BLOG MOMENTOS DECISIVOS


ATD 2019 | O que esperar do futuro no ambiente corporativo?

SOAP Apresentações Profissionais
1.608 views

O mundo está mudando cada vez mais rápido. A cada ano, surgem novas tecnologias que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Se contássemos para alguém que viveu no século passado que hoje em dia não é preciso ir a uma faculdade para assistir a uma aula, por exemplo, provavelmente essa pessoa ficaria incrédula. Essas tecnologias também têm impactado o mundo corporativo, o que se entende por trabalho e a forma de se trabalhar.

 

O que será que nos espera daqui em diante? Como preparar a si mesmo e preparar profissionais para o que está por vir? É sobre isso que debateram Elaine Biech, presidente da EBB Associates, William Rothwell, professor na Penn State University e Jonathan Halls, CEO na Trainer Mojo LLC, no palco do ATD 2019.

 

Separamos as principais reflexões dos especialistas. Confira:

Onde você está e onde quer estar

Uma das dicas dadas pelos painelistas foi: olhar onde você está hoje e pensar aonde quer chegar. Tendo bem definido o que pretende alcançar, coloque suas ideias no papel, estude o que é necessário ser feito para alcançar seus objetivos e bote a mão na massa. Quais competências devo trabalhar para ser um profissional melhor? Como desenvolvê-las? No caso de líderes, as perguntas são: como ajudar minha equipe a evoluir? Essas são algumas das perguntas que podem te ajudar a se guiar.

Compartilhe conhecimento

De nada adianta você estudar tendências, pensar em estratégias para lidar com o futuro e ter ideias inovadoras para alavancar a empresa se você não compartilhar conhecimento com sua equipe. Dificilmente você vai conseguir botar em prática o que imaginou sozinho. Se não se preparar mentalmente e repassar conhecimento com seu time, seus planos vão ficar só no papel. O senso colaborativo e a troca de conhecimento é essencial quando o assunto é se preparar para o que está por vir.

Ajude profissionais a acharem seus caminhos

Algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras em saber no que são boas e qual caminho elas querem seguir. Dentro de uma empresa, esse comportamento pode ser prejudicial. Afinal, pessoas podem trabalhar desmotivadas com algo que não gostam ou não compartilhar grandes ideias por falta de inspiração. É aqui que entra o gestor. Para os palestrantes, o líder não deve apenas passar tarefas para sua equipe. É essencial que ele seja também uma espécie de “coach”, que enxergue o potencial das pessoas e as ajude a descobrir os caminhos que querem seguir dentro da empresa.

 

Um spoiler do que está por vir: Se você acha que trabalha muito agora, prepare-se. Segundo os especialistas, o trabalho no futuro tende a ser full-time. A tecnologia tem mudado o que entendemos por trabalho e vai mudar ainda mais. Hoje, já é comum fazer home office, mas a tendência é que isso seja cada vez mais normal. Com notificações chegando no celular e no computador a todo minuto, os profissionais tendem a trabalhar ainda mais.

 

E aí? Preparado?

 

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com sua equipe e seus colegas de trabalho. E não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre as palestras do ATD 2019!