A apresentação que mudou o mundo

Meio século após famoso discurso I Have a Dream, Martin Luther King Jr.

Treinamento SOAP
12/07/2016
7 min. de leitura
Reading Time: 7 minutes

Meio século após famoso discurso I Have a Dream, Martin Luther King Jr. continua referência absoluta sobre como uma apresentação e apresentador podem fazer história e que, parte desse sucesso, pode ser explicado por fatores que você nem imagina.

luther-king-2
O reverendo nas escadarias do Lincoln Memorial, Washington, D. C., em 1963. Linguagem corporal convicta, em um misto de pastor protestante e líder político.

Durante as celebrações dos 50 anos de I Have a Dream, muitas análises com foco político foram publicadas. Alguns especialistas, contudo, tomaram caminho diverso. Foram buscar no histórico discurso outros fatores que o fizeram memorável.

O ponto de partida desses trabalhos está em considerar que a poderosa mensagem de mudança de Martin Luther King Jr. (1929-1968) não explica, sozinha, tamanho sucesso.

I Have a Dream está no topo do ranking da American Rhetoric dos cem mais significantes discursos políticos da América, no Século 20. Em lista similar do jornal londrino The Guardian, aparece em oitavo. Mesma posição do semanário americano Time.

O jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva apontou, em artigo, alguns desses outros fatores. Entre as técnicas, lista ele: “linguagem corporal, entonações da voz, cadência das palavras, ritmo das frases e linguagem evocativa.”

Em conteúdo, a repetição dos temas essenciais, referências culturais, históricas e religiosas, a ligação emocional com a audiência, força das metáforas, mistura de poesia com sermão, simplicidade da estrutura e o extraordinário fecho, que combina determinação, confiança e certeza moral.

Portanto, o que se admite hoje como determinante para tamanha fama foi a somatória desses e outros fatores. Cada um ajudou, em alguma medida, a potencializar ainda mais mensagem.

Quem se interessa por uma boa apresentação não pode evitar I Have a Dream. Assim, não espere ver exploradas aqui questões sociais, políticas e econômicas.

A proposta é expor e comentar elementos ali presentes que podem ajudá-lo a alcançar todo o potencial da sua apresentação. Dica: antes de prosseguir, confira a íntegra do discurso no final deste post.

Contexto como alavanca

Marchar sobre Washington D.C., discursar no Lincoln Memorial, com a estátua de Abraham Lincoln (1809-1865) ao fundo não foram, por óbvio, escolhas aleatórias de King Jr. A cidade é o centro do poder político e legal americano. Já Lincoln… Bem, Lincoln foi o presidente que guerreou, negociou e baniu, em 1865, a escravidão.

Isso tudo, por si só, já constitui um cenário bastante propício à pregação pela igualdade, certo? Agora, adicione ser aquele ano, 1963, o centenário de Proclamação de Emancipação dos negros. Assinada por quem? Pelo mesmo grande americano em cuja sombra simbólica Dr. King e seguidores se instalaram, naquela tarde de 28 de agosto.

Já no segundo parágrafo do seu sonho há uma reverência à Proclamação: “Esse momentoso decreto veio como grande farol de esperança para milhões de escravos negros queimados nas chamas da injustiça abrasadora.”

“Sonhar” tão alto fora desse contexto teria sido eficaz?

Note que as escolhas do ativista criaram, de imediato, a identificação com um momento e personagens importantes dos EUA – Lincoln e a Guerra de Secessão (1861-1865). Dessa maneira, o reverendo não era quem liderava uma causa nova e sectária, mas aquele que dava continuidade a algo comum a todos, algo iniciado, então, pelas mãos do grande americano que a história provou estar correto.

Identifique ou construa os elementos que vão compor o pano de fundo da sua apresentação. Data, local, cenário, referências… Tudo conta! Se bem usados, eles vão impulsionar sua mensagem.

Analogia para falar com todos

luther-king-3
Forma e conteúdo –no líder do movimento negro americano, a mensagem urgente e pacífica de mudança ganhou um alcance inimaginável.

Era preciso dizer na apresentação qual o objetivo da Marcha, o que levou, aproximadamente, 250 mil pessoas à capital do país. Para tanto, o pastor recorreu a uma analogia: (…) viemos à capital da nossa nação para sacar um cheque.

A continuidade desse jogo de palavras evidencia como é possível expor sucintamente mesmo questões complexas como a segregação étnica a uma audiência que não as domina. É bem conhecida a desagradável sensação de não conseguir receber uma quantia de um devedor. Assim, por que não usá-la para explicar algo?

Nessa analogia, os emissores da promessa de pagamento eram os arquitetos da república, ou seja, o Estado americano; o cheque, a Constituição e a Declaração de Independência; o valor, (…) os direitos inalienáveis à vida, à liberdade e à busca pela felicidade; e o recebedor, (…) todos os homens, negros ou brancos.

O apresentador, então, afirma que “(…) no que diz respeito a seus cidadãos de cor”, o “(…) cheque voltou marcado sem fundos”.

Exposta a situação, identificado quem deve o quê e para quem, King Jr. conclui a analogia dizendo: “nos recusamos a acreditar que não haja fundos suficientes”.

Ou seja, ele indica que continuará a cobrar o Estado americano porque o cheque da analogia é o contrato social que rege aquele país. Portanto, ninguém pode deixar a Constituição e a Declaração de Independência a descoberto.

Analogias, evidentemente, não são alternativas 100% seguras para se comunicar com precisão. Cuidado! Elas tendem a funcionar melhor, em uma apresentação, se o objetivo é explanar algo sem esmiuçar detalhes ou trabalhar simultaneamente com muitas variáveis.

Apesar disso, são úteis para aproximar um determinado assunto do universo da audiência. Pense, por exemplo, em quantas vezes, na infância, ouviu analogias com cegonhas, sementinhas ou jogos de futebol.

Cuidado com metáfora

Outro recurso linguístico amplamente utilizado em I Have a Dream é a metáfora. Há cerca de 20 exemplos espalhados pelos 9.120 caracteres do discurso. Apresentadores recorrem a metáforas por muitos motivos: estética, estilo pessoal, humor, impossibilidade de expressar o que deseja diretamente, entre outros.

King Jr. parece usar o expediente em uma tentativa de, primordialmente, fazer com que caiba em palavras o absurdo humanitário ao qual negros estavam sujeitos: Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e os grilhões da discriminação; ou Alguns vieram de áreas onde sua busca pela liberdade os deixou feridos pelas tempestades da perseguição e marcados pelos ventos da brutalidade policial.

Invista, sem receios, em metáforas na apresentação. Atente apenas para adequá-las ao assunto e ao público. É bastante fácil dizer algo inadequado ou ferir os sensíveis quando se quer usar palavras no sentido que não o original.

homem branco acessando a newsletter da SOAP no comuputador

O poder da repetição

Se o único critério para batizar esse discurso fosse expressões que se repetem, talvez seu nome fosse “One Hundred Years Later”, ou “Now is the Time”, ou meu preferido “Let Freedom Ring”.

Repetição, repetição e repetição. O pastor não poupou no uso desse artifício. Reproduzir algumas vezes uma palavra ou expressão serve para destacar algo em importância a exemplo do que ocorre na música.

Ao reprisar, geramos inconscientemente na audiência a expectativa da próxima rodada: “Será igual?”; “Virá com alguma diferença?”; “Por que está frisando tanto esse ponto?”. Isso eleva a atenção e, simultaneamente, aciona a memória do público – às vezes de maneira tão eficiente que o conteúdo da fala se perde e as pessoas só se recordam do bendito trecho repetido.

O reverendo somou essa técnica à sua capacidade ímpar de declamar melodicamente, criando um efeito que sugere algo crescente que também se verifica no texto. Observe o exemplo com a expressão: With this faith. Assista o trecho entre 14:13  a 14:44 do vídeo abaixo.

O final não podia ser outro: aplausos!

A única ressalva para a repetição é que o limite entre uso e abuso está mais na percepção da audiência do que na sua. Especialistas em comunicação sugerem não ultrapassar três vezes, mas certamente exceções são aceitas. King Jr. pronuncia a expressão que dá nome ao discurso oito vezes. O poético trecho Let freedom ring, dez.

Melodia em cada palavra

O domínio técnico do aparelho vocal sem dúvida influi no desempenho do apresentador. Como pastor, King Jr. aperfeiçoou por anos as habilidades vocais.

Quando discursou em Washington, o que se ouviu foi um orador capaz revestir cada palavra com melodia, estabelecer pausas precisas – que, por sua vez, estimulavam aplausos e exclamações, em uma interação intensa entre si e o público. Assista o trecho entre 11:35  a 14:13 do vídeo abaixo.

Quanto menos oscila a linha melódica na fala do apresentador, pior a percepção da audiência. Contudo, o inverso não é verdadeiro.

Passear indiscriminadamente entre graves e agudos é para cantores. Oradores devem controlar o volume da emissão vocal e trabalhar em uma faixa melódica confortável, de modo a não descaracterizar o tom da voz de uma conversa – ainda que dramática e exaltada como a do reverendo.

Pausa, melodia e volume são técnicas que, por mais que as percebamos em terceiros, são adquiridas apenas com a prática. Ler em voz alta é um excelente começo.

A realização do sonho

luther-king-4 

Prêmio Nobel da Paz  anos de militância e a pregação incessante sobre injustiças e ilegalidades resultaram, em 1964, no reconhecimento internacional do teólogo e pastor Batista.

Todo o reconhecimento a Martin Luther King Jr. e “I Have a Dream” não deriva apenas da performance na Marcha sobre Washington. Em parte, ele também está nos seus desdobramentos. “1963 não é um fim, mas um começo”, anteviu o ativista. E de fato não foi.

Logo no ano seguinte, o presidente Lyndon Johnson (1908-1973) assinou o “Civil Rights Act” primeiro passo para igualar a cobertura legal das minorias a dos brancos. Impedia, por exemplo, segregação étnica em locais públicos e privados.

Ainda em 1964, o líder do movimento negro americano foi, aos 35 anos, o mais jovem ganhador do Nobel da Paz.

Já em 1965 foi aprovado o “Voting Right Act” – que impedia os estados de manter qualquer legislação que proibisse, por critérios étnicos ou financeiros, o voto. Ambas as legislações abriram caminho para, nos anos seguintes, a criação de outras leis de espírito igualitário.

Dr. King teve a vida covardemente encerrada em 4 de abril de 1968. À distância, com um rifle, foi assassinado, em um hotel de Memphis, Tennessee. Um insulto para aquele que, momentos antes de viver seu grande momento na história, foi anunciado para milhares como o líder moral da América.

O “líder” profetizou, na primeira frase da apresentação, o significado da Marcha: ficará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história dos EUA.

Uma apresentação mudou o curso da história.

luther-king-1
Monumento a dr. Martin Luther King, em Washington, D.C., EUA“Somos capazes de cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança.””
 

A América antes do sonho

O “sonho” de King Jr. foi o ponto alto na luta pelos direitos civis, nos Estados Unidos. O movimento foi deflagrado, em 1955, com a recusa da costureira Rosa Parks em ceder o assento no ônibus a um branco, e alcançou o ápice com a Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade, evento no qual ocorreu o célebre discurso.

Em 1963, a América carregava o fardo de, aproximadamente, cem anos de segregação das populações negras e outros 245 de escravidão. Pressionando por mudança, estava um movimento negro heterogêneo.

Participavam de defensores explícitos da violência alguns interessados até em promover o separatismo em território americano a pacifistas convictos, partidários de uma sociedade multiétnica baseada na igualdade de direitos e oportunidades. Entre estes últimos, Martin Luther King Jr., teólogo e pastor Batista, nascido na sulista Georgia.

Veja a seguir a apresentação completa de Martin Luther e aproveite para seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro dos assuntos sobre comunicação. Estamos no LinkedIn, Instagram e Youtube.


Tags: apresentações, apresentações corporativas, apresentações profissionais, linguagem corporal, oratória

Posts Relacionados

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?

Apresentações
26/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França