meta de performance (25%);
  • criar obstáculos à inovação (20%);
  • falhar em fechar uma venda (18%);
  • desacelerar o crescimento de carreira (13%);
  • perder clientes (13%);
  • gerar atos disciplinares (5%);

Ter uma má comunicação afeta todas as partes interessadas no negócio. A organização vai sofrer com metas, projetos e vendas que não vão adiante. O cliente não terá a eficiência e qualidade esperada. E o colaborador terá estresse e lentidão para crescer na carreira.

Por isso, é importante olhar essas questões mais a fundo!

Problemas de convivência

Como os profissionais passam boa parte do seu dia no trabalho, sentir-se confortável nesse ambiente é essencial de modo que haja motivação para sair de casa. Porém, não é sempre que temos a sorte de dividir o espaço com pessoas com o mesmo tipo comunicativo que o nosso.

Existem pessoas que falam mais e outras menos, assim com as que falam alto ou baixo. Essas diferenças podem trazer problemas de convivência e intrigas com impacto direto no resultado.

Uma equipe em que os funcionários não têm um bom relacionamento tende a ser improdutiva. Afinal, a comunicação corporativa é essencial para que os profissionais encontrem e solucionem dificuldades juntos.

Projetos precisam ser refeitos frequentemente

Suponha que um profissional tenha sido o representante da equipe em uma reunião com os gestores sobre um novo projeto.

Ele acabou perdendo alguns dados e não entendendo a solicitação completamente. No decorrer do trabalho, passou algumas informações imprecisas aos seus pares, que desviaram da rota. Como resultado, todo o job precisou ser refeito.

A equipe, provavelmente, estará desgastada e estressada na hora de refazer o trabalho. Com isso, a produtividade tende a ser reduzida. Aqui, mais uma vez, entra a importância da boa comunicação entre os profissionais da equipe. Os membros do time dependem uns dos outros para alcançar os objetivos.

O desempenho dos profissionais é sempre o mesmo

Quando não são apontadas falhas ou qualidades a serem desenvolvidas pelos profissionais — pelo gestor ou, até mesmo, pelos pares —, é fácil imaginar que o trabalho entregue corresponde às expectativas. A tendência é que o profissional não evolua e continue cometendo os mesmos erros.

Por isso, é importante que as reuniões de feedback — ou conversas no dia a dia — sejam baseadas em técnicas estruturadas. Na hora de falar, o ideal é que o gestor apresente quais são as qualidades e os pontos nos quais o profissional deixa a desejar.

É essencial, também, que queixas e dúvidas sejam escutadas atentamente. Dessa forma, fica fácil perceber quais são as dificuldades do funcionário e por que, algumas vezes, o seu desempenho não é dos melhores. Juntos, gestor e colaborador conseguem chegar a acordos sobre como tornar o trabalho produtivo.

Pouca comunicação entre o gestor e a equipe

“Como depois vou ter de refazer, vou fazer de qualquer jeito.”

Quando há má comunicação entre gestores e equipes, esse pensamento tende a aparecer. Muitas vezes, a agenda lotada e a quantidade de preocupações na mente do gestor fazem com que ele fale apressada e impacientemente sobre novas demandas.

Ou, então, o medo de passar vergonha ou ser repreendido pode fazer com que o profissional não tire dúvidas com seu chefe. A consequência é que o líder pode ficar sabendo que um projeto não estava fluindo como deveria apenas quando o problema já está consolidado.

Dificuldade no repasse de informações

As pessoas passam a não tomar as melhores decisões, uma vez que as informações não chegam. Embora os gestores sejam afetados, as dificuldades não ficam restritas à liderança.

Uma boa comunicação interna atua em duas vidas. A gestão necessita de conhecimento sobre a realidade para tomar decisões, ao mesmo tempo, em que as equipes precisam ter orientações e objetivos claros.

A má comunicação vai causar ruídos nesse tráfego. Será um canal em que as informações se perdem ou chegam sem a qualidade necessária.

Atraso nas entregas

Ser comunicar é uma das bases para que as entregas aconteçam como previsto. É importante ter uma troca de informações com clareza e agilidade, facilitando a colaboração nas equipes.

Muitos atrasos surgem de erros e retrabalhos vindos de uma comunicação ruim. Trata-se de algo recorrente, por exemplo, quando a liderança não consegue delegar as atividades adequadamente, causando dúvidas ou percepções equivocadas nos responsáveis pela execução.

Colaboradores insatisfeitos

Os ruídos têm impactos negativos para a qualidade do ambiente de trabalho. Conflitos, estresse, insegurança e diversos outros fatores que comprometem o clima organizacional, nascem de uma má comunicação.

A liderança, inclusive, usa a comunicação para concretizar suas intenções junto às equipes. Por exemplo, se um gestor precisa dar um feedback ou cobrar uma mudança, a maneira como abordar a questão faz toda a diferença.

Bons comunicadores sabem falar sem serem passivas ou agressivas. E, a partir dessa capacidade de confrontar as situações com assertividade e ter  cuidado com as necessidades dos colaboradores, conseguem engajar o grupo e obter o respeito de todos.

Como melhorar a comunicação no ambiente empresarial

Para melhorar a comunicação nas empresas, algumas práticas são bastante utilizadas, com êxito. Confira 3 dicas para implementar imediatamente!

Faça reuniões de alinhamento

É importante alinhar as expectativas desde o início e que os profissionais se sintam à vontade para sanar possíveis dúvidas.

Além disso, conhecer o perfil comunicativo da equipe pode ajudar a estabelecer o melhor canal de comunicação com cada um e evitar que eles não se pronunciem.

Por exemplo, alguns profissionais precisam de informações detalhadas, como dados e gráficos, para compreender um assunto. Outros, no entanto, preferem uma conversa informal e objetiva.

Tudo isso pode ser discutido em reuniões específicas para alinhamento.

Crie avisos claros

Um segundo cuidado é que as diretrizes sejam transmitidas por escrito. As empresas precisam ter seus canais de comunicação bem definidos, dando segurança e previsibilidade para os colaboradores.

Quando não existe essa clareza quanto às fontes de informação confiáveis, fofocas, rumores e mentiras podem causar um impacto negativo no ambiente de trabalho.

Ademais, os avisos servem de ferramenta de controle, uma vez que podemos constatar se as diretrizes foram ou não foram cumpridas.

Desenvolva habilidades de comunicação

Um ponto que sempre merece atenção é o desenvolvimento de pessoas. Muitas vezes, focamos as capacitações em competências técnicas e deixamos as competências comportamentais em segundo plano.

Acontece que, como visto, habilidades como a comunicação impactam o sucesso da empresa tanto como saber realizar tarefas. Os negócios dependem cada vez mais de soft skills.

Entre as capacitações na área de comunicação, nosso curso Comunique-se é o mais indicado para o desenvolvimento individual.

Nele, mostramos oito passos para você se tornar um comunicador espetacular. É uma boa oportunidade para o autoconhecimento e para melhorar nas suas relações profissionais.

Além disso, contamos com treinamentos in company para organizações que desejam superar os desafios da comunicação no ambiente empresarial. Formações específicas para comunicação interna, liderança e facilitação são alguns dos cursos oferecidos.

Sendo assim, você pode não apenas desenvolver suas soft skills, mas disseminar esse conhecimento na sua empresa. Com isso, a má comunicação vai fazer parte do passado, e a colaboração entre pessoas será um diferencial na busca pelos objetivos de negócios.

Confira agora mesmo os treinamentos in company da SOAP e desenvolva as habilidades de comunicação do seu time!

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".


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