8 dicas para te ajudar a criar apresentações criativas e encantar seu público

SOAP Apresentações Profissionais - 09/10/2020

Apresentações criativas, sejam para apresentar resultados de seu trabalho em uma empresa ou para mostrar propostas para clientes em potencial, por exemplo, mantêm o público atento e interessado no conteúdo que está sendo apresentado. Isso pode ser feito através de diferentes detalhes que podem ser acrescentados na apresentação, como uma imagem para reforçar alguma informação, uma maneira de apresentar um gráfico ou a exibição de uma animação.

Quando você está preparando uma apresentação, você quer que seu público compreenda o que você está dizendo. Afinal, não é uma sensação ruim quando você está falando em frente a várias pessoas e percebe que algumas estão desligadas ou ficando entediadas? É desmotivador, não é mesmo?

Neste artigo, reunimos algumas dicas para criar apresentações criativas que vão fazer com que seu público entenda e retenha o conteúdo apresentado. Vamos lá?

8 dicas para fazer apresentações criativas

homem fazendo apresentações criativas para sua equipe

1. Estude o seu público-alvo

As apresentações são construídas para o público, afinal é ele quem deve entender o objetivo das mesmas.

Antes de escrever seu roteiro, avalie seu público-alvo fazendo as seguintes perguntas sobre eles: quais são as suas preocupações? Você tem resposta às perguntas que eles estão buscando? O objetivo e a mensagem da sua apresentação vão conseguir cumprir esse papel?

Para se comunicar melhor com seu público é importante estar preparado para responder as dúvidas e ajustar a mensagem para que todos falem a mesma língua. Cada apresentação tem suas particularidades, afinal cada público é único e tem exigências diferentes.

2. Entretenha e seja criativo

As apresentações devem ser informativas e descontraídas. Isso não significa que você deva se comportar como um comediante ao fazer uma apresentação séria e acabar pagando mico. Você deve apresentar o conteúdo de forma leve porque as pessoas esperam algo que mexam com suas emoções, o que pode não acontecer, por exemplo, quando estão lendo um e-mail ou artigo.

Para fazer apresentações criativas, o aconselhável é que suas expressões facial e corporal estejam alinhadas com a sua mensagem, ao invés de somente narrar o conteúdo que você pretende transmitir. Demonstre sentimentos, como entusiasmo, paixão, dúvida e insegurança, sempre que fizer sentido no roteiro.

3. Pratique mindfulness

Fazer uma apresentação diante de muitas pessoas é uma situação que pode causar estresse, principalmente em pessoas que têm medo de falar em público.

Para isso, a prática do mindfulness antes de começar sua apresentação pode te ajudar a se livrar das distrações. Afinal, para se comunicar efetivamente com seu público, seus pensamentos não podem estar em outro lugar ou focado em problemas.

Mesmo que você tenha várias outras coisas acontecendo em sua vida que estejam tirando seu foco, na hora de uma apresentação nada mais pode estar em sua mente.

Outra atitude que pode ajudar a reduzir o estresse é se concentrar mais em escrever, revisar e praticar sua apresentação. Dessa maneira, quando você estiver em frente a muitas pessoas, vai se sentir confiante, conectado com seu público e mais capaz de convencer as pessoas a prestar atenção em sua apresentação.

4. Aumente o seu repertório

Por meio de filmes, livros e outras palestras, expandimos o nosso repertório, obtendo novos conhecimentos sobre diversos assuntos. Esses conhecimentos adquiridos nos ajudam a melhorar nosso processo criativo e, consequentemente, nossa performance, nos ajudando a preparar apresentações criativas.

O aumento do nosso repertório nos ajuda a desenvolver nossas relações interpessoais e nos dá mais confiança para conversarmos sobre assuntos variados e para, por exemplo, responder de forma segura as perguntas durante uma apresentação.

5. Busque inspiração

Fontes de inspiração para preparar apresentações criativas não faltam e estão todas ao nosso alcance. Por exemplo, posts no Instagram, Facebook, livros, vídeos no YouTube, entre outros.

Algumas sugestões de canais para você se inspirar:

  • Pinterest

No Pinterest, você não encontra apenas inspirações para moda e decoração. Por lá também há inspiração para o layout de slides, por exemplo. Ao buscar por PowerPoint, muitos exemplos vão aparecer para te inspirar.

  • TED/TEDx

O canal TED Talks no YouTube reúne as melhores palestras da Conferência TED. Há vídeos de várias pessoas de destaque em diversos meios – entretenimento, tecnologia, design, negócios, ciência, questões globais, entre outros – falando sobre suas vidas em até 18 minutos.

Nos vídeos você pode se inspirar analisando a estrutura do roteiro, os slides e a maneira de apresentar dos palestrantes.

  • Livros

Steve Jobs é exemplo de liderança e se tornou um grande comunicador que usa sua criatividade para vender as suas ideias.

No livro “Presentation Secrets of Steve Jobs”, o autor Carmine Gallo apresenta 12 videoclipes nos quais ele aplica técnicas infalíveis para fazer apresentações criativas como Steve Jobs.

6. Faça um bom storytelling

Ouvir uma história é bem mais interessante do que ouvir fatos, como números, análises e orçamentos. Isso ajuda as pessoas a entender e lembrar o que foi dito muito tempo depois de a apresentação acabar.

Se a sua apresentação vai ser mais longa, explique seus pontos de vista usando anedotas, contos e piadas, enfim, use uma história para criar uma conexão emocional entre as ideias para o público.

Apresentações criativas precisam de um roteiro e um planejamento que tenham coesão. Um dos principais pontos é focar na história que você quer contar para envolver o seu público.

Ao desenvolver seu roteiro, observe se ele está de acordo com sua apresentação. De nada adianta criar um roteiro que não esteja alinhado com seus objetivos estratégicos e com o perfil do seu público.

Veja os 3 passos que podem te ajudar a criar apresentações criativas:

  1. Faça o resumo de sua apresentação em uma página.
  2. Realize um brainstorming com as ideias, layout e a história que será apresentada.
  3. Organize as ideias e coloque o conteúdo de cada slide em ordem cronológica.

7. Use metáforas

Alguma vez você já assistiu a uma apresentação com muitas informações, conceitos difíceis e vários dados? Nesse caso, você se sentiu desconectado do apresentador? Se a sua resposta for sim, fique tranquilo, pois essa situação é bastante comum. Quando não engajamos a audiência, ou nos preocupamos com o seu entendimento, o público pode se desligar da apresentação, ficar confuso e entediado.

Uma boa ideia para criar apresentações incríveis é usar metáforas, pois elas:

  • Ajudam o público a visualizar algo impalpável de uma forma tangível.
  • Envolvem o público, dando-lhe algo com a qual ele pode se identificar.
  • Podem elevar o nível de algo que seria comum.

Quer um exemplo? Ao invés de dizer que o novo produto da sua empresa é uma grande ferramenta de vendas, diga algo do tipo: “Nosso novo produto é um foguete que vai projetar seu negócio para alcançar uma produtividade altíssima”.

8. Invista na parte visual da apresentação

Você já ouviu falar que menos é mais, não é verdade? Então não exagere na produção dos slides do PowerPoint, incluindo coisas desnecessárias. Adicionar animações no slide é uma ideia criativa, desde que elas tenham um propósito e não estejam ali apenas como enfeite.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração ao preparar slides para apresentações criativas: cada slide deve focar em apenas uma mensagem; use no máximo três fontes diferentes; e escolha cores de fontes que tenham um bom contraste com a cor de fundo.

Aproveite e baixe nosso template com slides de gráficos editáveis que pode te ajudar a criar muitas apresentações criativas!

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.